Vereadores de Paulínia reabrem CP considerada por desembargador com "caráter retaliativo"

28.09.2018

"Agora eles estão na 'casa às bruxas', alegou o vereador Tiguila Paes, investigado na CP

 

(Internet): Vereador de Paulínia Tiguila Paes (PPS). 

 

 

A Câmara de Paulínia decidiu reabrir a Comissão Processante (CP) 5/2018 para cassar o mandato dos vereadores Tiguila Paes (PPS) e Kiko Meschiaiti (PRB). A liminar de Tiguila foi derrubada. Já Kiko mantém a liminar dele.

 

O desembargador da 9ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Carlos Eduardo Pachi, havia mantido suspensa a Comissão Processante (CP) 05/2018, que apura suposta quebra de decoro parlamentar contra os vereadores Tiguila Paes (PPS) e Kiko Meschiati (PRB). A suspensão da CP foi solicitada pela defesa de Kiko (PRB) e concedida pelo juiz Carlos Eduardo Mendes, da 1ª Vara Cível de Paulínia, no dia 28 de março, para os dois vereadores envolvidos.

 

Na decisão liminar (provisória), o juiz Carlos Eduardo Mendes, afirmou que o vereador Kiko "agiu publicamente e na função de vereador, não se verificando atos que configurassem improbidade administrativa ou até mesmo desvio de finalidade a implicar a formação de comissão processante e recebimento de denúncia para se apurar a quebra de decoro parlamentar", quando, na sessão extraordinária de 26 de fevereiro passado, pautou o afastamento de 13 vereadores, acusados de suposta troca de favores com o prefeito Dixon Carvalho (PP).

 

A defesa do presidente da Câmara de Paulínia, Du Cazellato (PSDB), e do presidente da Comissão Processante, Edilsinho Rodrigues (PSDB), então, recorreu ao TJ argumentando que o recebimento da denúncia e a instalação da CP contra Tiguila e Kiko são atos exclusivos do Poder Legislativo, não sendo cabível ou aceitável a interferência do Poder Judiciário.

 

"[...] Se do ponto de vista formal, a denúncia (contra Tiguila e Kiko) oferecida e aceita aparenta ser regular, pois, em tese, apresenta elementos fáticos que permitem aferir se o impetrante Roberto Aparecido Meschiatti agira em desconformidade com o decoro parlamentar, contudo, não passa despercebido por este Julgador que a verdadeira motivação quanto ao processamento da Denúncia nº 05/18 tem caráter retaliativo, daí a permitir a conclusão que o fator motivador do procedimento está viciado, por conseguinte, viável a intervenção do Poder Judiciário. Nesse contexto, é razoável a decisão de Primeiro Grau que determinou, ao menos por ora, a suspensão da denúncia mencionada nos autos principais", afirmou Pachi e concluiu: "Indefiro, assim, o efeito suspensivo pretendido". 

 

Segunda liminar

 

Como a primeira suspensão da CP contra Tiguila Paes e Kiko Meschiati foi concedida no Mandado de Segurança (MS) impetrado pelo vereador Kiko Meschiati (PRB), a Comissão decidiu continuar apurando a suposta quebra de decoro parlamentar apenas contra o vereador Tiguila Paes.

 

No entanto, o juiz Carlos Eduardo Mendes mandou suspender, também, os trabalhos da Comissão em relação ao vereador Tiguila, até o julgamento final do processo.

 

Em entrevista ao Jornal de Paulínia, Tiguila Paes explicou que seu advogado teve que sair do processo e sem tempo hábil, ele não colocou outro no lugar. Sendo assim o mandato de segurança foi dado como extinto.

 

"Na última sessão eles reabriram a comissão e novamente eu entrei com o mesmo pedido. O MP já deu favorável, ele já tinha dado um favorável anterior. Ele manteve o mesmo parecer e agora estou aguardando a mesma decisão do juiz, para ter novamente um novo mandato de segurança" explicou.

 

"É uma CP que já foi decidida até no TJ, que nada mais é do que uma retaliação política, sem fundamentos legais, pra poder falar que os vereadores Kiko e Tiguila quebraram o decoro. Agora eles estão nas 'caças as bruxas'", disse o vereador Tiguila Paes.

 

Fonte Correio Paulinense

 

 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

7 Aug 2020

Entre eles estão um veículo, conjunto de combate a incêndios, motosserras, tendas, torres de iluminação e geradores elétricos

Por meio da Defesa Civil, a Prefeitura de Paulínia firmou um convênio com o Governo de São Paulo para receber equipamentos que serão utilizados nas ações da secretaria.
Paulínia irá receber um veículo caminhonete pick-up 4x2 adesivada, um conjunto de combate a incêndios de tanque rígido, oito motosserras, quatro tendas, 12 torres de iluminação e três geradores elétricos, q...

7 Aug 2020

No entendimento da Juíza, não se tem comprovação científica na eficácia do remédio contra o coronavírus

Na quarta-feira (5) a juíza Marta Brandão Pistelli, da 2ª Vara Cível de Paulínia, rejeitou o recurso do Ministério Público (MP) para que a Secretaria de Saúde de Paulínia adote o protocolo do Ministério da Saúde sobre o uso cloroquina. Os promotores André Perche Lucke e Verônica Silva de Oliveira recomendaram aos médicos da rede pública para que receitassem a cloroquina e a hidroxicloquina a pa...

7 Aug 2020

Além do tempo previsto para o embarque, o aplicativo também realiza a estimativa de tempo para a chegada no destino dos passageiros

Com apoio da Secretaria de Transportes, a Terra Auto Viação, empresa responsável pelo transporte municipal, disponibilizou um aplicativo que mostra os horários e trajetos das linhas de ônibus na cidade.

O app chama-se CittaMobi e utiliza dados dos aparelhos de GPS instalados nos coletivos para calcular quanto tempo o veículo passará por um ponto indicado pelo usuário.

...

7 Aug 2020

O espaço de compras terá três andares e uma área total de 48 mil m², de acordo com a administração

Na manhã de quinta-feira (6), a Câmara de Vereadores de Campinas aprovou, em 1ª e 2ª discussão, um projeto de lei, de autoria do Executivo, que permite a concessão de uma área do Complexo Ferroviário do município com o objetivo de construir um shopping popular para acolher 1,2 mil camelôs que atuam no Centro. O espaço de compras terá três andares e uma área total de 48 mil m², de acordo com a admini...

7 Aug 2020

Servidores que estão na linha de frente contra a Covid-19 receberão extra de R$ 431,35 mensais

Os vereadores de Paulínia aprovaram na terça-feira (4), em primeira discussão, a proposta com o objetivo de criar adicional de pandemia a todos os servidores da Secretaria Municipal da Saúde. Os profissionais receberão R$ 431,35 mensais enquanto continuar o trabalho de combate ao coronavírus na cidade. O objetivo é o reconhecimento do trabalho e o risco desses trabalhadores durante este momento.

Na...

7 Aug 2020

Artistas e grupos culturais devem fazer o cadastro para ser amparados financeiramente pela Lei Federal Aldir Blanc


O cadastro realizado pela Secretaria de Cultura de artistas, grupos, coletivos e espaços culturais da cidade irá acontecer até o dia 8 de setembro.

O objetivo do cadastro é mapear os munícipes que produzem cultura em Paulínia e também atender uma das exigências da Lei Federal Aldir Blanc, criada para socorrer financeiramente espaços e agentes culturais.

Formulário para cadastros agent...

Em um artigo anterior fiz menção à ciência da Criminologia, aquela que estuda não o crime em si, mas sim, em síntese, as causas e as consequências do crime.

Aqui vou falar um pouco de outra ciência, denominada Vitimologia, que tem estreita relação com aquela, e que se preocupa com o sujeito passivo da infração penal – leia-se vítima, bem como sua participação no evento.

Falando das consequências de um crime, o sujeito passivo passa por três graus de “vitimização”: a primeira delas, por isso denomi...

7 Aug 2020

Enzo tomou a iniciativa de vender suco para ajudar na compra de equipamentos para auxiliar o tratamento de pacientes do novo coronavírus

Neste cenário de pandemia, sentimentos de solidariedade e compaixão têm feito a diferença na vida de muitas pessoas. Na cidade de Artur Nogueira, o pequeno Enzo Tapetti, de apenas 6 anos, mostrou que bondade não tem idade. 

O menino tomou a iniciativa de vender suco na frente de casa para ajudar na compra de equipamentos para auxiliar o tratamento de pacientes do...

7 Aug 2020

Os pets são fofos, carinhosos e fiéis companheiros, mas não costumam combinar com casa limpa o tempo todo


Algumas pessoas querem adotar um bichinho de estimação, mas acabam adiando a chegada do novo membro da família por conta da sujeira. Os pets são fofos, carinhosos e fiéis companheiros, mas não costumam combinar com casa limpa o tempo todo. Quem tem animal de estimação sempre reclama de pelos, sujeira e brinquedos espalhados pela casa. Sim, é realmente bem difícil manter a casa limpa e organi...

7 Aug 2020

Todo processo será online e até 1.000 estudantes poderão ser contratados

As inscrições para o Programa Municipal de Estágio, que será realizado pela Prefeitura de Paulínia, terão início no dia 14 de agosto pelo site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), entidade que está à frente do processo seletivo.

Todo processo será online e até 1.000 estudantes poderão ser contratados, sendo que 500 serão remunerados (cursos com estágios não obrigatórios) e 500 não serão remunerados (cursos com estág...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia