Confira lista com superstições e significado das cores para o Ano Novo

28.12.2018

Já tem muita gente buscando simpatias que prometam boas vibrações para os próximos 365 dias

 

Está se aproximando o momento de dar adeus ao ano de 2018 e boas-vindas a 2019. Sem dúvida alguma, após um ano tão controverso, já tem muita gente buscando simpatias que prometam boas vibrações para os próximos 365 dias. Confira a lista com algumas dicas de tradições populares e o que cada uma delas representa.

 

 

 

Pular sete ondas
Uma das mais populares no Brasil, a origem da tradição de pular sete ondas vem das culturas africanas. Para realizar a simpatia, a pessoa deve pular sete ondas e, a cada vez, fazer algum agradecimento ou pedido para o ano seguinte.

 

Comer lentilha
Alimento popular nas ceias de réveillon, acredita-se que o consumo de lentilha na virada do ano pode trazer sorte e boas energias. Porém, esse tradicional ritual possui algumas regras: a pessoa deve subir em um lugar alto (cadeira, mesa ou degrau da escada) e comer sete garfadas de lentilha.  

 

Lingerie colorida
Se a tradição de ano novo é usar trajes brancos, para as "roupas de baixo" a regra é bem diferente. Cada cor de peça íntima possui um significado para o ano novo e representa diferentes pedidos. O branco atrai paz, o rosa traz amor, o amarelo atrai riqueza, o verde fomenta a esperança e o azul traz boas energias e prosperidade.

 

Comer romã
As simpatias com semente de romã são realizadas para atrair prosperidade e fartura. Normalmente, o ritual acontece da seguinte maneira: se deve comer apenas a polpa do romã, que envolve as sementes, mas não mastigar as sementes nem engoli-las. Após isso, você deve guardar sete sementes embrulhadas em um papel até o Dia de Reis (6 de janeiro), quando deve colocá-las na carteira para atrair dinheiro.

 

Comer uvas
A tradição de comer doze uvas tem origem na Espanha. A simpatia mais comum funciona da seguinte maneira: deve-se ingerir as uvas a cada badalada do relógio, uma por vez, fazendo sempre um pedido. Não dá tempo de engolir as uvas entre uma badalada e outra, então a pessoa fica com a boca cheia de uvas. Muito cuidado para não engasgar. Cada uva representa um mês. Dessa forma, você irá atrair boas energias para o ano que começará.

 

Brindar com champanhe
Bebida sempre presente em jantares nobres, o champanhe lembra celebração e riqueza. Os supersticiosos costumam fazer um brinde e beber uma taça de champanhe logo no primeiro minuto do novo ano, como forma de celebrar o ano que se inicia e atrair prosperidade financeira.

 

Cores e seus significados

 

Branco 

O branco é a cor clássica do Ano Novo e das festas de Réveillon e é considerada a cor ideal para se purificar das energias antigas e abrir o corpo e a mente para as novidades que o novo ano trará. O branco transmite paz, calma e pureza, significando inocência e esperança no bem. A cor revela sinceridade e verdade. Equilibra a aura e facilita o contato com os guias espirituais. 

 

Verde 

A cor simboliza a sorte e também o equilíbrio, além de representar também o desejo por uma melhor saúde no ano que se avizinha. O verde ainda significa vigor, frescor, esperança e calma. Representa as energias da natureza, da vida, esperança e perseverança. Simboliza a renovação, fertilidade, crescimento e saúde. Entre as tonalidades possíveis, o verde limão, mais vivo e amarelado, sugere uma força ativa, muita energia. Já o verde claro significa contentamento e proteção. 

 

Azul 

Representa o bem-estar e a paciência, a amabilidade e a serenidade. Também simboliza o ideal e o sonho, já que representa o céu iluminado, ideal para transmitir boas vibrações para a realização de seus sonhos no Ano Novo. Também é uma cor interessante pra quem vai fazer vestibular, já que simboliza segurança, tranquilidade e facilita o poder de comunicação. Por fim, também simboliza a lealdade, a fidelidade e a seriedade.  

 

Lilás 

Numa tonalidade roxa, pendendo para o azul, é uma cor que também significa espiritualidade e intuição, mas de forma mais leve e sutil. É a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor lilás é, segundo místicos, excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental.  

 

Roxo 

A cor simboliza transformação e mudanças, representando a transformação da energia negativa pela positiva. Também representa espiritualidade e ajuda a se livrar da depressão. É a cor ideal para quem quer um 2019 cheio de boas mudanças e muita alegria no coração. O roxo ainda simboliza respeito e dignidade. Significa ainda espiritualidade e intuição, portanto, é uma cor que simboliza o mundo metafísico.  

 

Rosa 

Além do amor de namorados e relacionamentos, o rosa também é a cor do amor-próprio. Se quiser aumentar sua autoestima, aposte nessa cor que vai te ajudar a se amar mais. Por ser um vermelho suavizado com o branco, o rosa é a cor da beleza, do romantismo, do amor terno e carinhoso. A cor ainda representa romance, sensualidade e beleza feminina. 

 

Vermelho 

A cor vermelha estimula a força de vontade, a energia e a coragem, além de ser o símbolo da paixão e do sentimento, simbolizando o amor e o desejo. O vermelho também é ideal para quem precisa de força de vontade para encarar o vestibular ou outros desafios e quer viver muitas paixões em 2019.  

 

Laranja 

Para quem anda se sentindo muito cansado, sem energia para estudar, namorar ou ir pra academia, o laranja é a cor ideal, já que está relacionada à vitalidade, além de ser uma cor quente e atraente. O laranja também é a cor do calor afetivo, da intimidade, expressando energia e desejo. Também é a cor do sucesso e da prosperidade, além de representar a confiança, estimulando o otimismo, a generosidade e o entusiasmo. 

 

Prateado 

A cor prata é para quem quer fazer tudo diferente no ano que chega. Aposte no prata para trazer as energias da inovação no seu Ano-Novo. Mas cuide para não exagerar! O prateado ou cor prata é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade e à inovação, então é capaz de você ficar parecendo um androide. Expressa sucesso, qualidade e distinção, principalmente quando associado ao preto. 

 

Dourado 

O dourado representa o Sol e, por isso, é a cor associada ao luxo e ao sucesso! Se quiser, basta combinar essa cor com alguma outra, como o branco, ou usar em acessórios, já que dourado dos pés à cabeça pode ser um pouco demais para mulheres mais discretas. É para começar o Ano Novo em alto nível e transmitir boas vibrações de prosperidade. 

 

Amarelo 

Cor clara e vibrante, o amarelo simboliza a alegria de viver e também a inteligência e capacidade de aprender. O amarelo também é a cor para quem quer ser feliz, pois expressa leveza, descontração, otimismo. A cor ainda simboliza criatividade, jovialidade e alegria. Atrai pessoas alegres, rejuvenesce e expressa charme. É para valorizar a amizade e o calor humano no Ano Novo. Além, é claro, de estar relacionado à riqueza e ao dinheiro. 

 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

16 Oct 2020

A licença de instalação deverá ser emitida em breve, o que possibilitará o começo das obras

O início das obras de construção do novo sistema viário que vai ligar a região do Monte Alegre ao João Aranha, está cada dia mais próximo para a população paulinense.

Na quinta-feira (15) a Prefeitura de Paulínia publicou na edição 1549 do Semanário Oficial, a Licença Prévia 1/2020, emitida pela Secretaria de Meio Ambiente, com validade de dois anos.  A Comissão de Licenciamento da Prefeitura de Paulínia, c...

16 Oct 2020

Estudos mais recentes indicam que as crianças são as mais contaminadas e mais assintomáticas para o coronavírus, com uma taxa de aproximadamente 70%

A Prefeitura Municipal de Paulínia comunicou comunicar oficialmente sobre o não retorno das atividades e aulas presenciais nas escolas e unidades da rede municipal de educação no ano letivo de 2020.  A decisão pauta-se em critérios eminentemente técnicos e científicos, com a finalidade precípua de proteger as crianças, os trabalhadores e a comunidade...

16 Oct 2020

O objetivo da atual Administração é zerar a fila de espera

Neste domingo (18) a Secretaria de Saúde realiza mais um mutirão de cirurgias de catarata no Hospital Municipal de Paulínia, atendendo 35 pessoas.

É o segundo que ocorre em menos de 20 dias e, segundo a Prefeitura de Paulínia, até o fim de novembro, mais três serão realizados. O objetivo da gestão Du Cazellato é zerar a fila de espera.

No final deste mês, a Secretaria de Saúde realizará um mutirão de cirurgias ginecológicas e haverá também...

16 Oct 2020

De acordo com a corporação, diante da "rigidez cadavérica", a suspeita era de que o idoso estava morto havia pelo menos 12 horas

A Polícia Civil investiga a ação de uma mulher que levou um idoso morto em uma cadeira de rodas até uma agência bancária na região central de Campinas para fazer prova de vida e tentar sacar a aposentadoria de um ex-escrivão de 92 anos. A suposta companheira deve responder por estelionato.

O caso ocorreu em uma unidade do Banco do Brasil no dia 2 de outubr...

16 Oct 2020

Pessoas acusadas de corrupção, lavagem de dinheiro, crimes hediondos e violência doméstica não poderão ser beneficiadas

A Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu na quarta-feira (14) confirmar a decisão que determinou a soltura de todos os presos do país que foram beneficiados com liberdade provisória, mas continuaram encarcerados pela falta de pagamento de fiança. A medida foi tomada em função da pandemia da covid-19. 

A decisão foi tomada pelo ministro Sebastião Reis Júnior...

16 Oct 2020

A Câmara de Paulínia votou a legalidade de propostas fixando os valores para a legislatura e o mandato que começam no próximo ano

O subsídio de vereadores, do prefeito, do vice-prefeito e dos secretários municipais deve continuar o mesmo entre 2021 e 2024, conforme proposta aprovada nesta terça-feira (13), em primeira discussão. A Câmara de Paulínia votou a legalidade de propostas fixando os valores para a legislatura e o mandato que começam no próximo ano.

Mesmo sem mudança, definir quanto os ocu...

16 Oct 2020

Os interessados devem se inscrever até o dia 23 de outubro

A Raízen, empresa produtora de açúcar e etanol, está com 40 vagas disponíveis para estagiários e trainees em Paulínia, Piracicaba e Rafard. Os interessados devem se inscrever através do site www.vagas.raizen.com.br/ProgramasDeTalentos/content/2020-09-Programa-de-talentos/?locale=pt_BR  até o dia 23 de outubro. 

As vagas de estágios, são voltados para estudantes de qualquer curso de graduação com previsão de formatura pa...

16 Oct 2020

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estarão abertas das 8h às 17h

Neste sábado (17), ocorre em Paulínia o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estarão abertas das 8h às 17h.

O público alvo da campanha contra poliomielite são crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. No Parque Zeca Malavazzi também haverá um posto de vacinação, funcionando das 8h às 17.

No Malavazzi e na UBS João Aranha, estarão disponíveis vacinas apenas contra po...

9 Oct 2020

O saldo positivo é três vezes maior que o registrado em agosto do último ano

Em meio à retomada econômica, o município de Paulínia é a segunda cidade que mais gerou empregos na Região Metropolitana de Campinas (RMC), formada por 20 municípios. A informação é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado no último dia 30 pelo Ministério da Economia, com base em dados do mês de agosto.

De acordo com dados do Caged, as 778 vagas geradas em Paulínia foram distribuídas entre os set...

9 Oct 2020

Desde a segunda quinzena de setembro, todas as cidades da RMC vinham registrando recordes de altas temperaturas

Após dias de calor intenso, as temperaturas máximas devem diminuir nos próximos dias em Paulínia e região. De acordo com especialistas, frentes frias se aproximam do Estado de São Paulo, e farão com que as ondas de calor deixem a região. 

Segundo explicou a meteorologista da Somar Carine Malagolini Gama, ao portal ACidadeOn, a partir de agora essas frentes passam a ser um pouco mais freq...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia