Justiça determina que Du Cazellato se mantem como prefeito interino de Paulínia

11.01.2019

Loira, em sessão solene tomou posse como prefeito, mas Cazellato se recusou a sair

 

A Justiça negou, na tarde da última quarta-feira (9), o pedido do presidente de Antônio Ferrari (DC), o Loira, para assumir a Prefeitura no lugar de Du Cazellato (PSDB), empossado no mês de novembro após a cassação de Dixon Carvalho (Progressistas). Loira foi eleito presidente da Câmara de Paulínia em dezembro, o vereador entendeu que ele deveria assumir o Executivo e assinou o termo de posse em sessão solene na última sexta-feira (4), mas não conseguiu ter acesso ao gabinete porque Cazellato se recusou a sair.

 

A situação gerou um impasse no comando de Paulínia e chegou à Justiça após a defesa de Loira entrar com ação de imissão de posse para que Cazellato liberasse o gabinete e deixasse de exercer funções na chefia do Executivo. No entanto, o juiz Bruno Luiz Cassiolato, da 1ª Vara do município, seguiu a recomendação do Ministério Público (MP), que pediu à Câmara para que a posse de Loira fosse considerada nula, e manteve Cazellato na administração da cidade.

De acordo com o magistrado, o pedido de Loira para assumir a Prefeitura de Paulínia não procede, já que o presidente da Câmara de Vereadores deve tomar posse como prefeito quando o cargo fica vago, o que aconteceu apenas em novembro com a cassação de Dixon e do vice Sandro Caprino (PRB) por abuso de poder econômico nas eleições de 2016. À época, o comando do Legislativo era de Du Cazellato, que foi empossado prefeito até que esgotassem todos os recursos dos réus ou novas eleições sejam convocadas. A decisão ainda cabe recurso.

 

O juiz ainda determinou que Loira deixe de praticar atos como prefeito. Segundo a decisão, as duas exonerações e duas nomeações que o vereador fez depois de ter assinado o termo de posse na última sexta-feira (4) devem ser apreciadas pelo MP.

 

A Promotoria de Justiça de Paulínia, emitiu na segunda-feira (7) uma recomendação para anulação da posse para o cargo de Prefeito Municipal à Antonio Miguel Ferrari (DC), o Loira.

 

De acordo com a recomendação da Promotora de Justiça, Veronica Silva de Oliveira, o Ministério Público (MP), teve conhecimento que no dia 3 de janeiro foi publicado um edital de convocação dos vereadores para dar posse à Loira no dia 4 no cargo de Prefeito Municipal de Paulínia.

 

A promotoria emitiu a recomendação para que sejam declarados nulos os atos praticados para a posse e todas as ações, procedimentos e decisões posteriores tomadas pelo atual presidente da Câmara.

 

O pedido para anular a cerimônia está sendo analisado pela Procuradoria Jurídica do Legislativo.

 

O defesa de Loira informou que respeita a decisão da Justiça e vai entrar com recurso.

 

Até o fechamento desta edição, a assessoria da Câmara Municipal disse que a Casa de Leis ainda não havia sido notificada pela Justiça.

 

Entenda desde o início

 

O impasse começou em novembro, quando Dixon Carvalho e o vice Sandro Caprino foram cassados e entraram com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, em caso de aprovação, eles voltam ao cargo. Depois de esgotados todos os embargos, novas eleições devem ser convocadas no município.

 

No dia 7 de novembro, Cazellato assumiu como prefeito em exercício. No entanto, a eleição da nova mesa-diretora, que colocou Loira no comando da Casa, deixou tudo indefinido por ele entender que o novo presidente da Câmara é quem deveria ficar à frente da Prefeitura. Depois de assinar o termo de posse, o presidente do Legislativo foi até o Paço Municipal para assumir o gabinete na sexta e na segunda, mas não conseguiu entrar e houve confusão.

 

Crise política

 

Depois de Du Cazellato assumir a função de prefeito em novembro, a instabilidade política na cidade havia resultado em 11 trocas no comando do Executivo desde 2013. Na decisão, o juiz da 1ª Vara de Paulínia cita a troca de cadeiras no município e reitera que o pedido para que haja mais uma troca de comando na cidade prejudica a população e afeta serviços essenciais.

 

Nota de Du Cazellato

 

"Recebi no fim desta quarta-feira (9) em minhas mãos a decisão proferida hoje pela Justiça.

 

Em seu despacho, o Exmo. Sr. Dr. Bruno Luiz Cassiolato , justifica: 'INDEFIRO o pedido de antecipação dos efeitos da tutela jurisdicional postulado pelo Autor, Sr. Antônio Miguel Ferrari. Em razão da natureza dúplice da ação ajuizada pelo Autor, e como consequência lógica do indeferimento de seu pedido antecipatório, a ele determino QUE SE ABSTENHA de praticar atos administrativos de qualquer natureza, na pretensa qualidade de "Prefeito do Município de Paulínia" e de impedir, obstar ou dificultar o exercício do mencionado cargo pelo Réu, Sr. Ednilson Cazellato, sob pena de ter sua conduta apurada nas esferas cível, administrativa e criminal, notadamente sob os termos da legislação que trata dos casos de improbidade administrativa. Os atos já praticados nesse sentido poderão desde logo ser averiguados pelo Ministério Público'.

 

Empossado pela Justiça em 7 de novembro de 2018, sigo realizando meu trabalho como prefeito do município com o único objetivo de fazer de Paulínia a melhor cidade do Brasil, pautado na transparência e no respeito à população.

Peço a compreensão da população de Paulínia por mais este momento conturbado e faço questão de ressaltar que seguirei rigorosamente todas as determinações da Justiça", finalizou Cazellato.

 

(Fabiano Moreira): O prefeito Du Cazellato (PSDB), foi empossado no dia 7 de novembro de 2018. 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

29 May 2020

Valor será somado ao imposto devido na declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física de 2021

Para uma pequena parte das pessoas que recebem o auxílio emergencial do governo federal, o benefício será considerado um empréstimo do poder Executivo e terá de ser devolvido em 2021.

A medida vale para quem receber, até o fim deste ano, valores tributáveis acima do limite de isenção do Imposto de Renda de Pessoa Física – brasileiros que recebem salário mensal inferior a R$ 1.903 e não têm outras fontes...

29 May 2020

É muito comum me questionarem qual seria a solução para a criminalidade, como combatê-la. Infelizmente, meus amigos, não tenho uma fórmula mágica. Aliás, acho que todos perceberam, ninguém tem.

Inicialmente, temos que levar em conta que ninguém combate de forma eficaz um inimigo sem antes conhecê-lo, ainda que superficialmente. Pois bem, existe uma ciência, chamada criminologia, que estuda o crime sob o aspecto social: suas causas e consequências.

Uma das mais importantes correntes da criminologia...

29 May 2020

Adotar um cão ou gato é  um ato de grande responsabilidade, que implica um compromisso que dura toda a vida do animal


1. Converse com sua família antes de adotar para saber se todos estão de acordo.
Levando em conta que tempo médio de vida do animal é de 12 anos, todos da família precisam estar de acordo, precisam entender que aquele animal precisará de recursos para mantê-lo e estabelecer quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.

2. Escolha um novo amigo que melho...

29 May 2020

O homem entrou em contato com a família a partir do próprio número de celular pedindo um resgate

Na última quarta-feira (27), um homem foi preso em flagrante em Americana por simular o próprio sequestro. Ele foi localizado na quarta-feira em uma casa no bairro São Domingos após a família procurar a polícia em busca de ajuda.

De acordo com a Polícia Civil, o homem entrou em contato com a família a partir do próprio número de celular pedindo um resgate de R$ 10 mil. Os familiares então procuraram a...

29 May 2020

A direção do HMP ressalta que serão tomadas medidas de contenção para evitar aglomerações no local

O Hospital Municipal de Paulínia realiza na próxima quarta-feira (3) uma nova campanha de doação de sangue das 8h30 às 12 horas. Serão distribuídas 100 senhas por ordem de chegada. 

A direção do HMP ressalta que serão tomadas medidas de contenção para evitar aglomerações no local. O uso de máscara é obrigatório. Todo os profissionais envolvidos na atividade estarão devidamente paramentados e haverá á...

29 May 2020

É preciso levar o recipiente de um ou dois litros, já limpo e seco, pronto para ser preenchido

Neste domingo (31), entre às 9h30 e 13h - ou enquanto durar o estoque - estará acontecendo uma campanha solidária na cidade de Paulínia. A iniciativa partiu do empresário, Conrado Mioni, proprietário da Cerveja Sonora. A ação tem como objetivo arrecadar alimentos para doações para o Fundo Social de Solidariedade de Paulínia. 

Para quem tiver o interesse de ajudar com as doações, pode ir até a Avenida Jos...

29 May 2020

O próprio assassino teria confessado o crime e levado a Polícia Civil até ao local onde havia deixado o corpo da vítima

Uma mulher de 35 anos, moradora de Campinas, foi assassinada possivelmente por estrangulamento pelo próprio namorado no último domingo (24). O assassino teria levado o corpo da jovem até um matagal no Parque Brasil 500, em Paulínia. O crime ocorreu no domingo, mas o corpo da vítima só foi localizado na terça-feira (26).

O próprio criminoso, morador da região do Matão, esteve no 3...

29 May 2020

A medida autoriza a flexibilização com restrições a partir de 1 de junho

Com a divulgação do plano de retomada gradual das atividades no Estado de São Paulo na quarta-feira (27), a região de Campinas foi classificada na zona laranja, a segunda fase dentre cinco previstas até a normalização de todas as atividades no estado. A medida autoriza a flexibilização com restrições a partir de 1 de junho.

A classificação das regiões do estado por cores serve para indicar aos prefeitos de...

29 May 2020

Objetivo é orientar comerciantes e a população em geral sobre a necessidade de tomar alguns cuidados, depois da flexibilização do comércio


A Prefeitura de Paulínia iniciou na quinta-feira (28) a entrega de uma cartilha com informações para um convívio responsável em tempos de coronavírus. O objetivo é orientar comerciantes e a população em geral sobre a necessidade de tomar alguns cuidados, depois da flexibilização do comércio, reforçando um trabalho iniciado em março.

A entrega teve início nos c...

29 May 2020

A Secretaria também deseja reformar as quadras, que há anos não recebem manutenção

A Secretaria Municipal de Esportes, nos últimos 15 dias, realizou melhorias em duas praças esportivas da cidade.

No campo de futebol do Jardim Flamboyant (Nosso Teto), usado por um projeto social, foram instaladas telas.

Nas quadras de tênis do Itapoan, os banheiros do local receberam nova pintura, as portas foram trocadas, a rede de esgoto foi ligada e houve a troca da parte elétrica e hidráulica. Um bebedouro també...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia