top of page

Eles por Josi Conti

MODELOS DE SAPATOS MASCULINOS

E como diria um velho ditado: “se conhece o homem pelo seu relógio e sapato”. Esse é um ditado bem antigo que ouviamos nossos avós ou bisavós comentando, e crescemos com essa ideologia, que me faz pensar que sim, isso está muito certo. E não pela marca do relógio ou do sapato, mas sim pelo cuidado em ter uma boa aparência e pensar em personlidade talvez, ao usá-los e representá-los. Bom, sobre os relógios já apresentei para vocês aqui e, dessa vez vou deixá-los afinados quando o assunto for sapatos. Ele é considerado a peça chave do guarda-roupas masculino, e é peça fundamental para equilibrar sofisticadamente seu visual.

OXFORD – Geralmente tem bico mais fino e longo. Existem modelos em couro e camurça que são menos formais. A característica desse modelo é a costura, separando a ponta do resto do sapatos e os furos nas abas para o cardarço. Esse modelo é mais formal e para uso com ternos.


DERBY - Bem parecido com oxford. A sutil diferença entre os dois é que no derby os furos do cadarço ficam na aba costurada. Ao ser usado com costume fica menos formal, blazer e calça sem gravata e cabe até um jeans bem ajustado.

MONK STRAP – Esse modelo tem no lugar do cadarço uma ou duas fivelas. Ele se tornou um ícone fashion, é bastante versátil, tanto para looks formais quanto casuais. Aposte nesse modelo é bem moderno e estiloso.


MOCASSIM – Esse modelo é bem versátil, confortável, flexível e não é social. Prático para ocasiões não formais, com looks como calça ou shorts, bermudas. É para ser usado sem meias.

BROGUE – É um acabamento e não um modelo. Pode ter oxford brogue, derby brogue e bota brogue, enfim. Ele é decoarado com furinhos, deixa o sapato muito moderno e qualquer cara mega estiloso, têm que ter.



Sapatos mal cuidados passam uma péssima impressão. E jamais é isso que quero para vocês. Então, bora aprender com minhas dicas aqui e também no meu instagram @josiconti.


SOBRE JOSI CONTI

Designer de Moda, Consultora de Estilo & Imagem Pessoal e Profissional.

Instagram @josiconti

bottom of page