Caso haja nova eleição, alguns pré candidatos já se posicionam

07.12.2018

Confira alguns nomes que poderão participar da possível eleição suplementar

 

A expectativa é que no início de 2019 a administração da Prefeitura de Paulínia 
estará sob novo comando.

 

 

Segundo especialista ouvido pelo jornal TODODIA, a nova eleição para presidência da Câmara de Paulínia, que ocorrerá até o dia 15 de dezembro, poderá afetar o comando do município.


Como o mandato de Du Cazellato como presidente da Câmara termina neste ano, a expectativa é que o próximo prefeito interino seja o vereador eleito para a presidência para o Biênio 2019/2020, sendo o 12º prefeito a assumir o cargo nos últimos anos.


O advogado Carlos Ari Sundfeld, especialista em Direito Público, professor da Faculdade de Direito da PUC/SC e professor da Fundação Getúlio Vargas, confirma esta possibilidade de nova troca no comando do executivo paulinense. Ele explica que com a saída do prefeito e do vice o cargo fica vago. "Na vacância, quem vai substituir é o presidente do Poder Legislativo que estiver em exercício. Como haverá um novo presidente da Câmara, será ele o responsável por suprir essa vacância enquanto ela durar", afirma.


Ainda de acordo com ele, Du Cazellato (PSDB) está interinamente como prefeito por ser presidente da Câmara e isso é uma questão do cargo e não pessoal. "Deixando de ser presidente da Câmara ele deixa de ser o sucessor do prefeito e o novo presidente assume a função", concluiu.

 

Nomes apontados para a futura eleição

 

No último mês, o veículo Correio Paulinense, sob comando do jornalista Mizael Marcelly, fez um levantamento de nomes apontados para a futura eleição suplementar em Paulínia.

 

O terceiro colocado na última eleição municipal, Tuta Bosco (PPS), foi um dos primeiros a confirmar sua participação.

Tuta disputou as eleições municipais em Paulínia no ano de 2016 para o cargo de prefeito e, obteve uma diferença de apenas 6% do primeiro colocado. Agora, sem os dois primeiros colocados da disputa, Dixon e Pavan, Tuta Bosco seria o mais cogitado para assumir o Executivo devido a pouca diferença nas eleições de 2016.

 

Ele afirmou que está se aperfeiçoando e corrigindo algumas falhas, melhorando ainda mais o projeto para benefício do município.

 

"Eu sonho com uma cidade mais justa, fraterna e bem administrada, eu sei que isso é possível e quero fazê-lo se Deus me permitir e o nosso povo quiser", declarou Tuta.

 

O prefeito interino Du Cazellato (PSDB) também confirmou a participação na disputa suplementar em Paulínia. "Vou disputar", afirmou Cazellato durante coletiva de imprensa, após ser empossado interinamente no cargo.

 

A ex-vereadora e presidente municipal do PRTB, Angela Duarte, não confirmou sua participação. Em 2016, ela foi candidata à vice-prefeita na chapa encabeçada pelo então prefeito José Pavan Junior (PSDB), derrotado por Dixon Carvalho (Progressistas). Em suas redes sociais, Duarte garantiu que o PRTB vai disputar a Prefeitura de Paulínia. "O partido vai lançar candidatura sim, com certeza, mas no momento oportuno e dentro da lei". 

 

O vereador Marcos Roberto Bolonhezi, o Marquinho Fiorella (PSB), respondeu que "sim", sem dar maiores detalhes. Entre 2008 e 2014, como então presidente do Legislativo, Fiorella assumiu interinamente a chefia do Executivo, pelo menos, cinco vezes, por conta de afastamentos sofridos pelos ex-prefeitos José Pavan Junior (2008) e Edson Moura Junior (2014). Fiorella cumpre seu quarto mandato na Câmara Municipal. 

 

Vereador de 2009 a 2012, Adilson Domingos Censi, conhecido por Palito, também, falou ao Correio sobre a eleição suplementar paulinense. Palito disse que é fake a notícia que ele não é filiado a nenhum partido político e confirmou que vai disputar. "Estou filiado ao PROS desde 11 de maio de 2018 e serei candidato, sim".  Em 2012, filiado ao PCdoB, Palito disputou pela primeira vez a Prefeitura de Paulínia, ficando em 4º lugar, com 5.456 votos. Na eleição seguinte, ele foi o candidato do Solidariedade (SD) a vice-prefeito, na chapa de Tuta Bosco (PPS), que terminou em terceiro colocado, com quase 14 mil votos recebidos.

 

Sanzio Rodrigues (MDB) disse que está trabalhando e articulando para ser o candidato a prefeito do partido. "Com certeza, sou pré-candidato e, hoje, estou preparado e estruturado para disputar", afirmou. Em 2012, Rodrigues se lançou candidato ao Executivo, mas acabou desistindo, e, quando Edson Moura Junior (MDB) assumiu a prefeitura, em julho de 2013, foi nomeado secretário dos Negócios da Receita. 

 

A empresária Lúcia Abadia, também apontada como prefeitável, explicou que não se colocou como candidata, mas sim que amigos e um partido em especial, não revelado, lhe convidaram para a disputa. "Como não me decidi, também não quero atrapalhar o partido em uma nova pessoa que, também, estão sondando", explicou ela.

 

O funcionário público municipal, Juliano Merkes confirmou que pretende disputar a eleição suplementar, mas que sua candidatura depende da aprovação do Democratas (DEM), partido ao qual é filiado. "Por enquanto, é extraoficial, pois, dependo deles (do partido). Mas estando tudo certinho, informarei", disse ele. Merkes, também, tem utilizado as redes sociais para divulgar que é pré-candidato.

 

Mais uma mulher apontada para a disputa suplementar na cidade, Edna Pereira, esposa do ex-vereador e presidente da Câmara Municipal, Jaime Donizete Pereira, o Jaiminho, confirmou sua participação pelo PSC (Partido Social Cristão), onde é filiada há mais de 15 anos. "O meu nome está à disposição, sim, pois, é preciso mudar a situação em que Paulínia se encontra", disse a funcionária pública.

 

Entre os seis candidatos que concorreram à eleição vencida pelo prefeito cassado Dixon Carvalho (Progressistas), o novato em disputa eleitoral, Kielson Prado (PMB) ficou em quinto lugar, com 777 votos. Ele também falou sobre o novo pleito na cidade. "Se tiver a eleição complementar, sou pré-candidato, sim", afirmou. 

 

Bacharel em Direito, empresário, e primeiro suplente da coligação PTB/PSB/PPL/REDE, em 2016, quando recebeu 687 votos para vereador, Robert Paiva (PTB) ganhou notoriedade como relator da Comissão Processante (CP) que investigou o ex-prefeito Dixon (Progressistas) e 13 vereadores, acusados de trocar votos na Câmara por cargos na Prefeitura.

"Se o presidente do meu partido não puder ser candidato eu pretendo sair sim, representando o PTB. É uma oportunidade diferenciada e acho que deveria fazer parte sim, por que não?", respondeu ele, sobre disputar a eleição suplementar.  O presidente municipal do PTB é Francisco Almeida Bonavita Barros que, atualmente, encontra-se inelegível.  

 

Daniel Messias (PCO) é outro pré-candidato confirmado. "Estarei sim na disputa, pois, é preciso debater com os demais candidatos", disse ele. Messias disputou o cargo em 2016, terminando em sexto lugar, com 124 votos. Ganhou projeção municipal quando esteve à frente do Movimento de Combate contra a Corrupção Eleitoral (MCCE), entre os anos de 2012 e 2015.

 

Filiado ao PSL, Bruno Bispo, também está entre os que pretendem disputar o mandato-tampão na Prefeitura de Paulínia. Bispo é servidor público na Prefeitura de Campinas e, nos dias de folga, trabalha como bombeiro voluntário em Várzea Paulista. "O desafio é muito grande, eu sei, mas estou disposto a enfrentá-lo porque a nossa cidade necessita e merece passar por um verdadeiro processo de mudança em seu comando. Por isso, coloquei meu nome à disposição do partido", disse ele.

 

Encerrando a lista de possíveis candidatos, o ex-vereador Gustavo Yatecola (PTdoB) disse "Sim, com certeza", sobre disputar a eleição suplementar. Yatecola cumpriu dois mandatos na Câmara, de 2008 a 2016, quando não conseguiu reeleger-se.

 

O correio também procurou a ex-primeira-dama Lucila Pavan, também apontada como possível pré-candidata ao cargo, porém não houve retorno. O empresário Valmir Brustolin (PSDB) também não retornou a solicitação. 

 

Fontes Jornal Tribuna/Correio Paulinense

 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

22 Nov 2019

No total a nova ponte terá 260m de extensão, sendo 120m estaiados e 140m convencionais

Na quinta-feira (21), a Prefeitura de Paulínia publicou o edital para contratar a empresa que irá construir a nova ponte sobre o Rio Atibaia, ligando a região do Monte Alegre ao João Aranha.

O edital prevê a construção de um sistema viário que começará na Avenida dos Trabalhadores a Avenida João Aranha, incluindo a ponte que será estaiada, cujo impacto ambiental é menor.

“Damos hoje um grande passo para tirar do...

22 Nov 2019

Na época quem estava à frente da Administração municipal era o prefeito cassado, Dixon Carvalho

A soma de resultados insatisfatórios verificados ‘in loco’ nas áreas da Saúde e Educação, a baixa efetividade no planejamento das políticas públicas e o descumprimento do previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) foi motivo essencial para o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) emitir julgamento pela desaprovação das contas municipais, relativas ao exercício de 2017 da Prefeitura de...

22 Nov 2019

A lotação será nos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba

A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) está realizando um novo concurso público. São 17 editais que abrem 26 vagas imediatas para profissionais de nível médio/técnico e superior. A lotação será nos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba.

Cargos

Técnico em Multimeios Didáticos, Técnico de Laboratório, Técnico de Enfermagem, Terapeuta Ocupacional, Analista de Desenvolvimento de Sistemas, Enfermeiro, Nutricionista, Tecnólogo em In...

22 Nov 2019

Os interessados devem se inscrever através do site www.iuds.org.br até 29 de dezembro

A Prefeitura de Hortolândia abriu inscrições para 17 vagas em concursos públicos na quinta-feira (21). As oportunidades são voltadas para cargos de ensino superior, médio e fundamental. 

Os interessados devem se inscrever através do site www.iuds.org.br até 29 de dezembro. O valor da inscrição varia entre R$ 8,99, para nível superior e ensino médio, e R$ 7,61, para os cargos de ensino fundamental.

Concur...

22 Nov 2019

No total, os paulinenses trouxeram na bagagem 14 medalhas, sendo 6 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze

Na última semana, nove atletas paralímpicos de Paulínia participaram da 83ª edição dos Jogos Abertos Horácio Baby Barioni, também conhecidos como Jogos Abertos do Interior.

A competição, que é considerada o maior torneio poliesportivo da América Latina, reúne mais de 14 mil atletas ACD e convencionais, representando 206 municípios de todas as regiões do estado em mais de 30 modalidades.

Os atletas s...

22 Nov 2019

Secretaria de Saúde promoverá bate papo voltado para a prevenção ao câncer de próstata

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove na próxima quarta-feira (27) um bate papo voltado para a prevenção ao câncer de próstata, com o tema "Homem também precisa se cuidar".

O evento ocorrerá no ambulatório de Urologia, localizado dentro do Hospital Municipal de Paulínia e será aberto ao público. A ação faz parte do "Novembro Azul".

A SMS entre os dias 25 e 29, irá realizar também mutirões na Saúde do Home...

22 Nov 2019

Serão dois dias de competições entre as equipes do sub 60 e 70, masculino e sub 50 e 60, feminino

Nos próximos dias 25 e 27,  acontece a Copa Paulínia de Vôlei Terceira Idade. Serão dois dias de competições entre as equipes do sub 60 e 70, masculino e sub 50 e 60, feminino. Os jogos vão acontecer no Ginásio do Calegaris, com entrada gratuita.

No primeiro dia (25), disputam três times femininos (sub 70), uma triangular entre Paulínia, Hortolândia e Atibaia. No mesmo dia, acontece também o jogo entr...

22 Nov 2019

E mais uma vez a Stética Avançada traz inovadora técnica em tratamento estético para os seus clientes.

A novidade trazida pela Drª Vivian Motta Biondi, Fisio Dermato Funcional, com várias especializações, inclusive na Europa, foi desenvolvida na Alemanha, no século XIX, a Ozonioterapia  já é reconhecida em mais de 50 países para o tratamento de doenças, e tem se mostrado muito eficaz em tratamento estéticos.

A Ozonioterapia é um tratamento que utiliza a mistura de dois gases: oxigênio (95%) e ozôn...

22 Nov 2019

Evento tem como objetivo homenagear os 16 dias de ativismo contra a violência à mulher e o dia da Consciência Negra

Neste sábado (23), a partir das 10h o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher promove a 1ª Feira Cultural do CMDM. O evento, que tem entrada gratuita, será realizado dentro do Parque da Amizade, localizado na Avenida Olívia Favero Piva, nº 671, bairro Alto dos Pinheiros.

O evento foi idealizado pelas conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, com o objetivo de homen...

22 Nov 2019

O Boldrini é um dos centros mais avançados do país, reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento clínico especializado

O Programa Nota Fiscal Paulista, que devolve parte do ICMS recolhido pelos estabelecimentos para os consumidores, já é amplamente conhecido. O que pouca gente sabe, entretanto, é que podem ajudar o Centro Infantil Boldrini, com a doação automática dos créditos recebidos.

Fazer a doação é fácil, basta acessar o site do programa (www.portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nfp/) ou b...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia