Paulínia terá diversas atividades de conscientização contra o câncer de próstata

As atividades terão início com a caminhada "Juntos Contra o Câncer", no sábado (10)

Após o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção ao câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro começa com um alerta: a importância da prevenção do câncer de próstata. A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou diversas atividades para a Campanha Novembro Azul 2018, criada para despertar a conscientização a respeito da saúde do homem.

As atividades do Novembro Azul terão início com a caminhada "Juntos Contra o Câncer", no sábado (10)­­­­­­ às 8h, com saída programada em frente à Praça do Hospital Municipal com destino ao Parque Zeca Malavazzi. Do dia 26 a 30 de novembro, haverá a Campanha Prevenindo o Câncer de Próstata, com intensificação das consultas programadas e agendadas na Saúde do Homem (Urologia). Dia 28 de novembro, no Espaço da Urologia, será realizado o Dia D do Novembro Azul, com bate papo sobre o Câncer da Próstata. Encerrando as atividades, dia 29 de novembro, o evento Novembrinho Azul será uma ação social com foco na saúde genital e urinária da população infantil masculina de 0 a 15 anos.

Campanha

Neste ano, a Prefeitura de Paulínia uniu as ações do Outubro Rosa e do Novembro Azul para reforçar e intensificar a saúde da mulher contra o câncer de mama e do homem contra o câncer de próstata. O tema da campanha é "Um elo de amor à vida".

Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida para a sociedade e aos homens sobre importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e fazer o exame de toque, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer, realizado em 17 de novembro.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse é o tipo de câncer mais prevalente entre o sexo masculino atingindo um a cada seis homens. Por isso, especialistas recomendam que todos os homens com mais de 40 anos, com caso de câncer de próstata na família, e homens com mais de 45 anos devem participar da campanha.

© 2020 Jornal de Paulínia