top of page

Confira lista com superstições e significado das cores para o Ano Novo

Já tem muita gente buscando simpatias que prometam boas vibrações para os próximos 365 dias

Está se aproximando o momento de dar adeus ao ano de 2018 e boas-vindas a 2019. Sem dúvida alguma, após um ano tão controverso, já tem muita gente buscando simpatias que prometam boas vibrações para os próximos 365 dias. Confira a lista com algumas dicas de tradições populares e o que cada uma delas representa.

Pular sete ondas Uma das mais populares no Brasil, a origem da tradição de pular sete ondas vem das culturas africanas. Para realizar a simpatia, a pessoa deve pular sete ondas e, a cada vez, fazer algum agradecimento ou pedido para o ano seguinte.

Comer lentilha Alimento popular nas ceias de réveillon, acredita-se que o consumo de lentilha na virada do ano pode trazer sorte e boas energias. Porém, esse tradicional ritual possui algumas regras: a pessoa deve subir em um lugar alto (cadeira, mesa ou degrau da escada) e comer sete garfadas de lentilha.

Lingerie colorida Se a tradição de ano novo é usar trajes brancos, para as "roupas de baixo" a regra é bem diferente. Cada cor de peça íntima possui um significado para o ano novo e representa diferentes pedidos. O branco atrai paz, o rosa traz amor, o amarelo atrai riqueza, o verde fomenta a esperança e o azul traz boas energias e prosperidade.

Comer romã As simpatias com semente de romã são realizadas para atrair prosperidade e fartura. Normalmente, o ritual acontece da seguinte maneira: se deve comer apenas a polpa do romã, que envolve as sementes, mas não mastigar as sementes nem engoli-las. Após isso, você deve guardar sete sementes embrulhadas em um papel até o Dia de Reis (6 de janeiro), quando deve colocá-las na carteira para atrair dinheiro.

Comer uvas A tradição de comer doze uvas tem origem na Espanha. A simpatia mais comum funciona da seguinte maneira: deve-se ingerir as uvas a cada badalada do relógio, uma por vez, fazendo sempre um pedido. Não dá tempo de engolir as uvas entre uma badalada e outra, então a pessoa fica com a boca cheia de uvas. Muito cuidado para não engasgar. Cada uva representa um mês. Dessa forma, você irá atrair boas energias para o ano que começará.

Brindar com champanhe Bebida sempre presente em jantares nobres, o champanhe lembra celebração e riqueza. Os supersticiosos costumam fazer um brinde e beber uma taça de champanhe logo no primeiro minuto do novo ano, como forma de celebrar o ano que se inicia e atrair prosperidade financeira.

Cores e seus significados

Branco

O branco é a cor clássica do Ano Novo e das festas de Réveillon e é considerada a cor ideal para se purificar das energias antigas e abrir o corpo e a mente para as novidades que o novo ano trará. O branco transmite paz, calma e pureza, significando inocência e esperança no bem. A cor revela sinceridade e verdade. Equilibra a aura e facilita o contato com os guias espirituais.

Verde

A cor simboliza a sorte e também o equilíbrio, além de representar também o desejo por uma melhor saúde no ano que se avizinha. O verde ainda significa vigor, frescor, esperança e calma. Representa as energias da natureza, da vida, esperança e perseverança. Simboliza a renovação, fertilidade, crescimento e saúde. Entre as tonalidades possíveis, o verde limão, mais vivo e amarelado, sugere uma força ativa, muita energia. Já o verde claro significa contentamento e proteção.

Azul

Representa o bem-estar e a paciência, a amabilidade e a serenidade. Também simboliza o ideal e o sonho, já que representa o céu iluminado, ideal para transmitir boas vibrações para a realização de seus sonhos no Ano Novo. Também é uma cor interessante pra quem vai fazer vestibular, já que simboliza segurança, tranquilidade e facilita o poder de comunicação. Por fim, também simboliza a lealdade, a fidelidade e a seriedade.

Lilás

Numa tonalidade roxa, pendendo para o azul, é uma cor que também significa espiritualidade e intuição, mas de forma mais leve e sutil. É a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor lilás é, segundo místicos, excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental.

Roxo

A cor simboliza transformação e mudanças, representando a transformação da energia negativa pela positiva. Também representa espiritualidade e ajuda a se livrar da depressão. É a cor ideal para quem quer um 2019 cheio de boas mudanças e muita alegria no coração. O roxo ainda simboliza respeito e dignidade. Significa ainda espiritualidade e intuição, portanto, é uma cor que simboliza o mundo metafísico.

Rosa

Além do amor de namorados e relacionamentos, o rosa também é a cor do amor-próprio. Se quiser aumentar sua autoestima, aposte nessa cor que vai te ajudar a se amar mais. Por ser um vermelho suavizado com o branco, o rosa é a cor da beleza, do romantismo, do amor terno e carinhoso. A cor ainda representa romance, sensualidade e beleza feminina.

Vermelho

A cor vermelha estimula a força de vontade, a energia e a coragem, além de ser o símbolo da paixão e do sentimento, simbolizando o amor e o desejo. O vermelho também é ideal para quem precisa de força de vontade para encarar o vestibular ou outros desafios e quer viver muitas paixões em 2019.

Laranja

Para quem anda se sentindo muito cansado, sem energia para estudar, namorar ou ir pra academia, o laranja é a cor ideal, já que está relacionada à vitalidade, além de ser uma cor quente e atraente. O laranja também é a cor do calor afetivo, da intimidade, expressando energia e desejo. Também é a cor do sucesso e da prosperidade, além de representar a confiança, estimulando o otimismo, a generosidade e o entusiasmo.

Prateado

A cor prata é para quem quer fazer tudo diferente no ano que chega. Aposte no prata para trazer as energias da inovação no seu Ano-Novo. Mas cuide para não exagerar! O prateado ou cor prata é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade e à inovação, então é capaz de você ficar parecendo um androide. Expressa sucesso, qualidade e distinção, principalmente quando associado ao preto.

Dourado

O dourado representa o Sol e, por isso, é a cor associada ao luxo e ao sucesso! Se quiser, basta combinar essa cor com alguma outra, como o branco, ou usar em acessórios, já que dourado dos pés à cabeça pode ser um pouco demais para mulheres mais discretas. É para começar o Ano Novo em alto nível e transmitir boas vibrações de prosperidade.

Amarelo

Cor clara e vibrante, o amarelo simboliza a alegria de viver e também a inteligência e capacidade de aprender. O amarelo também é a cor para quem quer ser feliz, pois expressa leveza, descontração, otimismo. A cor ainda simboliza criatividade, jovialidade e alegria. Atrai pessoas alegres, rejuvenesce e expressa charme. É para valorizar a amizade e o calor humano no Ano Novo. Além, é claro, de estar relacionado à riqueza e ao dinheiro.

bottom of page