Campanha de vacinação contra sarampo e pólio inicia em agosto

A campanha contará com dois dias "D" de mobilização agendados para os sábados 4 e 18 de agosto

A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará entre os dias 4 e 31 de agosto a vacinação contra a poliomielite e o sarampo. A campanha contará com dois dias "D" de mobilização, agendados para os sábados 4 e 18 de agosto.

A informação sobre o calendário da campanha foi repassada ao município pelo GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado). Durante a campanha, que é nacional, o objetivo é que sejam imunizadas crianças na faixa etária de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias (vacinação indiscriminada, não sendo vacinada apenas crianças com contraindicações específicas).

A campanha visa imunizar as crianças que ainda não tomaram a dose ou não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, mantendo assim elevada a cobertura vacinal, para redução dos riscos de reintrodução destas enfermidades no país.

De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus da poliomielite, uma doença infectocontagiosa grave e que provoca danos irreversíveis, foi erradicado no Brasil na década de 1990. Quanto ao sarampo, em 2016, o Brasil recebeu da

Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo, mas atualmente, o país enfrenta dois surtos da doença em Roraima e Amazonas. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.