top of page

Jacutinga se prepara para o inverno com grandes expectativas

A tradicional FestMalhas chega em sua 42ª edição e acontecerá entre os dias 07 e 23 de junho

(Divulgação): A FestMalhas é o maior evento anual de negócios e turismo do município.

A cidade de Jacutinga, em Minas Gerais, se prepara para mais uma temporada de muitos negócios em sua economia. A produção de malhas é feita durante o ano todo com coleções voltadas para as quatro estações, mas é no outono e inverno que as vendas aumentam e a procura por seus lindíssimos tricôs fazem a economia crescer, gerando empregos e oportunidades para muita gente.


Líder na produção têxtil e referência na moda brasileira, Jacutinga - Capital Nacional das Malhas, oferece muitos atrativos: clima de montanha, com altitudes superiores a 1.300 metros, uma rica cultura com marcante influência de imigrantes italianos. Junte a essa cultura as belezas naturais, montanhas, rios e cachoeiras, pessoas hospitaleiras e você terá um dos agradáveis destinos do Brasil. Estância hidromineral, com potencialidades que podem aliar o foco nas compras ao lazer e entretenimento, a cidade conta com gastronomia mineira, hotéis e pontos turísticos, tanto em sua área urbana quanto rural, para bem receber esses visitantes.


São cerca de 1.200 malharias no município e mais de 700 lojas de fábrica. Para se ter uma ideia, 85% das empresas do município são ligadas às malharias. Segundo as últimas estimativas, Jacutinga conta com uma população de 25.500 habitantes (dados IBGE em 2017) e cerca de 16 mil pessoas trabalham neste ramo direta ou indiretamente.


FestMalhas acontecerá em junho e trará novidades

A FestMalhas é o maior evento anual de negócios e turismo do município. Este ano o evento que chega em sua 42ª edição e acontecerá entre os dias 07 e 23 de junho. A feira principal será montada na Rua Augusto Felipe Wolf, entretanto, a FestMalhas acontece em toda cidade e envolve o comércio em geral com seus produtos de qualidade e preços acessíveis.

Segundo Eliseu Fávaro Junior, presidente da ACIJA (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacutinga), uma das novidades da feira deste ano é um espaço chamado Vila Mineira. “ Esperamos fazer uma FestMalhas ainda melhor, mais atraente para os turistas, visando o que temos em Minas. Queremos mostrar ao turista que vem para Jacutinga, principalmente aqueles de outros estados produtos artesanais de nossa gente. Na Vila Mineira terão quiosques de produtores rurais que fabricam queijos, cachaças, linguiças e tudo o que se refere à comida mineira, além da moda pet e de artesanatos que representam a tradição mineira”, comentou Eliseu Fávaro.

Além de Food Trucks, a FestMalhas continuará com a ampla Praça de Alimentação, Espaço Fashion onde acontecerão desfiles de moda, shows e apresentações culturais e outras novidades que o presidente da ACIJA prefere deixar como surpresa. “ Estamos aguardando um público muito bom. Infelizmente, o ano passado devido à greve dos caminhoneiros o número de visitantes foi bem abaixo do que esperávamos. Esse ano pretendemos chegar a mais de 200 mil pessoas visitando a FestMalhas. Também iremos intensificar a campanha publicitária, a familia Miss Brasil e Vice Miss Universo Natália Guimarães fará as propagandas que ajudam no fortalecimento do evento. Faremos uma divulgação em massa nas redes sociais, além de investir em TV, rádios, jornais e outdoors”, finalizou o presidente da ACIJA.


Tendências e estilos para o Inverno 2019

Novidades do mundo da moda estarão expostas na 42ª FestMalhas. Modelagens, texturas, cores... tudo isso é importante para que as coleções sigam os padrões internacionais e com isso estejam antenadas aos looks deste inverno.

Cecilia Milicich Seibel, Designer de Moda pela Universidade de Caxias do Sul e consultora de moda e design, comentou sobre os estilos e tendências para a estação mais fria do ano. “Vários estilos estarão em evidência neste inverno, mas podemos destacar alguns, como o esportivo que se apresenta em peças ajustadas com listras e recortes ergonômicos em harmonias de cores como preto, vermelho e branco. Já o estilo Hygge traz o conceito de conforto e simplicidade para a moda, que pode ser traduzido em peças oversize de modelagem envolvente e toque macio e suave, a cartela de cores para este estilo é neutra com predominância de tons claros como beges, off white, nudes e cinzas. Teremos também uma forte influência dos anos 80 nas modelagens blusè e nas cores vibrantes e neons, que aparecem como grande aposta da estação. O espírito Boho dos anos 70 também estará presente na estação no uso de padronagens étnicas, mistura de fios e textura e franjas em peças de modelagens despojadas como ponchos e capas, a cartela de cores deste estilo é composta por tons terrosos e outonais. Para as mulheres mais delicadas, a aposta fica por conta de peças de pontos rendados e de modelagem que valoriza a silhueta feminina, destaque para as mangas que aparecem volumosas e cheias de detalhes, neste estilo ainda vemos o uso de aviamentos delicados como a pérola e uma cartela de cores suaves com variados tons de nude e rosados” explicou a Designer de Moda Cecilia Seibel.


Contatos:

Acija: (35) 3443 2007

Assessoria de Imprensa: Nívea Dias (35) 9 8816 0044

www.festmalhas.com.br

Data: De 7 a 23 de junho

Local: Rua Prof. Augusto Felipe Wolf S/N

Horário de funcionamento: De segunda a quinta de 8 às 18 hrs

Sextas, sábados, domingos e feriados: de 8 às 20 hrs

bottom of page