Venda de Fabinho ao Liverpool poderá trazer de volta aos campos o Paulínia FC

08.03.2019

O volante/lateral passou por Monaco, Real Madrid, Fluminense e Paulínia

 

(Rede Social): Fabinho, último da esquerda para a direita, posa com time sub-20 do Paulínia FC. Agachado, o terceiro da esquerda para a direita é Gabriel, hoje no Corinthians.

 

Há quatro anos e meio, o Paulínia Futebol Clube(PFC) marcou seu último gol. O autor foi Felipe Santos, cobrando falta, em Guariba, São Paulo, para 212 presentes, já aos 44 minutos do segundo tempo. O gol não foi o suficiente para evitar a derrota do clube, que perdeu por 2 a 1, e nem a eliminação na terceira fase da série B do campeonato paulista, a quarta divisão estadual. Desde lá, o time paulinense, que soma quatro temporadas profissionais em 15 anos de idade, não disputou outra partida oficial. Castigado pelas dívidas e pela crise política na cidade, o PFC sobreviveu aos anos sem atividade e planeja acabar com o hiato em 2020. A promessa é pela volta de um clube estável financeiramente graças às transferências milionárias de Fabinho, jogador do Liverpool e seleção brasileira.

Antes de chegar à equipe inglesa e ser convocado por Tite, o volante/lateral passou por Monaco, Real Madrid, Fluminense e Paulínia. Fabinho entrou no clube paulinense em 2005, aos 12 anos de idade, um ano depois do nascimento do Paulínia FC. O PFC, fundado pelo empresário e vereador Francisco Bonavita, surgiu em um contexto no qual a cidade investia na cultura local.

 

Quatro temporadas no profissional

Além de representar Paulínia no futebol, o clube era um projeto social. Começou nas categorias sub-12 e sub-13 e só estreou o profissional na série B do Paulista em 2008. A Prefeitura investia na base, que fazia um trabalho social e esportivo com os jovens, e atuava como proprietária do estádio Luiz Perissinotto, mas não colocava dinheiro na equipe profissional. Fabinho participou do vice-campeonato paulista sub-17 em 2009 e jogou a Copinha pelo sub-20, em 2011, antes de sair para o Flu.

Depois de jogar a última divisão paulista de 2008 a 2010, o time de Paulínia subiu para a série A-3 em 2011, mas foi rebaixado no mesmo ano. A situação piorou em 2012 e 2013, quando não houve acordo do clube com a Prefeitura para regularizar o estádio municipal junto aos bombeiros. O elenco jogou em parceria com o Novorizontino, cidade a 300 km de Paulínia. O time só voltou a disputar o campeonato em 2014, quando, por conta de um imbróglio na Justiça, Edson Moura Júnior assumiu o cargo de prefeito no lugar de José Pavan, que governava o município desde 2012, e facilitou a liberação do estádio. Moura foi eleito em 2012, mas teve a candidatura cassada em processo que se estendeu pelos três anos seguintes. Pavan, que ficou em segundo nas eleições, assumiu, mas era obrigado a deixar o cargo quando Edson conseguia liminares na Justiça; por isso havia um revezamento.

Em 2015, com Pavan de volta definitivamente no cargo, o Paulínia jogou somente a Copa São Paulo e encerrou todas as atividades. “Depois da gestão do Mora Junior, não ajudaram mais. Nem com Pavan, nem com Dixon [eleito em 2016] e nem com outros prefeitos” disse o atual presidente do PFC, Fábio Ricardo Brusco, em entrevista ao portal EL País. Mandatário do PFC desde 2009, Brusco classifica a situação do estádio como “completamente deteriorada”, cita problemas no centro de treinamento, que também é municipal, além de dívidas trabalhistas e a dificuldade com a crise política na cidade. “Resolvemos dar um tempo porque trabalhávamos sem uma situação fixa. Precisamos de uma tranquilidade administrativa; que alguém ganhe o mandato [de prefeito] e termine ele. Não acontece há um tempo”.

 

"Preparados para voltar"

Financeiramente, o presidente alega que a situação do Paulínia está resolvida pelo Fabinho. Devido ao mecanismo de solidariedade da FIFA, o clube formador tem direito a aproximadamente 2% de todas as transferências internacionais do jogador até sua aposentadoria. Depois de ganhar mais de 500.000 reais com a venda de Fabinho do Fluminense ao Rio Ave, de Portugal, em 2012, quando o PFC tinha 40% dos direitos do jogador, os cofres do clube ainda agradeceram as negociações do Rio Ave com o Monaco (6.000.000 de euros em 2015) e, recentemente, do Monaco ao Liverpool (45.000.000 de euros em 2018). Com a cotação da época, o PFC recebeu cerca de 420.000 reais em 2015 e tem direito a 4.000.000 de reais com a ida do jogador à Inglaterra.

“Jogamos a série B de 2014 com o dinheiro do Rio Ave. Ainda recebemos 300.000 do empréstimo de Fabinho ao Real Madrid Castilla, também em 2012. O dinheiro que veio do Monaco nos ajudou a pagar dívidas; desde que o clube parou, nós acumulamos 14 processos trabalhistas”, detalha Brusco. Ele também explica que a compra do Liverpool foi parcelada em três vezes e que o Paulínia receberá na mesma forma. “Uma parcela em 2018, uma em 2019 e uma em 2020. A de 2018 nos ajudou a pagar nove das 14 dívidas. O resto será quitado com a deste ano”, afirma. E ainda sobrará uma parcela milionária.

Quando zerar as dívidas, o único obstáculo até a volta das atividades profissionais do Paulínia Futebol Clube será a crise política da cidade, que impede a regularização do estádio municipal. A situação de Loira, atual prefeito, pode mudar se Dixon conseguir anular o impeachment em recurso que está sendo julgado no Supremo Tribunal Federal, o que torna a situação ainda instável na cidade. “Sem as dívidas, estamos preparados para voltar em 2020. Só o cenário político atrapalharia. Caso tenhamos alguma definição, o estádio poderia ser regularizado e seria possível voltar em uma situação bem estável”, garante Brusco. Se o STF negar o recurso de Dixon, Loira cumpre o mandato até o fim de 2020.

Em 2017, quando a primeira transferência grande de Fabinho foi especulada, o presidente deu entrevista ao UOL dizendo que a venda do jogador possibilitaria a volta do clube, mas começando “pelo alicerce, não pelo telhado; um projeto mais tranquilo”. A ideia de voltar somente com a base, como o clube começou, está descartada por conta de uma nova regra da FPF, que impede que clubes se afiliem à federação somente com elencos juvenis. “Por isso, nossa prioridade é formar um time profissional”.

Fonte El País

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

16 Oct 2020

A licença de instalação deverá ser emitida em breve, o que possibilitará o começo das obras

O início das obras de construção do novo sistema viário que vai ligar a região do Monte Alegre ao João Aranha, está cada dia mais próximo para a população paulinense.

Na quinta-feira (15) a Prefeitura de Paulínia publicou na edição 1549 do Semanário Oficial, a Licença Prévia 1/2020, emitida pela Secretaria de Meio Ambiente, com validade de dois anos.  A Comissão de Licenciamento da Prefeitura de Paulínia, c...

16 Oct 2020

Estudos mais recentes indicam que as crianças são as mais contaminadas e mais assintomáticas para o coronavírus, com uma taxa de aproximadamente 70%

A Prefeitura Municipal de Paulínia comunicou comunicar oficialmente sobre o não retorno das atividades e aulas presenciais nas escolas e unidades da rede municipal de educação no ano letivo de 2020.  A decisão pauta-se em critérios eminentemente técnicos e científicos, com a finalidade precípua de proteger as crianças, os trabalhadores e a comunidade...

16 Oct 2020

O objetivo da atual Administração é zerar a fila de espera

Neste domingo (18) a Secretaria de Saúde realiza mais um mutirão de cirurgias de catarata no Hospital Municipal de Paulínia, atendendo 35 pessoas.

É o segundo que ocorre em menos de 20 dias e, segundo a Prefeitura de Paulínia, até o fim de novembro, mais três serão realizados. O objetivo da gestão Du Cazellato é zerar a fila de espera.

No final deste mês, a Secretaria de Saúde realizará um mutirão de cirurgias ginecológicas e haverá também...

16 Oct 2020

De acordo com a corporação, diante da "rigidez cadavérica", a suspeita era de que o idoso estava morto havia pelo menos 12 horas

A Polícia Civil investiga a ação de uma mulher que levou um idoso morto em uma cadeira de rodas até uma agência bancária na região central de Campinas para fazer prova de vida e tentar sacar a aposentadoria de um ex-escrivão de 92 anos. A suposta companheira deve responder por estelionato.

O caso ocorreu em uma unidade do Banco do Brasil no dia 2 de outubr...

16 Oct 2020

Pessoas acusadas de corrupção, lavagem de dinheiro, crimes hediondos e violência doméstica não poderão ser beneficiadas

A Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu na quarta-feira (14) confirmar a decisão que determinou a soltura de todos os presos do país que foram beneficiados com liberdade provisória, mas continuaram encarcerados pela falta de pagamento de fiança. A medida foi tomada em função da pandemia da covid-19. 

A decisão foi tomada pelo ministro Sebastião Reis Júnior...

16 Oct 2020

A Câmara de Paulínia votou a legalidade de propostas fixando os valores para a legislatura e o mandato que começam no próximo ano

O subsídio de vereadores, do prefeito, do vice-prefeito e dos secretários municipais deve continuar o mesmo entre 2021 e 2024, conforme proposta aprovada nesta terça-feira (13), em primeira discussão. A Câmara de Paulínia votou a legalidade de propostas fixando os valores para a legislatura e o mandato que começam no próximo ano.

Mesmo sem mudança, definir quanto os ocu...

16 Oct 2020

Os interessados devem se inscrever até o dia 23 de outubro

A Raízen, empresa produtora de açúcar e etanol, está com 40 vagas disponíveis para estagiários e trainees em Paulínia, Piracicaba e Rafard. Os interessados devem se inscrever através do site www.vagas.raizen.com.br/ProgramasDeTalentos/content/2020-09-Programa-de-talentos/?locale=pt_BR  até o dia 23 de outubro. 

As vagas de estágios, são voltados para estudantes de qualquer curso de graduação com previsão de formatura pa...

16 Oct 2020

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estarão abertas das 8h às 17h

Neste sábado (17), ocorre em Paulínia o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estarão abertas das 8h às 17h.

O público alvo da campanha contra poliomielite são crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. No Parque Zeca Malavazzi também haverá um posto de vacinação, funcionando das 8h às 17.

No Malavazzi e na UBS João Aranha, estarão disponíveis vacinas apenas contra po...

9 Oct 2020

O saldo positivo é três vezes maior que o registrado em agosto do último ano

Em meio à retomada econômica, o município de Paulínia é a segunda cidade que mais gerou empregos na Região Metropolitana de Campinas (RMC), formada por 20 municípios. A informação é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado no último dia 30 pelo Ministério da Economia, com base em dados do mês de agosto.

De acordo com dados do Caged, as 778 vagas geradas em Paulínia foram distribuídas entre os set...

9 Oct 2020

Desde a segunda quinzena de setembro, todas as cidades da RMC vinham registrando recordes de altas temperaturas

Após dias de calor intenso, as temperaturas máximas devem diminuir nos próximos dias em Paulínia e região. De acordo com especialistas, frentes frias se aproximam do Estado de São Paulo, e farão com que as ondas de calor deixem a região. 

Segundo explicou a meteorologista da Somar Carine Malagolini Gama, ao portal ACidadeOn, a partir de agora essas frentes passam a ser um pouco mais freq...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia