Ministério do Trabalho realiza fiscalização na Replan após explosão

06.09.2018

Nos últimos 12 meses, a Replan passou por duas fiscalizações do MTE, feitas a partir de denúncias do sindicato e da mídia

 

As condições de segurança e saúde oferecidas pela Replan, estão na mira do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Na última segunda-feira (3), duas semanas após a explosão, auditores fiscais da Superintendência Regional do Trabalho no estado de São Paulo iniciaram uma vistoria surpresa na indústria de refino de petróleo.

 

Anildo Passos, coordenador do Projeto Riscos Químicos do MTE, afirma que a preocupação do Ministério do Trabalho e da Auditoria Fiscal do Trabalho é se antecipar aos problemas que colocam em risco a vida de trabalhadores.

 

Além dos auditores fiscais do trabalho, a direção do sindicato da categoria de funcionários (Sindipetro) e representantes do Ministério Público também acompanharam a vistoria.

 

Segundo informou o MTE, sem revelar detalhes, a vistoria durou três horas e terminou por volta das 17h30.

 

(Paulo Gonçalves / EPTV): Fiscalização na Replan teve início na tarde desta segunda-feira (3).

 

 

Fiscalização antecipada

 

De acordo com os auditores fiscais do trabalho do MTE, a vistoria já era prevista para acontecer esse ano em um calendário do Grupo de Refinarias, parte do Projeto Riscos Químicos, da Superintendência Regional. Os trabalhos foram antecipados por conta do acidente.

 

"Essa ação é planejada e o acidente é um dos itens. A gente tem outros itens além do acidente. Atmosfera explosiva, exposição ao benzeno, condições de trabalho em geral", afirma Anildo Passos.

 

São, ao todo, quatro auditores, sendo dois da gerência de Campinas e outros dois da equipe fixa do Grupo de Refinarias, das cidades de São José dos Campos e São Bernardo do Campo. Um médico do trabalho também integra a equipe, mas não participa presencialmente da vistoria. Ele atuará na elaboração do laudo final.

 

A primeira etapa da fiscalização durou quatro dias e será concluída, portanto, nesta quinta-feira (6). Ela consiste na solicitação e análise de documentos, preparo de equipamentos de segurança, questionamento do processo produtivo e vistoria em toda a unidade.

 

A segunda etapa, para avaliação de tudo o que foi constatado na vistoria, pode levar até quatro meses, mas o órgão acredita que a conclusão final seja feita antes desse prazo. Cinco eixos principais de fiscalização serão analisados pelos auditores.

 

Atmosferas explosivas - líquidos inflamáveis que geram vapores inflamáveis configuram uma atmosfera explosiva e equipamentos e processos elétricos podem gerar fontes de ignição. A inspeção vai verificar esses riscos.

Benzeno - substância química usada em líquidos de processos na operação da refinaria que pode causar danos ao trabalhador e doenças, como câncer. A exposição ao benzeno precisa estar dentro de limites.

 

NR13 - Norma que cuida de caldeira, vasos de pressão e tubulações. O MTE verifica se a empresa está dentro de parâmetros.

 

Terceirizadas - Verifica em quais processos produtivos estão inseridos, a relação entre as terceirizadas e os empregados.

 

Controle médico de saúde ocupacional - médico avalia as condições médicas e de exposição do trabalhador.

Além das condições de trabalho, a fiscalização inclui o cumprimento das Normas Regulamentadoras aplicáveis. Nos últimos 12 meses, a Replan passou por duas fiscalizações do MTE, feitas a partir de denúncias do sindicato e da mídia, sendo a última por conta de uma parada emergencial ocorrida em novembro do ano passado.

 

O que diz a Petrobras?

 

Por meio de assessoria, a empresa alegou que não houve surpresa na vistoria e que foi notificada em 31 de agosto pela gerência regional do Ministério para apresentar documentos, que já foram disponibilizados. "A Petrobras já se colocou à disposição para colaborar com as inspeções dos órgãos públicos competentes e reforça seu compromisso com a segurança da força de trabalho, operações e instalações, adotando padrões da indústria mundial de petróleo", diz nota ao citar que as unidades não afetadas pelo incidente estão em operação. O MTE, contudo, nega avisa prévio.

 

Além disso, a empresa defendeu que mantém número de trabalhadores necessário e suficiente para garantir segurança e eficiência das plantas industriais. "Petrobras reitera que os seus contratos de serviço estão em conformidade com a legislação vigente e cumpre integralmente todas as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego", informa trecho.

 

Fonte G1

 

 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

29 May 2020

Valor será somado ao imposto devido na declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física de 2021

Para uma pequena parte das pessoas que recebem o auxílio emergencial do governo federal, o benefício será considerado um empréstimo do poder Executivo e terá de ser devolvido em 2021.

A medida vale para quem receber, até o fim deste ano, valores tributáveis acima do limite de isenção do Imposto de Renda de Pessoa Física – brasileiros que recebem salário mensal inferior a R$ 1.903 e não têm outras fontes...

29 May 2020

É muito comum me questionarem qual seria a solução para a criminalidade, como combatê-la. Infelizmente, meus amigos, não tenho uma fórmula mágica. Aliás, acho que todos perceberam, ninguém tem.

Inicialmente, temos que levar em conta que ninguém combate de forma eficaz um inimigo sem antes conhecê-lo, ainda que superficialmente. Pois bem, existe uma ciência, chamada criminologia, que estuda o crime sob o aspecto social: suas causas e consequências.

Uma das mais importantes correntes da criminologia...

29 May 2020

Adotar um cão ou gato é  um ato de grande responsabilidade, que implica um compromisso que dura toda a vida do animal


1. Converse com sua família antes de adotar para saber se todos estão de acordo.
Levando em conta que tempo médio de vida do animal é de 12 anos, todos da família precisam estar de acordo, precisam entender que aquele animal precisará de recursos para mantê-lo e estabelecer quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.

2. Escolha um novo amigo que melho...

29 May 2020

O homem entrou em contato com a família a partir do próprio número de celular pedindo um resgate

Na última quarta-feira (27), um homem foi preso em flagrante em Americana por simular o próprio sequestro. Ele foi localizado na quarta-feira em uma casa no bairro São Domingos após a família procurar a polícia em busca de ajuda.

De acordo com a Polícia Civil, o homem entrou em contato com a família a partir do próprio número de celular pedindo um resgate de R$ 10 mil. Os familiares então procuraram a...

29 May 2020

A direção do HMP ressalta que serão tomadas medidas de contenção para evitar aglomerações no local

O Hospital Municipal de Paulínia realiza na próxima quarta-feira (3) uma nova campanha de doação de sangue das 8h30 às 12 horas. Serão distribuídas 100 senhas por ordem de chegada. 

A direção do HMP ressalta que serão tomadas medidas de contenção para evitar aglomerações no local. O uso de máscara é obrigatório. Todo os profissionais envolvidos na atividade estarão devidamente paramentados e haverá á...

29 May 2020

É preciso levar o recipiente de um ou dois litros, já limpo e seco, pronto para ser preenchido

Neste domingo (31), entre às 9h30 e 13h - ou enquanto durar o estoque - estará acontecendo uma campanha solidária na cidade de Paulínia. A iniciativa partiu do empresário, Conrado Mioni, proprietário da Cerveja Sonora. A ação tem como objetivo arrecadar alimentos para doações para o Fundo Social de Solidariedade de Paulínia. 

Para quem tiver o interesse de ajudar com as doações, pode ir até a Avenida Jos...

29 May 2020

O próprio assassino teria confessado o crime e levado a Polícia Civil até ao local onde havia deixado o corpo da vítima

Uma mulher de 35 anos, moradora de Campinas, foi assassinada possivelmente por estrangulamento pelo próprio namorado no último domingo (24). O assassino teria levado o corpo da jovem até um matagal no Parque Brasil 500, em Paulínia. O crime ocorreu no domingo, mas o corpo da vítima só foi localizado na terça-feira (26).

O próprio criminoso, morador da região do Matão, esteve no 3...

29 May 2020

A medida autoriza a flexibilização com restrições a partir de 1 de junho

Com a divulgação do plano de retomada gradual das atividades no Estado de São Paulo na quarta-feira (27), a região de Campinas foi classificada na zona laranja, a segunda fase dentre cinco previstas até a normalização de todas as atividades no estado. A medida autoriza a flexibilização com restrições a partir de 1 de junho.

A classificação das regiões do estado por cores serve para indicar aos prefeitos de...

29 May 2020

Objetivo é orientar comerciantes e a população em geral sobre a necessidade de tomar alguns cuidados, depois da flexibilização do comércio


A Prefeitura de Paulínia iniciou na quinta-feira (28) a entrega de uma cartilha com informações para um convívio responsável em tempos de coronavírus. O objetivo é orientar comerciantes e a população em geral sobre a necessidade de tomar alguns cuidados, depois da flexibilização do comércio, reforçando um trabalho iniciado em março.

A entrega teve início nos c...

29 May 2020

A Secretaria também deseja reformar as quadras, que há anos não recebem manutenção

A Secretaria Municipal de Esportes, nos últimos 15 dias, realizou melhorias em duas praças esportivas da cidade.

No campo de futebol do Jardim Flamboyant (Nosso Teto), usado por um projeto social, foram instaladas telas.

Nas quadras de tênis do Itapoan, os banheiros do local receberam nova pintura, as portas foram trocadas, a rede de esgoto foi ligada e houve a troca da parte elétrica e hidráulica. Um bebedouro també...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia