Paulínia tem mais de 73 mil eleitores, e a maioria é formada por mulheres

24.08.2018

Nesta eleição, o município terá cinco candidatos concorrendo ao cargo de deputado estadual

 

Segundo dados recentes divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o município de Paulínia tem 73.171 eleitores.

O eleitorado na cidade aumentou 5,25% nos últimos quatro anos, passou de 64.154 votantes em 2014 para 73.171 eleitores em 2018. A maioria é formada por mulheres, com 51,7% (37.382). Os homens são 48,2% (35.268).

 

Do total, 20.494 mil podem ser identificados pela biometria e possuem o cadastro biométrico. O número representa 28,63% do total de eleitores. A cidade não possui nenhum tipo de identificação do eleitor: biometria e híbrida.

 

Além disso, 3 eleitores (transexual/travesti) serão reconhecidos, pela primeira vez, por meio do nome social impresso no título de eleitor e no caderno de votação, conforme decisão aprovada pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em março deste ano.

 

Escolaridade


Somados os analfabetos e os eleitores que apenas leem e escrevem, 4,41% do total do eleitorado não terminou o ensino fundamental. O maior grupo isolado é de pessoas com ensino fundamental incompleto, com 18.872 eleitores, ou 25,79%. Apenas 9,95% (7.277 mil) dos paulinenses aptos a votar completou o ensino superior.

 

De acordo com o TSE, a maioria dos eleitores paulinenses é composta por adultos entre 25 e 44 anos, somando 32.282 ou 44,12%. Em Paulínia há ainda 471 eleitores (0,64%) com idade com 16 e 17 anos que tiraram o título de eleitor, mesmo sem ser obrigados a exercer o voto. Em 2014, o número de jovens com menos de 18 anos era de 782, ou 1,13% do total. Isso significa que houve uma grande redução desse grupo neste próximo pleito.

 

São 4.047 idosos (5,54%) com mais de 70 anos com o documento que também não têm a obrigatoriedade de comparecer nas urnas no dia 7 de outubro, no primeiro turno.

 

Candidatos

 

Nesta eleição, Paulínia terá cinco candidatos concorrendo ao cargo de deputado estadual. São eles Sanzio Rodrigues (MDB), Valdirene Mira (PHS), Dr. Marcelo Amici Jorge (PRP), Miriam Antunes (Partido Novo) e o vereador atuante, Marcelo Ferraz D2 (PROS).

 

Títulos cancelados


Sem o título regularizado, não é possível se inscrever em concursos públicos, assumir cargos públicos, obter passaporte ou carteira de identidade, entre outros serviços. Se o eleitor não estiver quite com a Justiça Eleitoral não poderá tirar sua certidão de quitação eleitoral e sofrerá os seguintes impedimentos:


– tomar posse em concurso público;
– receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos, se for servidor público;
– participar de concorrência pública;
– obter empréstimo, desde que não se trate de instituição bancária privada;
– obter passaporte ou CPF, caso tenha mais de 18 anos; no caso do passaporte, também não é possível renová-lo
– matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, caso tenha mais de 18 anos
– além disso, o eleitor com título cancelado não pode votar;

 

Esses e outros dados estatísticos atualizados das eleições de 2018 podem ser conferidos em página lançada pelo TSE desde o dia 1º de agosto.

 

Fonte: Notícias de Paulínia/TSE

 

 

(Ilustrativa): Do total, 20.494 mil podem ser identificados pela biometria e

possuem o cadastro biométrico.

 

 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

20 Nov 2020

Cazellato e Sargento Camargo foram reeleitos com 26.932 dos votos válidos

No último domingo (15), Du Cazellato (PL) foi reeleito prefeito de Paulínia com 26.932 votos, o que representa 48,19% dos votos válidos. Agora, ao lado de seu vice Sargento Camargo (PSL), ficará à frente da Prefeitura por mais quatro anos. A posse do novo mandato ocorre no dia 1º de janeiro de 2021.

Du Cazellato venceu a eleição suplementar em Paulínia no ano passado e, pela segunda vez seguida, a candidata Nani Moura (MDB),...

20 Nov 2020

Das 15 vagas da Casa de Leis, 53,33% foram renovadas

As eleições municipais deste ano registraram uma renovação na Câmara de Vereadores de Paulínia. Das 15 vagas da Casa de Leis, 53,33% foram renovadas. Esse número representa 8 novos vereadores em relação a eleição de 2016 no município.

Os novos vereadores que entraram foram: Fábio da Van (Cidadania), Alex Eduardo (Solidariedade), Professor Gibi (PTB), Pedro Bernarde (Cidadania), Messias Boi (PL), Helder Pereira (PL), Grilo (MDB) e Cícero Luiz de...

20 Nov 2020

A audiência pública será no Plenarinho e a entrada é aberta ao público, mas com limite de 50 lugares

A audiência pública para decidir o orçamento 2021, que estava marcada para acontecer no dia 19, foi adiada para 30 de novembro (segunda-feira) às 15h.

O debate acontece a pedido da Comissão de Finanças e Orçamento, uma oportunidade para os vereadores ouvirem a população e analisarem eventuais mudanças antes de votarem a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA), em dezembro.

A Prefeitura definiu que...

20 Nov 2020

A campanha ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), exceto no João Aranha

A campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo foi prorrogada até o dia 30 deste mês. A campanha ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), exceto no João Aranha. Usuários desta unidade podem procurar pelas UBS’s São José, Jardim Planalto ou Jardim Amélia.

Quem poderá se vacinar:

Poliomielite: crianças de 1 a 4 anos

Multivacinação: crianças e adolescentes menores que 15 anos

Sarampo: 6 meses a 49...

20 Nov 2020

Podem enviar cartinhas para a campanha crianças de até 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade social

Os Correios lançaram na quarta-feira (18) a campanha do Papai Noel, com adoção de cartinhas totalmente virtual para seguir os protocolos de segurança contra o coronavírus.

Podem enviar cartinhas para a campanha crianças de até 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade social. As cartas devem ser manuscritas e, depois, fotografadas ou digitalizadas para envio ao site da campanha (http...

20 Nov 2020

A quadra que fica ao lado do campo de futebol do bairro, terá área de aquecimento, chuveiro e iluminação para uso noturno

A Secretaria de Esportes está construindo uma quadra de areia para prática de futevôlei e vôlei no bairro Vila Bressani.

A quadra que fica ao lado do campo de futebol do bairro, terá área de aquecimento, chuveiro e iluminação para uso noturno.

No campo serão instalados banco de reservas e um ponto de hidratação.

A Administração também finalizará a construção dos vestiários. Após...

20 Nov 2020

A mudança tributária e a pandemia do novo coronavírus foram os principais assuntos discutidos
 


O prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, recebeu na manhã de quarta-feira (18), prefeitos eleitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Durante a reunião foram discutidos os projetos em andamento no Congresso Nacional. Também esteve presente o presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC e atual prefeito de Santa Bárbara D’Oeste, Denis Andia.
...

20 Nov 2020

João Alécio competirá na categoria Cadete (8 a 11 anos) no próximo sábado (21)

O atleta de kart João Alécio (11 anos), de Paulínia, é um dos pilotos que representará a cidade na 4ª e última etapa da Copa Speed Park, em Birigui), o Open do 55º Campeonato Brasileiro de Kart 2020, neste sábado (21).

Alécio participará da abertura da principal competição da modalidade no País na categoria Cadete (8 a 11 anos) pela equipe Ken Racing/F4 Motorsports, baseada no Kartódromo Internacional San Marino, e terá...

20 Nov 2020

Para participar e contribuir com essas duas importantes causas, basta pedir um Big Mac por qualquer canal de venda do McDonald’s

Acontece neste sábado (21) em Paulínia e em todo o Brasil o McDia Feliz, quando a renda gerada com a venda de sanduíches Big Mac nos restaurantes McDonald’s é destinada para iniciativas voltadas à luta contra o câncer infantojuvenil, lideradas pelo Instituto Ronald McDonald, e para diversos projetos com foco na educação de crianças e adolescentes apoiados pelo Instituto...

20 Nov 2020

Os custos mensais para produção de suínos e de frangos tiveram mais um aumento este mês

Os custos mensais para produção de suínos e de frangos tiveram mais um aumento este mês. Isso significa que, em breve, esse aumento será repassado para o consumidor pelos mercados e açougues. Em outubro, o ICPSuíno chegou aos 352,95 pontos, +14,98% em relação a setembro, superando o então recorde nominal do índice, de 306,95 pontos, que também era do nono mês de 2020. Já o ICPFrango fechou o outubro nos 328,76...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia