top of page

Paulínia tem menor taxa de homicídios desde 2001

Dados da SSP mostram que o município fechou o ano de 2018 com a menor taxa de homicídios

O portal Notícias de Paulínia divulgou na última quarta-feira (16), dados onde mostram que o município fechou o ano de 2018 com a menor taxa de homicídios desde 2001, quando a Secretaria de Segurança Pública (SSP) começou a divulgar os dados. No total, Paulínia teve 3 vítimas desse tipo de crime, sendo considerado o menor total do indicador na série. Segundo informações da SSP, dados e Boletins de Ocorrência da Delegacia de Polícia Investigações Gerais (DIG), as ocorrências de homicídio doloso recuaram quase 80% durante 2018. Foram 3 casos registrados no ano passado e 15 em igual período de 2017. É o menor total do indicador na série.

A queda de 78,6% nos índices de homicídio no município, na comparação de janeiro a novembro de 2018 em relação ao mesmo período do ano anterior, está relacionada aos trabalhos em conjunto das polícias, tanto para o esclarecimento de casos pela Polícia Civil, diminuindo a sensação de impunidade e consequentemente inibindo a prática criminosa, como também pelo trabalho preventivo e ostensivo desenvolvido pela Polícia Militar e Guarda Municipal, intensificando as ações em locais de maior vulnerabilidade, a partir da análise dos índices criminais.

Ambas as polícias mobilizam recursos de inteligência policial para a identificação e prisão dos autores, não medindo esforços para o cumprimento do seu trabalho. Vale ressaltar que, ainda de janeiro a novembro, as polícias detiveram 307 pessoas em flagrante, apreenderam 26 armas de fogo utilizadas de forma irregular e recuperaram 101 veículos. No mesmo período, houve evolução também no combate a outros crimes como de roubo e furto, com queda de 10,7%, roubo de carga, redução de 45,2%, ou roubo e furto de veículos, queda de 3,8%, em relação a 2017.

De acordo com a SSP, o principal fator que favorece o esclarecimento dos casos é a existência de equipes disponíveis para iniciar as investigações nas primeiras horas após a ocorrência dos homicídios. "Graças ao trabalho de inteligência, esses crimes são esclarecidos pela Polícia Civil com rapidez", informou a Secretaria.

Fontes: Departamento de Polícia Civil, Polícia Militar e

Superintendência da Polícia Técnico Cientifica

bottom of page