Mesa Diretora declara a perda de mandato de Kiko Meschiati por unanimidade

23.11.2018

O suplente do vereador, José Pereira Soares, deverá assumir a cadeira na próxima sessão

 

A Mesa Diretora da Câmara Municipal, formada pelo presidente do legislativo Danilo Barros (PR) e os vereadores Fábio Valadão (PRTB) e Fábia Ramalho (PMN), declarou por unanimidade, a perda de mandato do vereador Kiko Meschiati (PRB). É o primeiro ato da Mesa, sob a presidência interina de Barros.

 

Para cassar o mandato de Kiko, dessa vez, a Mesa considerou o ofício que o juiz eleitoral de Paulínia, Carlos Eduardo Mendes, encaminhou à Câmara Municipal, dia 26 de outubro passado, informando que o parlamentar teve seus direitos políticos suspensos, em sentença da 9ª Vara Federal, transitada em julgado, ou seja, sem mais possibilidade de recurso, dia 17 de agosto.

 

José Pereira Soares, que também é do PRB, foi convocado pela Mesa para assumir, na sessão legislativa da próxima terça-feira (27) a vaga de Meschiati. O substituto de Kiko, foi o 18º colocado na disputa pela Câmara em 2016, com 853 votos, que lhe renderam o diploma de primeiro suplente da coligação proporcional PRB/PTC/PSL.

 

Primeiro Ato

 

Ainda na gestão do ex-presidente do Legislativo, Du Cazellato (PSDB), a Mesa solicitou a perda de mandato de Kiko Meschiati (PRB), naquela ocasião, com base nos artigos 16, IX e 287, VI, do Regimento Interno da Câmara, na recomendação do Ministério Público (MP) para o Legislativo evitar gastos com o mandato do vereador, e na certidão de trânsito em julgado da sentença que condenou Kiko, por distribuição de nota falsa de dinheiro em 2004.

 

O requerimento da Mesa foi encaminhado à Comissão de Justiça e Redação (CJR), que rejeitou a defesa escrita apresentada por Kiko e emitiu parecer pela cassação do parlamentar. O parecer seria votado na sessão do dia 30 de outubro, mas, a pedido do vereador Antonio Miguel Ferrari, o Loira (DC), acabou retirado da pauta.

 

Defesa

 

A defesa de Kiko Meschiati (PRB) disse ao portal Correio Paulinense, que vai recorrer contra o ato da Mesa.  O advogado José Carlos Camargo explicou que seu cliente "não teve os direitos políticos cassados" pela sentença da Justiça Federal, utilizada para declarar a perda de mandato contra ele. 

 

"A Mesa errou, porque a alegada suspensão dos direitos políticos não está prevista na sentença, muito menos no acórdão do processo, conforme determina, nesses casos, o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal. Tanto é que, se a suspensão fizesse parte da sentença ou do acórdão, a própria Justiça Federal teria comunicado à Justiça Eleitoral de Paulínia, o que não ocorreu", afirmou. 

 

A defesa disse ainda que, após ser comunicada oficialmente do ato da Mesa, iniciará as medidas judiciais cabíveis.

 

Fonte Correio Paulinense

 

 

 (Internet): Para cassar o mandato de Kiko, dessa vez, a Mesa considerou o ofício que

o juiz eleitoral de Paulínia.

 

 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

30 Oct 2020

Até quarta-feira (28) 2.366 crianças já haviam sido vacinadas contra poliomielite


Crianças que tenham entre 0 e 4 anos, poderão se vacinar até o dia 11 de novembro nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da Secretaria Municipal de Saúde.
Com exceção da UBS João Aranha, pais ou responsáveis também poderão levar seus filhos para participar da campanha de multivacinação, que busca atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com até 15 anos.
Até quarta-feira (28) 2.366 crianças já ha...

30 Oct 2020

O local agora será usado somente para prática de basquete


Após ser reformada, a quadra de esportes da Praça da Bíblia no Jardim Primavera, foi liberada para uso na noite de quinta-feira (28) reunindo praticantes de basquete.
A Prefeitura construiu uma arquibancada com espaço para pessoas com deficiência, trocou as tabelas, reforçou a estrutura das mesmas, instalou um ponto de hidratação e nova iluminação e o piso foi nivelado, sendo também pintado.
O local agora será usado somente para prática d...

30 Oct 2020

A 9ª etapa do campeonato aconteceu no último sábado (24)

A Copa F-Racers 2020 de kart entrou em sua reta final, neste mês de outubro. A 9ª etapa do campeonato, realizada no último sábado (24), no Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia, começou com os garotos da Cadete e da Mirim, que enfrentaram uma chuva fina no circuito e pista mais escorregadia. Na sequência, ocorreram as provas das categorias KTT e F4, com disputas em pista mais seca.

Arthur Guimarães, da F4 Racers Motorsports, organ...

30 Oct 2020

Essa é a sexta importante recuperação nesse fundo, que totaliza até agora mais de R$ 10 milhões


O Instituto Pauliprev voltou a recuperar investimentos realizados no Fundo TMJ IMA-B FIRF. Desta vez conseguiu amortizar cerca de RS 700 mil em investimentos realizados nesse fundo. Os valores foram creditados na quinta-feira (29) na CEF - Caixa Econômica Federal e aplicados no fundo Caixa Brasil Gestão Estratégica até nova decisão do Conselho Administrativo.
Essa é a sexta importante recuperação ness...

30 Oct 2020

Os profissionais habilitados em diversas modalidades irão atuar nas escolinhas esportivas

Na manhã de segunda-feira (26), 34 educadores esportivos recém contratados pela Administração Municipal, passaram por uma capacitação.

Os profissionais habilitados em diversas modalidades irão atuar nas escolinhas esportivas que retornarão suas atividades a partir do dia 3 de novembro.

As primeiras modalidades a retornarem serão atletismo, tênis de campo, tênis de mesa e as aulas de Fitness no Parque da Amizad...

30 Oct 2020

O pedido foi protocolado por um Guarda Municipal que é candidato a vereador pelo PT

Os vereadores de Paulinia decidiram na última terça-feira (27), manter o subsídio do cargo entre os anos de 2021 e 2024, assim como o valor pago mensalmente ao prefeito, ao vice-prefeito e aos secretários municipais. O texto foi aprovado em segunda discussão e, para virar lei, aguarda agora sanção do Poder Executivo.

O prefeito recebe hoje R$ 23.402,45 (teto do município), enquanto os secretários têm proventos de R...

30 Oct 2020

As mulheres que passaram pelo tratamento contra a dependência em comunidades terapêuticas terão a opção de morar nesta república

Na terça-feira (27) Campinas inaugurou um serviço de proteção social para mulheres reabilitadas após tratamento de dependência química. É uma república feminina, que servirá como residência para elas. O local prestará suporte psicológico e reunirá cursos de capacitação profissional, viabilizando a transição para uma nova vida.

O serviço está ligado ao Programa Recomeço,...

30 Oct 2020

O município está no ranking de cidades pequenas, que é composto por municípios até 104 mil habitantes

O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon lançou a segunda edição do Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL), que tem como objetivo avaliar o preparo de 876 municípios brasileiros para a longevidade da população. Presente no estudo, Paulínia está em 64° lugar no ranking de cidades pequenas, que é composto por municípios até 104 mil habitantes, aproximadamente. De acordo com os r...

30 Oct 2020

As 30 vagas disponíveis são destinadas a universitários de quaisquer cursos das áreas de Humanas, Exatas e Saúde, e o processo seletivo será 100% online


 

Estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio da Boehringer Ingelheim, uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, líder em pesquisa e desenvolvimento. Estudantes matriculados em cursos das áreas de Humanas, Exatas e Saúde têm até o dia 13 de novembro para realizarem suas inscrições pelo site.

Pela segunda vez consecutiva, o proces...

30 Oct 2020

Com transmissão pela internet, o evento possui lotes com valor abaixo da avaliação de mercado

Na próxima terça-feira (3) às 14h, acontece o leilão do Detran da região de Araçatuba. O evento, que é realizado pela empresa Sato Leilões, conta com carros e motos, apreendidos e removidos, com valor abaixo da avaliação de mercado. 

Os lotes serão ofertados para pagamento à vista e estão divididos em duas categorias: documentados e desmonte. Na primeira, disponível para o público em geral, é possível enc...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia