top of page

Boldrini inaugura maior centro de pesquisas na área de oncologia pediátrica da América Latina

A nova unidade terá meios que permitirão testar, "de forma independente e imparcial, novos produtos introduzidos no mercado quanto à sua segurança e eficácia"

O hospital Centro Infantil Boldrini, referência internacional no combate ao câncer infantil, inaugurou o maior centro de pesquisas da América Latina na área de oncologia pediátrica, na última terça-feira (27), em Campinas. A data escolhida é a mesma em que se celebra o Dia Nacional de Combate ao Câncer.

O Centro de Pesquisa Boldrini foi idealizado pela pediatra Silvia Brandalise, presidente e uma das fundadoras do hospital, com o objetivo de fomentar o avanço da ciência e da tecnologia na área. É a primeira entidade do tipo no Brasil.

Em 40 anos de história, mais de 30 mil crianças e adolescentes foram atendidos, sendo que 10 mil permanecem em acompanhamento no hospital. O índice de cura atual está entre 70% e 80%, informou a instituição. O hospital filantrópico atende 80% dos pacientes via SUS e 20% por meio de convênios privados.

A nova unidade terá meios que permitirão testar, "de forma independente e imparcial, novos produtos introduzidos no mercado quanto à sua segurança e eficácia", afirma a instituição.

R$ 50 milhões

O investimento de R$ 50 milhões em cerca de 5 mil metros quadrados de área construída foi possível com recursos do Ministério Público do Trabalho, provenientes do caso Shell-Basf. A obra, que teve início em 2014, também obteve verbas de outras instituições e empresas parceiras.

O Centro conta com tecnologia de ponta em laboratórios para estudos nas áreas de epidemiologia, biologia molecular e celular do câncer pediátrico. Também desenvolverá novos métodos para aprimoramento de diagnóstico e tratamento de crianças e adolescentes.

O espaço também será de intercâmbio e cooperação científica "com capacidade e abrangência ainda inexistente no Brasil", informou a instituição.

Importância e retenção de talentos

Em entrevista ao portal G1, Silvia Brandalise disse que a maior parte das pesquisas sobre câncer tem foco nos casos em adultos, o que reforça a necessidade de estudos em prol de medicamentos para o organismo da criança e diagnósticos mais precisos.

Além disso, o Centro também pretende criar um programa de suporte ao pós-doutorado e jovens pesquisadores, em colaboração com Agências Nacionais e Internacionais de fomento, para reter profissionais que desejam trabalhar com pesquisas na área e acabam buscando meios para isso fora do país.

O Centro começou a operar na terça com 40 funcionários e, em pleno funcionamento, a unidade deverá acolher cerca de 200 profissionais, entre pesquisadores principais e jovens, pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos e técnicos de nível superior.

Inovação

Além de instalações para bioterismo, a manutenção de camundongos imunodeficientes para uso em pesquisas como modelos de doenças genéticas ou modelos experimentais de câncer, o Centro de Pesquisas vai focar na técnica da imunoterapia. Haverá, ainda, espaços para atuação de empresas já consolidadas que desejam desenvolver projetos de pesquisa por conta própria em colaboração com os pesquisadores da instituição e de entidades parceiras.

Fonte G1

(Ricardo Custódio/EPTV): Centro de Pesquisas Boldrini é inaugurado e vai atuar em estudos em benefício do câncer pediátrico. Unidade é a maior da América Latina.

bottom of page