Ministério do Trabalho realiza fiscalização na Replan após explosão

06.09.2018

Nos últimos 12 meses, a Replan passou por duas fiscalizações do MTE, feitas a partir de denúncias do sindicato e da mídia

 

As condições de segurança e saúde oferecidas pela Replan, estão na mira do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Na última segunda-feira (3), duas semanas após a explosão, auditores fiscais da Superintendência Regional do Trabalho no estado de São Paulo iniciaram uma vistoria surpresa na indústria de refino de petróleo.

 

Anildo Passos, coordenador do Projeto Riscos Químicos do MTE, afirma que a preocupação do Ministério do Trabalho e da Auditoria Fiscal do Trabalho é se antecipar aos problemas que colocam em risco a vida de trabalhadores.

 

Além dos auditores fiscais do trabalho, a direção do sindicato da categoria de funcionários (Sindipetro) e representantes do Ministério Público também acompanharam a vistoria.

 

Segundo informou o MTE, sem revelar detalhes, a vistoria durou três horas e terminou por volta das 17h30.

 

(Paulo Gonçalves / EPTV): Fiscalização na Replan teve início na tarde desta segunda-feira (3).

 

 

Fiscalização antecipada

 

De acordo com os auditores fiscais do trabalho do MTE, a vistoria já era prevista para acontecer esse ano em um calendário do Grupo de Refinarias, parte do Projeto Riscos Químicos, da Superintendência Regional. Os trabalhos foram antecipados por conta do acidente.

 

"Essa ação é planejada e o acidente é um dos itens. A gente tem outros itens além do acidente. Atmosfera explosiva, exposição ao benzeno, condições de trabalho em geral", afirma Anildo Passos.

 

São, ao todo, quatro auditores, sendo dois da gerência de Campinas e outros dois da equipe fixa do Grupo de Refinarias, das cidades de São José dos Campos e São Bernardo do Campo. Um médico do trabalho também integra a equipe, mas não participa presencialmente da vistoria. Ele atuará na elaboração do laudo final.

 

A primeira etapa da fiscalização durou quatro dias e será concluída, portanto, nesta quinta-feira (6). Ela consiste na solicitação e análise de documentos, preparo de equipamentos de segurança, questionamento do processo produtivo e vistoria em toda a unidade.

 

A segunda etapa, para avaliação de tudo o que foi constatado na vistoria, pode levar até quatro meses, mas o órgão acredita que a conclusão final seja feita antes desse prazo. Cinco eixos principais de fiscalização serão analisados pelos auditores.

 

Atmosferas explosivas - líquidos inflamáveis que geram vapores inflamáveis configuram uma atmosfera explosiva e equipamentos e processos elétricos podem gerar fontes de ignição. A inspeção vai verificar esses riscos.

Benzeno - substância química usada em líquidos de processos na operação da refinaria que pode causar danos ao trabalhador e doenças, como câncer. A exposição ao benzeno precisa estar dentro de limites.

 

NR13 - Norma que cuida de caldeira, vasos de pressão e tubulações. O MTE verifica se a empresa está dentro de parâmetros.

 

Terceirizadas - Verifica em quais processos produtivos estão inseridos, a relação entre as terceirizadas e os empregados.

 

Controle médico de saúde ocupacional - médico avalia as condições médicas e de exposição do trabalhador.

Além das condições de trabalho, a fiscalização inclui o cumprimento das Normas Regulamentadoras aplicáveis. Nos últimos 12 meses, a Replan passou por duas fiscalizações do MTE, feitas a partir de denúncias do sindicato e da mídia, sendo a última por conta de uma parada emergencial ocorrida em novembro do ano passado.

 

O que diz a Petrobras?

 

Por meio de assessoria, a empresa alegou que não houve surpresa na vistoria e que foi notificada em 31 de agosto pela gerência regional do Ministério para apresentar documentos, que já foram disponibilizados. "A Petrobras já se colocou à disposição para colaborar com as inspeções dos órgãos públicos competentes e reforça seu compromisso com a segurança da força de trabalho, operações e instalações, adotando padrões da indústria mundial de petróleo", diz nota ao citar que as unidades não afetadas pelo incidente estão em operação. O MTE, contudo, nega avisa prévio.

 

Além disso, a empresa defendeu que mantém número de trabalhadores necessário e suficiente para garantir segurança e eficiência das plantas industriais. "Petrobras reitera que os seus contratos de serviço estão em conformidade com a legislação vigente e cumpre integralmente todas as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego", informa trecho.

 

Fonte G1

 

 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

18 Sep 2020

Com filmes nostálgicos e blockbusters, ingressos custarão entre R$ 5 e R$ 20

Desde 10 de setembro, 13 novas cidades entram no circuito da programação do Festival “De Volta Para o Cinema”, parte do projeto #JuntosPeloCinema. Com curadoria do crítico Érico Borgo, a ação marca a reabertura de cinemas que já estão preparados para receber o público respeitando todos os protocolos de segurança e bem-estar estabelecidos pelos governos locais, com procedimentos bastante similares aos aplicados em todo o...

18 Sep 2020

Convênio entre o município e a União aumenta a eficiência na Gestão Tributária

A Secretaria de Negócios da Receita foi responsável pela celebração de um convênio entre o Município de Paulínia e a União, para cobrança de créditos tributários pertencentes ao Governo Federal. Como a União possui um patamar mínimo de cobrança judicial, esses créditos podem ser cobrados pelo Município, que ficará responsável pelo gerenciamento de todo o processo judicial e por todos os valores eventualmente recebidos.

...

18 Sep 2020

A atual Administração trabalha para revitalizar todo o espaço que terá playground, lanchonete e banheiros com acessibilidade

Na última semana, a Prefeitura de Paulínia começou a desmontar a estrutura existente no píer do Mini Pantanal. O objetivo é construir um novo prédio e entregar a obra em 90 dias.

O local que estava abandonado desde 2014, quando os passeios de catamarã foram suspensos, após, seus motores serem roubados, já foi alvo de inúmeras invasões.

A atual Administração trabalha para...

18 Sep 2020

Prefeitura de Paulínia desde o início adotou uma série de medidas para resguardar a população e principalmente os profissionais da área de saúde

Segundo levantamento realizado no último sábado (12) pelo site Notícias de Paulínia aponta que a quantidade de recuperados da Covid-19 em Paulínia superou a dos que estão ativos para a doença, entre os dias 6 a 12 de setembro. Entre os casos confirmados, 3.095 estão recuperados e 3.313 estão com o coronavírus.

Está é a segunda semana consecutiva que o núm...

18 Sep 2020

O objetivo da Administração é estender o trabalho para outros locais da cidade, como já vem ocorrendo

A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Transportes de Paulínia está realizando o serviço de pintura de solo e sinalização em diversas ruas da cidade. Três bairros foram contemplados com a ação realizada nas últimas semanas. 

As sinalizações e pintura ocorreram no Santa Terezinha, mas imediações da igreja, no Monte Alegre e no São José, no balão Avenida João Vieira com José Pucinelli....

18 Sep 2020

No domingo (20) haverá um plantio de mudas que será feito por ciclistas, moradores da região e alunos do Paulínia Racing

O pump track do Residencial Olinda foi finalizado nesta semana. Construído pela Administração com apoio do Paulínia Racing Team, a pista recebeu impermeabilização e ao redor a grama foi replantada. Placas de sinalização também foram instaladas.

No domingo (20) haverá um plantio de mudas que será feito por ciclistas, moradores da região e alunos do Paulínia Racing Team com a orie...

18 Sep 2020

Os cachorros costumam dormir dez horas, no mínimo, sem contar os cochilos que podem duras cerca de meia hora

Assim como os humanos, os cães também precisam ter boas horas de sono para recarregar as energias – tanto físicas quanto mentais. Os cachorros costumam dormir dez horas, no mínimo, sem contar os cochilos que podem duras cerca de meia hora. Mas diversos fatores podem influenciar o tempo de sono.

Fatores que podem influenciar

Ambientes mais silenciosos e escuros são muito mais atraentes para t...

18 Sep 2020


Inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet

Por meio do programa Progredir, o Ministério da Cidadania está ofertando 14 mil vagas, de para pessoas que são atendidas pelo Bolsa Família e estão inscritas no Cadastro Único do governo federal. Segundo a pasta, estão abertas vagas comércio, indústria, construção civil, entre outras áreas.

A maior parte dos postos de trabalho não exige experiência ou alto nível de escolaridade. Além de participar do Bolsa Família e do Cadastro Único, o int...

18 Sep 2020

O abrigo está passando por um momento difícil e impossibilitado de realizar eventos para ajudar com os gastos da instituição

Mais uma vez, o Lar dos Idosos Irmã Rosália localizado em Cosmópolis, está aqui pedindo ajuda com doação de fraldas geriátricas tamanho G e XG.

“Hoje usamos em média 200 fraldas por semana e não está sendo fácil manter”, disse a representante do Lar.

Segundo os responsáveis, o abrigo está passando por um momento difícil e impossibilitado de realizar eventos para ajudar com os...

18 Sep 2020

Segundo apurações, o acidente ocorreu na área da forjaria da empresa

Um líder de produção de 26 anos, morreu após um acidente de trabalho que ocorreu no interior da empresa metalúrgica Villares Metals, no Jardim Santa Carolina, na região do Maria Antonia, em Sumaré, na tarde da quarta-feira (16). As primeiras apurações dão conta que o acidente ocorreu na área da forjaria da empresa.
O corpo da vítima foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) de Americana para a realização de exame necroscópi...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia