Justiça mantém cassação de Dixon Carvalho e Sandro Caprino

17.08.2018

A condenação em primeira instância ocorreu em setembro do ano passado

 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) decidiu manter a cassação do mandato do prefeito Dixon Carvalho (PP) e do vice-prefeito Sandro Caprino (PRB), por abuso de poder econômico nas eleições de 2016, após negar recurso na última quarta-feira (15). Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

"O abuso foi caracterizado pelo desacordo entre o valor declarado nas prestações de contas da campanha e aquele efetivamente colocado à disposição do candidato, bem como por doações irregulares dissimuladas através de negócios jurídicos imobiliários sucessivos realizados com a campanha eleitoral já em curso", diz a nota da assessoria do TRE-SP.

 

A condenação em primeira instância ocorreu em setembro do ano passado. Na época, o Ministério Público (MP) também reivindicou a inelegibilidade do chefe do Executivo por oito anos, mas o pedido foi negado. Dixon e Caprino seguem no cargo pelo menos até que o acórdão seja publicado e nele esteja determinado quando os dois devem ser afastados da administração municipal.

Outro lado 


A defesa do prefeito Dixon, o advogado Ricardo Vitta Porto, disse que "serão oportunamente apresentados os recursos cabíveis, a fim de que Dixon continue exercendo o cargo até o julgamento final pelo Tribunal Superior Eleitoral". Vita Porto explicou ainda que os recursos empregados na campanha eleitoral de 2016 são "provenientes da venda de um imóvel de propriedade do prefeito há mais de 30 anos. Ressalta, também, que os recursos usados na campanha são regulares e que tal fato será demonstrado perante o Poder Judiciário".

 

De acordo com a defesa, Dixon vendeu um terreno de sua propriedade, por R$ 1 milhão, para pagar as despesas da campanha, conforme consta em sua defesa. 

 

Dixon Carvalho e Sandro Caprino foram eleitos em 2016 com 17.798, total que representou 34,37% dos válidos.

18 pedidos de cassação em 1 ano e meio

 

A Câmara de Paulínia tem se notabilizado pelo número de pedidos de instalação de CPs (Comissões Processantes) a que tem sido obrigada a analisar desde o início de 2017.

 

Do começo da atual legislatura em janeiro do ano passado até agora, a Câmara chegou a registrar 18 pedidos de abertura de CPs. Destes, oito foram aceitos. Das 18 solicitações, dez citavam o prefeito Dixon Carvalho (PP). 
Mas houve também, pedidos contra o vice-prefeito Sandro Caprino e a maioria dos 15 vereadores.


A que mais chamou a atenção por conta do ineditismo, teve origem numa ação popular acatada pela justiça. O MP (Ministério Público) passou a investigar 13 vereadores, suspeitos de terem barrado a instalação de uma CP contra o prefeito.

 

Para arquivar o processo, eles teriam negociado cargos. O pedido sequer chegou a ser votado em plenário.
Até que o juiz Carlos Eduardo Mendes, da 1ª Vara, determinou que o pedido do cidadão fosse analisado pelo plenário da Câmara, o que ocorreu em fevereiro deste ano.


Dixon também responde a uma outra CP, desta vez, por suposta pedalada fiscal. Ele teria editado 22 decretos ilegais e remanejado R$ 330 milhões do orçamento de forma irregular. Ele nega as irregularidades.

 

(Rede Social): A condenação é por abuso de poder econômico e captação ilícita de recursos de campanha durante as eleições municipais de 2016.

 

 

Outras


O vice prefeito Sandro Caprino foi citado em dois dos pedidos de CP – um deles no ano passado e outro este ano. O primeiro foi arquivado, mas o segundo está em tramitação. Caprino é acusado de interferir na CP que apurava irregularidades de Dixon.


Juntos, os vereadores Tiguila Paes (PPS) e Kiko Maschiati (PRB) foram alvos de cinco pedidos de abertura de CP.

 

Presidente Du Cazellato diz que política é judicializada

 

O presidente da Câmara de Paulínia, Dú Cazellato (PSDB) se mostrou irritado com o excesso de pedidos de abertura da Comissões Processantes. "É preciso que as pessoas aceitem os resultados das urnas e parem de judicializar a disputa política", disse ele ao Metro Jornal.


Para Cazellato, há indícios de que se trata de uma disputa política. "Há denúncias que foram feitas por inimigos declarados do prefeito Dixon (Carvalho). A cidade vive esse clima desde a outra gestão e isso precisa ter um fim", acrescenta.


O prefeito Dixon Carvalho diz que a disputa atrapalha. "O alarmante número de pedidos de abertura de comissões processantes registrados até o momento sustenta um infindável clima de insegurança política que afeta o dia a dia dos funcionários públicos, prejudicando diretamente a qualidade dos serviços prestados à população", disse.


"Anseio pelo dia em que as guerras pelo poder serão deixadas de lado e que nossos oponentes respeitem a decisão democrática tomada nas urnas", disse.

 

Fontes G1/Blog da Rose

 

 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

23 Oct 2020

Prefeito Du Cazellato autorizou a aquisição de 12.000 planos pelo período de seis meses em razão das aulas presenciais suspensas pela pandemia

O prefeito Du Cazellato (PL) autorizou a aquisição de 12.000 planos da operadora Tim S/A , com franquia mensal de 10GB de internet e serviço de voz ilimitado, para alunos da rede municipal de ensino.

Segundo o extrato do contrato, a ação é visando a melhoria do acesso aos conteúdos pedagógicos inseridos pela Secretaria Municipal de Educação na plataforma re...

23 Oct 2020

Além dos benefícios à autoimagem, o uso do lenço age positivamente no tratamento da paciente

Muitas mulheres, enquanto enfrentam o tratamento contra o câncer, relatam que um dos momentos emblemáticos é quando começam a cair os cabelos e, com eles, uma parte importante da autoestima. Sentir-se feminina importa muito na qualidade de vida e recuperação das pacientes; foi por isso, que durante o Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, que o laborató...

23 Oct 2020

Executivo municipal é responsável por gestão dos serviços públicos

Em 2020, aproximadamente 148 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas em novembro para escolher prefeitos e vereadores. Mas você sabe o que faz um prefeito? Representante máximo do Poder Executivo municipal, é ele quem comanda a administração da cidade e é o responsável pela gestão dos serviços públicos do município como educação, saúde, transporte e limpeza pública, entre outros.

Muitas dessas políti...

23 Oct 2020

Os Cães de Serviço são divididos por categorias, cada um com suas particularidades, mas todos igualmente especiais e importantes


Os Cães de Serviço são divididos por categorias, cada um com suas particularidades, mas todos igualmente especiais e importantes. Existem os cães treinados para auxiliar autistas, para diabéticos, de alerta e de mobilidade.

Os cães para autistas aprendem a deitar no chão, impedindo que uma criança saia correndo e fuja. Os cães para diabéticos avisam quando há grandes...

23 Oct 2020

A motorista, que veio a óbito no local, era técnica de enfermagem do Caism, da Unicamp

Na tarde da última quinta-feira (22), um grave acidente matou duas pessoas na Rodovia Virginia Viel Campo Dall'Orto (SPA 115/330), em Sumaré. Entre as vítimas está o gerente da Secretária de Serviços Públicos do município, Rildo José Sanches, de 52 anos.

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, a colisão ocorreu por volta de 13h20, na região do bairro Chácara Bela Vista.

A condutora de um Renault Clio trafegav...

23 Oct 2020

A praça do Bom Retiro também foi beneficiada com nova pintura e areia na área dos brinquedos


Os trabalhos de recuperação dos campos de futebol da cidade, foram concluídos pela Prefeitura de Paulínia nesta semana em mais dois locais.

Os bairros Vila Nunes e Bom Retiro agora contam novos campos de futebol. A Secretaria de Esportes reformou o alambrado, instalou ponto de hidratação, trocou as redes dos gols de ambos os locais. No Vila Nunes também foi feita a marcação do solo.

A praça do Bom Reti...

23 Oct 2020

Os trabalhos realizados pela Prefeitura já passaram por ruas do Jardim Itapuã, Centro, José Paulino Nogueira, Monte Alegre 3 e São José

O trabalho de pintura do solo realizado pela Administração Municipal nesta semana atendeu vias do Jardim Vista Alegre, Monte Alegre 1, Nova Paulínia e São José.

Trechos das Avenidas dos Trabalhadores e dos Expedicionários estão entre os locais que receberam melhorias de sinalização, além do cruzamento entre as Ruas Santa Cruz e 9 de Julho.

A Secretaria de Trans...

23 Oct 2020

A live será transmitida na página do Facebook do CMDM

Nesta sexta-feira (23) às 19h30 o Conselho Municipal do Direito da Mulher de Paulínia realiza um bate papo com Adhara Campos Vieira sobre “As Constelações Familiares e a Violência Doméstica”.

A convidada é Mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília, graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB), Bacharel em Direito, autora do livro “A constelação no Judiciário” e Presidente da Associação Brasileira de Constela...

16 Oct 2020

A licença de instalação deverá ser emitida em breve, o que possibilitará o começo das obras

O início das obras de construção do novo sistema viário que vai ligar a região do Monte Alegre ao João Aranha, está cada dia mais próximo para a população paulinense.

Na quinta-feira (15) a Prefeitura de Paulínia publicou na edição 1549 do Semanário Oficial, a Licença Prévia 1/2020, emitida pela Secretaria de Meio Ambiente, com validade de dois anos.  A Comissão de Licenciamento da Prefeitura de Paulínia, c...

16 Oct 2020

Estudos mais recentes indicam que as crianças são as mais contaminadas e mais assintomáticas para o coronavírus, com uma taxa de aproximadamente 70%

A Prefeitura Municipal de Paulínia comunicou comunicar oficialmente sobre o não retorno das atividades e aulas presenciais nas escolas e unidades da rede municipal de educação no ano letivo de 2020.  A decisão pauta-se em critérios eminentemente técnicos e científicos, com a finalidade precípua de proteger as crianças, os trabalhadores e a comunidade...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia