Pacientes de outros municípios serão ‘devolvidos’ as suas cidades de origem

31.05.2019

Prefeitura disponibilizará transporte para que os pacientes continuem seus atendimentos nos serviços de saúde de suas cidades

 

 

A Prefeitura de Paulínia informou que, dentro de trinta dias Secretaria de Saúde de Paulínia deve implantar no HMP (Hospital Municipal de Paulínia) uma ação que vai disponibilizar transporte para moradores de outras cidades, devolvendo-os aos seus locais de origem. A ideia é que, após o primeiro atendimento no Pronto Socorro, moradores de municípios vizinhos, que apresentarem baixo risco de gravidade clínica, continuem seus atendimentos nos serviços de saúde de suas cidades. Segundo a assessoria de comunicação, a ação deve agilizar o atendimento e qualificar a assistência às pessoas que residem em Paulínia.

De acordo com o Secretário de Saúde Luís Carlos Casarin, não serão negados os atendimentos de urgência às pessoas que vierem de outros municípios. Contudo, após passarem pelo primeiro atendimento no Pronto Socorro, caso os pacientes sejam classificados como “verde” ou “azul” - baixo risco de gravidade clínica -, eles terão uma van à disposição para levá-los aos seus municípios de origem, para continuarem atendimento nas unidades de saúde pertinentes.

Casarin relatou que o Pronto Socorro do HMP realiza entre 700 e 800 atendimentos diários, um número elevado para as características do serviço.

“Em números absolutos, se atendemos 200 pessoas de municípios da região por dia, por exemplo, observamos um grande impacto, especialmente no tempo de espera dos atendimentos. Por isso, a ideia é disponibilizar um veículo para o transporte e devolução desses usuários. Estamos elaborando junto à direção do hospital o fluxo e os critérios para o funcionamento, bem como em quais os períodos em que acontecerá. Sabemos que os períodos de maior procura do PS são os períodos noturnos no início da semana”, informou.

O secretário ressaltou, contudo, que pacientes que correm risco de morte ou casos de emergência, serão atendidos normalmente no Pronto Socorro, conforme determina a legislação e que tais medidas serão também discutidas junto aos municípios vizinhos.

“A elaboração de tal medida está baseada no fato de que atualmente, do total de atendimentos diários no Pronto Socorro do HMP, entre 30 a 35%, em média, correspondem a moradores de outras cidades da região. Queremos reduzir esse impacto em nosso Pronto Socorro e priorizar a comunidade local”, explicou o prefeito Antonio Miguel Ferrari, o Loira. A maior parte dos usuários de outras cidades são de Sumaré, Campinas, Hortolândia e Cosmópolis.

 

CAP

Na mesma linha de priorização aos moradores da cidade de Paulínia, o atual governo implantou a CAP (Central de Abertura de Prontuários), que está visitando pessoas que vão até as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para abrir cadastros. Criado há 30 dias, a CAP já identificou 21 pessoas, que não conseguiram comprovar residência. Paulínia tem cerca de 100 mil habitantes e 223 mil cadastros em UBSs.

 

Ministério

O Ministério da Saúde esclarece que, como determina a Constituição Federal, o acesso ao SUS é universal e gratuito em todo o País. O gestores locais (secretarias municipais e estaduais) devem prover a assistência de acordo com o perfil epidemiológico e necessidades da população, articulando as redes de atenção entre os municípios, de acordo com pactuações. E, dessa forma, buscando garantir o acesso por meio de fluxos de regulação previamente definidos.

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

18 Feb 2020

Com 70 vagas abertas, Women Can Code traz oportunidades reais de contratação em empresas de tecnologia da RMC após o término das aulas

Já estão abertas as inscrições para o Women Can Code, programa que busca desenvolver e inserir mulheres no mercado de tecnologia, através da formação técnica nas principais linguagens de programação desejadas por empresas da área. Idealizada pela Share RH, a iniciativa já contou com a participação de algumas das principais companhias de tecnologia da Região Metrop...

14 Feb 2020

A idade mínima é 18 anos e comprometimento é fator determinante para ingressar

(Cedida): Voluntários da Hospitalhaços que atuam no Hospital Municipal de Paulínia. 

O edital para integrar o grupo de Palhaços Humanitários da ONG Hospitalhaços em 2020 já está disponível para os candidatos no site da instituição (hospitalhacos.org.br) com os detalhes de todos os procedimentos e etapas obrigatórias. As vagas são somente para pessoas que moram nas seguintes cidades atendidas pela instituição:...

14 Feb 2020

Antiga empresa pediu aditamento do contrato, o qual foi negado, e Administração teve que lançar novo edital para o término da obra

A Prefeitura Municipal de Paulínia lançou na terça-feira (11), o processo licitatório para término da obra da nova ponte da Estrada da Rhodia, que ligará Paulínia a Campinas.

A obra segundo, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Marcelo Mello, é necessária para que os serviços pendentes possam ser concluídos.

A sinalização viária, a instalação do guarda corpo, a mi...

14 Feb 2020

Inédito no município, o programa tem como pilar o processo de territorialização, preconizado pelo SUS

Com o objetivo de oferecer serviços mais eficientes e assertivos à população, a Secretaria Municipal de Saúde de Paulínia está implantando o Programa de Vigilância em Saúde ‘Território em Movimento’. Inédito no município, o programa tem como pilar o processo de territorialização, preconizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A primeira oficina foi realizada na quarta-feira (12) no Centro de Geria...

14 Feb 2020

Polícia Civil informou que movimentações de pessoal entre as unidades da instituição são rotineiras

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) trocou o comando da Polícia Civil em Paulínia. Os nomes dos novos delegados foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE).

Os delegados Rodrigo Luís Galazzo (titular) e Carlos Renato de Melo Ribeiro (adjunto) foram transferidos, respectivamente, para o 8º e 4º distritos policiais de Campinas.

No lugar deles em Paulínia assumem Felipe Rodrigues de...

14 Feb 2020

O espetáculo atualmente segue temporada nos principais teatros da região, viajando todo o interior do Estado

Devido ao grande sucesso do musical "Os 3 Porquinhos" no Teatro Ceart, o espetáculo faz uma nova apresentação neste domingo (16).

O espetáculo contou com duas sessões lotadas dentro da Campanha de Popularização de Teatro da RMC.  

Sucesso de público e de crítica, a nova versão de “Os 3 Porquinhos” é o carro chefe dos trabalhos do Ceart e, atualmente segue temporada nos principais teatros da...

14 Feb 2020

O projeto foi enviado a sede da Unesco, na França e será examinado por uma banca

O pré-projeto ‘Plantando Sementes’, desenvolvido pela equipe escolar da Emei Neusa Aparecida Caron, foi selecionado pelo Programa Escolas Associadas (PEA) para ser candidato a receber o selo da Unesco.

Após a seleção, a equipe criou um portfólio em duas línguas (português e inglês), que foi enviado à sede da Unesco, na França. O portfólio será analisado por uma banca examinadora e, caso seja selecionado, a Emei recebe...

14 Feb 2020

A competição tem como diferencial o baixo custo com padrão de competição oficial

A Copa F-Racers 2020, uma das maiores competições de kart do interior do estado, abre a temporada 2020 neste sábado (15) em Paulínia. Serão dez etapas, todas disputadas no Kartódromo Internacional San Marino.

Além das categorias Mirim, Cadete, F4 Jr e F4 (Sprint e Sprint Senior), agora todas com motores F4Racers locados e sorteados, também haverá as categorias KTT (motores 2T de 125cc) Sprint, Sprint Senior e Sprint S...

14 Feb 2020

O Bloco Shanas Tchikiniras desde o último ano decidiu homenagear figuras femininas ilustres do município

O popular carnaval de rua da cidade de Artur Nogueira, localizada a 30 km de Paulínia, atrai milhares de foliões todos os anos.

Neste ano, o ‘Carnartur’ completa 90 anos de sua existência e, ineditamente, o Bloco Shanas Tchikiniras irá homenagear a cabeleireira Cissa, primeira mulher transexual da cidade e foliã assídua do carnaval nogueirense.

O Bloco, fundado em 2002, desde o último ano decidi...

14 Feb 2020

Você já ouviu na técnica que tem feito a cabeça e o corpo das famosas?  Também conhecido como LPF, Low Pressure Fitness, quer dizer ginástica hipopressiva e tem ganhado muitos fãs pelo mundo todo. 

É um método muito simples que através de um ritmo respiratório específico e controlado, juntamente com posturas isométricas e a sucção do abdômen, tem como objetivo diminuir a pressão intra abdominal, por isso o nome “hipopressivo”. O mais interessante...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia