top of page

Loira é o novo prefeito de Paulínia até eleições suplementares

O prefeito interino afirma que prioridades são saúde, segurança, educação e mobilidade urbana

O atual presidente da Câmara Legislativa, Antonio Miguel Ferrari (DC) assumiu o cargo de prefeito de Paulínia na tarde desta quarta-feira (23). Loira tomou posse do Gabinete, concedeu uma coletiva de imprensa para jornalistas e apontou as prioridades do seu governo. "Quero fazer o melhor para a população de nossa cidade. Melhorar a saúde, trânsito, segurança e mobilidade são as nossas metas mais urgentes", afirmou.

Loira assumiu o posto após o desembargador do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) Fábio Pietro de Souza determinar, por meio de liminar, que o parlamentar assumisse, de forma imediata, como Chefe do Executivo. Em decisões de primeira instância, Du Cazellato (PSDB) teve decisões favoráveis para continuar como interino. Agora, tais posicionamentos da Justiça local, equivocados de acordo com a corte superior e defesa de Loira, estão suspensos.

"A Chefia do Poder Executivo, pelo Presidente da Câmara de Vereadores, tem caráter transitório e impessoal. Eleito no Presidente da Câmara Municipal, altera-se o responsável pelo Governo local", afirmou o magistrado.

Antes de tomar posse do posto, Loira foi notificado na Câmara pelo Cartório Eleitoral. A juíza eleitoral de Paulínia, Marta Brandão Pistelli, foi quem fez a notificação. Um Oficial de Justiça chegou a ir até o Paço para notificar Cazellato, que não estava no local. Advogados de Loira precisaram ir até a prefeitura e fazer a comunicação do Mandado de Segurança, recebido por uma servidora pública de carreira.

Advogados

O advogado Claudio Nava, um dos representantes de Loira, relatou que a decisão de segunda instância "restabeleceu a Justiça e o direito". "Hoje, as leis estão sendo cumpridas. Por ser o Presidente da Câmara, Loira deveria ter assumido logo nos primeiros dias de janeiro. Infelizmente, o vereador Cazellato insistiu em usurpar o poder. A boa notícia é que o novo prefeito assume muito empenhando em cumprir com as suas obrigações de gestor e temos certeza que fará o melhor para a população", afirmou Nava.

Já o advogado Fábio Martins, que também representa Loira, explicou que o novo prefeito permanecerá no cargo até a realização de eleições suplementares. "O Brasil é um país que tem leis, e elas precisam ser cumpridas e respeitadas. Loira será o prefeito até a Justiça Eleitoral convocar o pleito suplementar. Temos estabilidade política e jurídica com a posse de Loira", disse.

(Raoni Zambi): Loira em seu gabinete assumindo o cargo de prefeito interino de Paulínia.

bottom of page