Vereadores livram Loira de Comissão Processante

10.05.2019

Mesmo com a aclamação popular, os vereadores e suplentes abstiveram-se e o pedido foi arquivado

 

 

 

A Câmara de Paulínia livrou o prefeito interino Antônio Miguel Ferrari (DC), o Loira, do processo de cassação, e aprovou a instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar contratos envolvendo o Hospital da Visão e apurar se houve omissão da Prefeitura no enfrentamento da crise na Saúde nos últimos dez anos. Será a segunda CEI aberta pela Câmara, com a mesma finalidade.

Entenda CP e CEI

Ao contrário de uma Comissão Processante (CP), que desencadeia o processo de impeachment e pode decidir pela perda do mandato, a CEI investiga, produz um relatório e encaminha ao Ministério Público (MP) para providências que julgar necessárias.

O pedido de CP foi protocolado por cinco vereadores, sendo eles: Du Cazellato (PSDB), Danilo Barros (PR), Edilsinho Rodrigues (PSDB), Fábia Ramalho (PMN) e Fábio Valadão (PRTB). Os cinco parlamentares acusam Loira de cometer infração política-administrativa ao se “omitir ou negligenciar na defesa de bens, rendas, direitos ou interesses do município sujeito à administração da Prefeitura”

Porém o pedido foi rejeitado por 13 dos 15 parlamentares, que entenderam que Loira não é responsável pela crise, uma vez que está há cem dias no comando da Prefeitura e, portanto, não viram indícios de infração político-administrativa na área de saúde.

Como os denunciantes não podem votar o pedido protocolado por eles, os suplentes foram chamados para a votação, e a denúncia acabou arquivada. Dos 15 parlamentares da Câmara, apenas Flávio Xavier (DC) se ausentou da sessão, e o presidente não votou.

 

Saiba quem votou contra

Os vereadores que votaram contra a abertura da CP foram: João Mota (DC), José Soares (PRB), Luciano Ramalho (Progressistas), Manoel Filhos da Fruta (PCdoB), Marcelo D2 (PROS), Marquinho Fiorella (PSB), Tiguila Paes (PPS) e Xandynho Ferrari (PSD). Os suplentes que votaram contra a abertura da CP foram: Marcelo Souza (PRTB), Gibi Professor (PRTB), Daniel Muller (PR), Maroca (PSDB) e Ney do Transporte Escolar (PMN).

A instalação de CEI, proposta pelo líder de governo Marcelo D2 (PROS), também foi aprovada por unanimidade. Ainda não foi marcada a data para a composição de comissão que terá, após a instalação, 120 dias para concluir os trabalhos, prorrogáveis por igual período.

Os dois pedidos de investigação ocorreram após denúncia do ex-secretário de Administração Washington Carlos Ribeiro Soares, que deixou o governo no início de abril, e fez uma série de acusações envolvendo o secretário de Saúde, Luiz Carlos Casarin.

Soares afirmou, em nota pública, que a Prefeitura teria contratado uma Organização Social que utilizou documentos fraudados e que ele teria sido pressionado para mudar o parecer no processo, para que somente o documento fraudado fosse analisado. Soares também denunciou que Casarin foi indicado pelo ex-prefeito Sandro Caprino para o cargo.

“Em reunião com o prefeito, secretário de Saúde, os advogados do prefeito, e com o Sandro Caprino, pediram para que eu mudasse o meu parecer, para que somente o documento fraudado fosse analisado. O prefeito, mesmo sabendo de tudo isso, achou por bem manter o secretário de Saúde no cargo. Por não concordar em mudar o meu parecer e por não querer mais fazer parte dessa administração, pedi minha demissão”, escreveu o ex-secretário e nota pública em abril.

 

Enquete JP

O Jornal de Paulínia realizou uma enquete na sua rede social Facebook na segunda-feira (6) perguntando aos leitores se os vereadores e suplentes deveriam ou não abrir uma Comissão Processante para investigar o prefeito interino Antonio Miguel Ferrari, o Loira, por supostas negligências na saúde do município. Em dois dias de enquete, 86% dos leitores disseram que sim, o prefeito interino deveria ser investigado. Mesmo com a aclamação popular em diversos meios de comunicação, os vereadores e suplentes abstiveram-se e o pedido foi arquivado.

Fonte Correio Popular

 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

18 Feb 2020

Com 70 vagas abertas, Women Can Code traz oportunidades reais de contratação em empresas de tecnologia da RMC após o término das aulas

Já estão abertas as inscrições para o Women Can Code, programa que busca desenvolver e inserir mulheres no mercado de tecnologia, através da formação técnica nas principais linguagens de programação desejadas por empresas da área. Idealizada pela Share RH, a iniciativa já contou com a participação de algumas das principais companhias de tecnologia da Região Metrop...

14 Feb 2020

A idade mínima é 18 anos e comprometimento é fator determinante para ingressar

(Cedida): Voluntários da Hospitalhaços que atuam no Hospital Municipal de Paulínia. 

O edital para integrar o grupo de Palhaços Humanitários da ONG Hospitalhaços em 2020 já está disponível para os candidatos no site da instituição (hospitalhacos.org.br) com os detalhes de todos os procedimentos e etapas obrigatórias. As vagas são somente para pessoas que moram nas seguintes cidades atendidas pela instituição:...

14 Feb 2020

Antiga empresa pediu aditamento do contrato, o qual foi negado, e Administração teve que lançar novo edital para o término da obra

A Prefeitura Municipal de Paulínia lançou na terça-feira (11), o processo licitatório para término da obra da nova ponte da Estrada da Rhodia, que ligará Paulínia a Campinas.

A obra segundo, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Marcelo Mello, é necessária para que os serviços pendentes possam ser concluídos.

A sinalização viária, a instalação do guarda corpo, a mi...

14 Feb 2020

Inédito no município, o programa tem como pilar o processo de territorialização, preconizado pelo SUS

Com o objetivo de oferecer serviços mais eficientes e assertivos à população, a Secretaria Municipal de Saúde de Paulínia está implantando o Programa de Vigilância em Saúde ‘Território em Movimento’. Inédito no município, o programa tem como pilar o processo de territorialização, preconizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A primeira oficina foi realizada na quarta-feira (12) no Centro de Geria...

14 Feb 2020

Polícia Civil informou que movimentações de pessoal entre as unidades da instituição são rotineiras

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) trocou o comando da Polícia Civil em Paulínia. Os nomes dos novos delegados foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE).

Os delegados Rodrigo Luís Galazzo (titular) e Carlos Renato de Melo Ribeiro (adjunto) foram transferidos, respectivamente, para o 8º e 4º distritos policiais de Campinas.

No lugar deles em Paulínia assumem Felipe Rodrigues de...

14 Feb 2020

O espetáculo atualmente segue temporada nos principais teatros da região, viajando todo o interior do Estado

Devido ao grande sucesso do musical "Os 3 Porquinhos" no Teatro Ceart, o espetáculo faz uma nova apresentação neste domingo (16).

O espetáculo contou com duas sessões lotadas dentro da Campanha de Popularização de Teatro da RMC.  

Sucesso de público e de crítica, a nova versão de “Os 3 Porquinhos” é o carro chefe dos trabalhos do Ceart e, atualmente segue temporada nos principais teatros da...

14 Feb 2020

O projeto foi enviado a sede da Unesco, na França e será examinado por uma banca

O pré-projeto ‘Plantando Sementes’, desenvolvido pela equipe escolar da Emei Neusa Aparecida Caron, foi selecionado pelo Programa Escolas Associadas (PEA) para ser candidato a receber o selo da Unesco.

Após a seleção, a equipe criou um portfólio em duas línguas (português e inglês), que foi enviado à sede da Unesco, na França. O portfólio será analisado por uma banca examinadora e, caso seja selecionado, a Emei recebe...

14 Feb 2020

A competição tem como diferencial o baixo custo com padrão de competição oficial

A Copa F-Racers 2020, uma das maiores competições de kart do interior do estado, abre a temporada 2020 neste sábado (15) em Paulínia. Serão dez etapas, todas disputadas no Kartódromo Internacional San Marino.

Além das categorias Mirim, Cadete, F4 Jr e F4 (Sprint e Sprint Senior), agora todas com motores F4Racers locados e sorteados, também haverá as categorias KTT (motores 2T de 125cc) Sprint, Sprint Senior e Sprint S...

14 Feb 2020

O Bloco Shanas Tchikiniras desde o último ano decidiu homenagear figuras femininas ilustres do município

O popular carnaval de rua da cidade de Artur Nogueira, localizada a 30 km de Paulínia, atrai milhares de foliões todos os anos.

Neste ano, o ‘Carnartur’ completa 90 anos de sua existência e, ineditamente, o Bloco Shanas Tchikiniras irá homenagear a cabeleireira Cissa, primeira mulher transexual da cidade e foliã assídua do carnaval nogueirense.

O Bloco, fundado em 2002, desde o último ano decidi...

14 Feb 2020

Você já ouviu na técnica que tem feito a cabeça e o corpo das famosas?  Também conhecido como LPF, Low Pressure Fitness, quer dizer ginástica hipopressiva e tem ganhado muitos fãs pelo mundo todo. 

É um método muito simples que através de um ritmo respiratório específico e controlado, juntamente com posturas isométricas e a sucção do abdômen, tem como objetivo diminuir a pressão intra abdominal, por isso o nome “hipopressivo”. O mais interessante...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia