Carnaval 2019: Opções de folia em Paulínia e região

Dicas de segurança para você curtir o carnaval consciente e com tranquilidade

O carnaval 2019 inicia nesta sexta-feira (1), e para os foliões que irão aproveitar a data, poderão pular na Avenida José Paulino e região. Mostraremos também algumas dicas de segurança para você curtir o carnaval consciente e com tranquilidade.

Paulínia

Apesar do imbróglio judicial que cancelou as atividades de Carnaval e Aniversário de Paulínia previstas pela Prefeitura, o Bloco Dinossauros confirmou ao Paulínia VIP a realização do desfile no próximo sábado (2), na Avenida José Paulino. "Somos um bloco independente, não utilizamos de verba pública para as realizações dos nossos eventos e nossas movimentações financeiras são decorrentes exclusivamente da venda do nosso abadá", afirmaram os organizadores em nota oficial. A concentração será na Praça da Amizade (pracinha do Bombeiro), a partir das 14h. A bateria vai reunir ritmistas das antigas escolas de samba da cidade: Unidos da Vila, Havaí 71, Mocidade e União Primavera. Os abadás podem ser adquiridos na sede, localizada na Rua General Osório, nº 66, Bairro Jardim Calegaris. O valor é de R$ 25,00.

As cidades da região da RMC embarcam na folia e divulgam a programação do carnaval 2019. Entre as atrações, estão: desfiles de escola de samba, show, blocos, peças de teatro e até apresentação de dança. Confira algumas das programações, abaixo.


Artur Nogueira

O maior Carnaval de Rua do interior paulista está de volta, neste ano comemorando 89 anos de realização; Em 2018 mais de 300 mil foliões passaram pela Avenida Fernando Arens em 5 dias de FOLIA. A expectativa é ainda maior para 2019! HORÁRIOS: CARNARTUR 2019 - de 01 à 05 de Março Sexta (1) - 20h às 02h - FILHOS DA VACA Sábado (2) - 20h às 03h - BANDA LOUCA (1° dia do Desfile de Blocos) Domingo (3) - BLOCO DA VACA - 19h: Abertura dos Portões - 01h: Encerramento Segunda (4) - 20h às 03h - BANDA LOUCA (2° dia do Desfile de Blocos) Terça (5) - BLOCO DA VACA - 19h: Abertura dos Portões - 01h: Encerramento do Carnartur Local: Avenida Dr. Fernando Arens Evento gratuito

Avenida fechada

Praça de Alimentação

Banheiros químicos

Espaço Saúde

Policiais Militares e Municipais

Revista pessoal na entrada

Bloco da Vaca

Corte da Folia

Shows ao vivo PROIBIDO A ENTRADA - - Drogas e Armas - Garrafas de Vidro - Objetos cortantes ou pontiagudos - Preconceitos e Brigas


Itapira

As comemorações em Itapira (SP) começam no sábado (2) e terminam na terça (5). Na programação, tem eventos para todas as faixas de idade, que acontecem o Parque Juca Mulato, na Rua Ribeiro de Barros, no Centro.

Sábado (2)

Circuito de Blocos "Zezo Marconi"

Concentração no espaço ao lado do estacionamento do Centro Universitário de Itapira (Uniesi), localizado na Avenida Rio Branco, às 16h30. O público pode se juntar aos blocos já formados ou criar um novo.

Homenagem ao carnavalesco Adilson Raveta e Banda Explosão

A homenagem a Adilson Raveta, conhecido por sua atuação frente à Escola de Samba Unidos da 9 de Julho, às 18h45. No mesmo palco, a banda se apresenta às 20h15 e traz um repertório de músicas típicas de carnaval.

Domingo (3)

15h: Matinê para crianças

18h30: A professora de dança Nany Barreto comanda um "aulão" de dança para público de todas as idades

20h15: Show musical com a Banda Explosão

Segunda-feira (4)

15h: Matinê para crianças

20h: Final do 3º Concurso de Marchinhas Carnavalescas

22h: Aula de dança com o professor Anderson Koy

Terça-feira (5)

19h30: Apresentação da Banda do Nheco


Jaguariúna

Em Jaguariúna, eventos acontecem na Praça Umbelina Bueno (Praça da Matriz Centenária), em dois dias: no domingo e na terça-feira.

Entre as atrações, estão incluídas apresentações musicais com marchinhas e sambas enredo, blocos, matinê para as crianças e até uma agenda especial de folia para os bichinhos de estimação.

Domingo (3)

15h: Pet Folia - Apresentação de animais fantasiados. No evento será eleito o "Rei Momo", a fantasia mais bonita e o "pet" mais animado.

17h: Matinê com o Bloquinho da Escola das Artes

19h30: Bloco Siricutico da Onça

Terça-feira (5)

17h: Bloquinho da Escola das artes

19h: Bateria Alcalina, do Instituto de Artes da Unicamp

20h: Bloco Siricutico da Onça

Furtos e roubos de smartphones aumentam no Carnaval

O Carnaval está chegando e os foliões já se preparam para curtir os bloquinhos de rua. Mas é importante ter cuidado com roubos e furtos que aumentam nessa época.

Como os celulares se tornaram parte fundamental de nossas vidas, é importante conhecer algumas dicas para protegê-lo.

1- Deixe o seu celular no bolso da frente - Aproveite a volta das pochetes ou use uma doleira por dentro da roupa. Também vale um bolso ou bolsa mais seguros, com zíper, por exemplo. Todos sempre virados para a frente.

2- Cuidado com esbarrões e empurrões - Essa é uma das formas que os ladrões usam para agir.

3- Tome cuidado ao utilizar transporte público- Em horários de pico as ocorrências se intensificam, isso porque o ambiente está tão cheio que você não percebe qualquer movimento estranho. Uma dica em casos como esse é levar mochilas e bolsa na frente do corpo para ter ampla visão do que se passa.

4- Instale aplicativos anti-roubos- Hoje, no mercado existem algumas opções de aplicativos que permitem o controle remoto do seu aparelho em caso de perda ou roubo/furto. Você pode encontrá-los nas lojas de apps de Android e iOS.

5- Invista em seguro - Contrate um seguro para o seu aparelho em um período de dois meses, por exemplo. Já temos plataformas que oferecem a opção de pausar e retomar o serviço a qualquer momento, sem custos adicionais.

Mas, se infelizmente roubarem o celular. Saiba o que fazer:

- Ligar para a operadora e bloquear o IMEI do seu celular

- Boletim de ocorrência

- Tentar localizar o aparelho pelo sistema operacional

- Apagar dados remotamente

- Se tive seguro, acionar


Carnaval saudável

Para que os dias de folia não se tornem uma dor de cabeça, alguns cuidados são essenciais. Saiba o que fazer para curtir o melhor do carnaval e garantir as melhores lembranças, sem deixar a sua saúde de lado:

1. Use roupas confortáveis

Nada pior do que não aproveitar os bloquinhos porque a roupa ou algum acessório está incomodando. Por isso, experimente antes suas fantasias e certifique-se de que elas irão proporcionar mobilidade para pular e dançar durante horas. Cuidado ainda com acessórios grandes, que podem prender em algum lugar e provocar escoriações.

2. Invista no café da manhã

Muitos bloquinhos têm início logo cedo e vão até tarde. E é preciso energia para acompanhar tanta movimentação. Por isso, mais do que nunca, o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Invista em alimentos ricos em fibras e proteínas que darão a energia necessária para o corpo. Para isso, capriche nas frutas, cereais, ovo, pão integral, iogurte natural e vitaminas.

3. Passe protetor solar

Mesmo com o dia nublado, é essencial proteger a pele dos raios solares para evitar queimaduras e insolação. Opte por produtos com FPS a partir de 50 e em textura gel. Não deixe de passar o protetor em todo o corpo e reaplicar a cada três horas. Óculos escuros também são eficientes nesse auxílio, desde que tenha UV.

4. Hidrate-se

Essa pode parecer uma dica óbvia, mas acredite: é a mais importante de todas! Manter-se hidratado evita insolação, desidratação, confere maior saciedade e evita a indesejável ressaca. Além da água, que é essencial, vale ainda apostar em outras bebidas, como água de coco, isotônicos e sucos naturais. Outra dica é não beber qualquer coisa em copos de estranhos e sem saber a procedência. Tenha sempre a sua própria garrafinha à mão e não distraia dela!

5. Carregue um snack

Em meio à folia e bebidas alcoólicas, muitas vezes, a preocupação com a alimentação fica em segundo plano. E isso é um grande erro. A dica é carregar consigo um snack para dar energia entre um bloco e outro. Prefira fontes de fibras que ainda prolongam a saciedade e evitam o pico de açúcar no sangue.

Aproveitem com segurança e bom Carnaval à todos!