Pacientes de outros municípios serão ‘devolvidos’ as suas cidades de origem

31.05.2019

Prefeitura disponibilizará transporte para que os pacientes continuem seus atendimentos nos serviços de saúde de suas cidades

 

 

A Prefeitura de Paulínia informou que, dentro de trinta dias Secretaria de Saúde de Paulínia deve implantar no HMP (Hospital Municipal de Paulínia) uma ação que vai disponibilizar transporte para moradores de outras cidades, devolvendo-os aos seus locais de origem. A ideia é que, após o primeiro atendimento no Pronto Socorro, moradores de municípios vizinhos, que apresentarem baixo risco de gravidade clínica, continuem seus atendimentos nos serviços de saúde de suas cidades. Segundo a assessoria de comunicação, a ação deve agilizar o atendimento e qualificar a assistência às pessoas que residem em Paulínia.

De acordo com o Secretário de Saúde Luís Carlos Casarin, não serão negados os atendimentos de urgência às pessoas que vierem de outros municípios. Contudo, após passarem pelo primeiro atendimento no Pronto Socorro, caso os pacientes sejam classificados como “verde” ou “azul” - baixo risco de gravidade clínica -, eles terão uma van à disposição para levá-los aos seus municípios de origem, para continuarem atendimento nas unidades de saúde pertinentes.

Casarin relatou que o Pronto Socorro do HMP realiza entre 700 e 800 atendimentos diários, um número elevado para as características do serviço.

“Em números absolutos, se atendemos 200 pessoas de municípios da região por dia, por exemplo, observamos um grande impacto, especialmente no tempo de espera dos atendimentos. Por isso, a ideia é disponibilizar um veículo para o transporte e devolução desses usuários. Estamos elaborando junto à direção do hospital o fluxo e os critérios para o funcionamento, bem como em quais os períodos em que acontecerá. Sabemos que os períodos de maior procura do PS são os períodos noturnos no início da semana”, informou.

O secretário ressaltou, contudo, que pacientes que correm risco de morte ou casos de emergência, serão atendidos normalmente no Pronto Socorro, conforme determina a legislação e que tais medidas serão também discutidas junto aos municípios vizinhos.

“A elaboração de tal medida está baseada no fato de que atualmente, do total de atendimentos diários no Pronto Socorro do HMP, entre 30 a 35%, em média, correspondem a moradores de outras cidades da região. Queremos reduzir esse impacto em nosso Pronto Socorro e priorizar a comunidade local”, explicou o prefeito Antonio Miguel Ferrari, o Loira. A maior parte dos usuários de outras cidades são de Sumaré, Campinas, Hortolândia e Cosmópolis.

 

CAP

Na mesma linha de priorização aos moradores da cidade de Paulínia, o atual governo implantou a CAP (Central de Abertura de Prontuários), que está visitando pessoas que vão até as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para abrir cadastros. Criado há 30 dias, a CAP já identificou 21 pessoas, que não conseguiram comprovar residência. Paulínia tem cerca de 100 mil habitantes e 223 mil cadastros em UBSs.

 

Ministério

O Ministério da Saúde esclarece que, como determina a Constituição Federal, o acesso ao SUS é universal e gratuito em todo o País. O gestores locais (secretarias municipais e estaduais) devem prover a assistência de acordo com o perfil epidemiológico e necessidades da população, articulando as redes de atenção entre os municípios, de acordo com pactuações. E, dessa forma, buscando garantir o acesso por meio de fluxos de regulação previamente definidos.

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

31 Jul 2020

No último boletim divulgado pela Prefeitura, o município chegou a 1984 casos confirmados

Na tarde de quinta-feira (30), a Prefeitura de Paulínia confirmou a morte do segundo idoso do Centro de Geriatria provocada pelo novo coronavírus. A vítima é um senhor de 84 anos, com histórico de pneumopatia, que estava internado no Hospital Municipal (HMP) e morreu na quarta (29). A primeira morte de um residente do local aconteceu no dia 18, a vítima tinha 91 anos estava em tratamento na própria unidade, o...

31 Jul 2020

Prefeito assinou contrato com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), para realização do programa que beneficiará até 1.000 estudantes

Na manhã da última sexta-feira (24) o prefeito Du Cazellato assinou contrato com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), para realização do “Programa de Estágio” da Prefeitura de Paulínia.

No total, até 1.000 estudantes poderão ser contratados, com 100 vagas sendo destinadas para alunos com deficiência. O objetivo é que os futuros estagiários sejam dist...

31 Jul 2020

No acumulado do ano, a redução do preço é de 13,8%

A partir desta sexta-feira (31), a Petrobras anunciou que a gasolina terá uma redução de 4% nas distribuidoras. De acordo com a companhia, “com a redução de 4% (ou R$ -0,07 por litro), o preço médio da gasolina da Petrobras para as distribuidoras passou a ser de R$ 1,65 por litro". No acumulado do ano, a redução do preço é de 13,8%.

A companhia informou também que o preço do diesel (S10 e S500) não sofrerá alteração no preço nas distribuidoras.  O...

31 Jul 2020

Serão contratados técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos plantonistas com formação em clínica geral

O resultado final do processo seletivo emergencial para saúde foi homologado pela Prefeitura de Paulínia na quarta-feira (29).

A relação final dos aprovados foi publicada na edição extra 1519 do Semanário Oficial. Os candidatos selecionados terão cinco dias para apresentarem os documentos e realizarem o exame admissional.

A Secretaria de Saúde poderá contratar até 85 profissionais, para atuare...

31 Jul 2020

As regras valem para o período da pandemia no país e não incluem medicamentos de uso controlado, como tarja preta e antibióticos

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o Projeto de Lei 848/2020, que determina que receitas médicas ou odontológicas sujeitas a prescrição e de uso contínuo tenham prazo de validade indeterminado. O projeto foi originário da Câmara dos Deputados e foi aprovado no Senado no início de julho. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União de amanhã (28).

As regras v...

31 Jul 2020

Também conforme a legislação, empresas de transporte público também deverão ofertar assentos prioritários

Já em vigor em Paulínia a Lei 3.771/2020, que obriga atendimento preferencial em filas para pessoas que realizam tratamento de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise, ileostomia, urostomia, gastrostomia, traqueostomia ou utilizem bolsa de colostomia em estabelecimentos bancários e comerciais na cidade.

Também conforme a legislação, sancionada pelo prefeito Du Cazellato em 8 de julho de 2020,...

31 Jul 2020

Parvovirose
A parvovirose é uma das doenças mais comuns em cachorro. Por isso, é importante tomar bastante cuidado, já que esse problema é causado por um vírus e é extremamente contagioso. 
Entre os sintomas de parvovirose estão vômitos e diarreias, ambos podendo levar a um quadro sério de desidratação. Sendo assim, é uma doença de cachorro filhote muito perigosa, já que esses pets ainda possuem imunidade frágil.
Em alguns casos, o vírus pode atacar o coração e causar miocardite, o que pode leva...

31 Jul 2020

Após a surpresa da confirmação de sua participação, Sara concentrou estudos nas receitas para o programa

A cosmopolense, publicitária e atual gerente de Marketing do Shopping Piracicaba, Sara Monique Elydio, é uma das participantes do talent show Masterchef Brasil 2020 – Versão Amadores/7ª temporada, transmitido pela Band. O programa estreou no último dia 14 de julho e conta com oito participantes neste novo formato adaptado de acordo com as orientações de segurança da OMS (Organização Mundial da...

31 Jul 2020

Neste ano a ação será ‘em casa’ e tem por objetivo auxiliar a Hospitalhaços a enfrentar o momento de pandemia

Com o sucesso da primeira edição, o departamento de eventos da ONG Hospitalhaços quer agora alcançar voos mais altos. O cenário nacional propõe criatividade e novos desafios a serem enfrentados com coragem e determinação. Por isso, a meta agora é alcançar a marca de 500 feijoadas vendidas e entregues com muito carinho e sabor. O resultado dessa ação tem por objetivo auxiliar a Hospitalhaç...

31 Jul 2020

Com a proximidade das eleições, entendo necessário alguns esclarecimentos aos eleitores, a fim de que estes não sejam levados a erro por candidatos mal intencionados ou até mesmo ignorantes (no sentido de sequer saberem o papel desempenhado pelo cargo a que pretendem concorrer, o que infelizmente ocorre muitas vezes). 

Em todos os municípios temos dois Poderes distintos: o Executivo e o Legislativo, cada qual com suas atribuições. O Poder Judiciário, que julga os atos da sociedade em geral, só ex...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia