Frente fria vinda do Sul do País, dá uma virada radical no tempo

13.07.2018

O frio derrubou as temperaturas em até 10°C na RMC nesta semana

 

 

Essa semana começou com uma virada radical do tempo na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Uma frente fria vinda do Sul do País derrubou as temperaturas em até 10°C e, em algumas cidades pode até trazer chuvas de volta – a última chuva considerável que caiu na região ocorreu há quase 100 dias, no dia 4 de abril. Se na última semana os termômetros ultrapassaram os 30ºC muitas vezes, nesta sexta-feira (13) em Paulínia, a máxima não deve passar de 23°C, de acordo com informações do Clima Tempo. A mínima é de 11°C.

 

O predomínio no sábado (14), será de Sol o dia todo sem nuvens no céu. Durante a noite, o tempo fica aberto e, ainda sem nuvens. Já no domingo (15), durante o dia, sol com algumas nuvens, mas não chove. A máxima será de 30°C e mínima de 16°C, podendo ter variação na temperatura.

 

A queda na temperatura será acentuada na RMC, mas segundo a pesquisadora Ana Ávila, não deve ser maior que a registrada na segunda quinzena de maio e que derrubou os termômetros aos níveis mais baixos este ano.

 

Redobre os cuidados com a saúde

 

Com essa frente fria chegando com força total, é preciso redobrar os cuidados com a saúde. Alergia, resfriado, asma e gripe são apenas algumas das doenças que se intensificam a partir de agora. Por exemplo, quando estamos em locais fechados costumamos sentir calor. Porém devemos nos agasalhar antes de sair, evitando que uma mudança brusca de temperatura desencadeie a ocorrência de doenças.

 

Para manter o corpo aquecido, tome bastante líquidos quentes, como chocolate, café ou chá. Atenção, no inverno tendemos a comer mais e deixar os exercícios de lado, atitudes que comprometem a saúde e devem ser evitadas.

 

Para evitar a alergia, os médicos recomendam fazer uma limpeza cuidadosa da casa e das roupas guardadas por muito tempo que são um prato cheio para fungos, ácaros e outros micro-organismos, todos grandes causadores de doenças respiratórias.

 

Além disso, é necessário evitar banhos com água muito quente, que provocam ressecamento da pele. Lembre-se de hidratar a pele com mais frequência. Usar cremes e loções hidratantes diariamente.

 

Solidariedade

 

Tem muita gente que sofre no inverno, seja por morar nas ruas ou mesmo por não ter condições financeiras para poder ter o que é necessário para viver dignamente nesta estação.

 

Pensando nisso, o JP separou algumas inspirações para te ajudar a refletir sobre o seu papel como um bom cidadão. Perceba que as iniciativas e atitudes não exigem nenhum "doutorado em caridade" para poder ajudar a quem mais precisa, só precisa mesmo é de solidariedade e boa vontade!

 

Arrecadação de agasalhos e cobertores: Além de olhar o seu guarda-roupa e ver o que pode doar, você pode ajudar a arrecadar em sua própria família, com seus amigos, aumentando ainda mais a rede de solidariedade. Você ainda pode levar um agasalho no seu carro ou na sua mochila para doar a alguém que encontrar na rua. 


Distribuição de alimentos e bebidas que possam amenizar o frio: é importante ajudar, seja entregando doações ou mesmo fazendo um "algo mais" indo junto com o grupo, visitando e conversando com os moradores.

 

Hospedagem solidária: A hospedagem solidária exige um pouco mais de articulação de grupos, pastorais, entidades para manter os serviços de abrigo, entre outros. Mas sempre é possível ajudar a manter essas obras e trabalhos, seja por meio do voluntariado ou mesmo verificando se as instituições recebem doações. 

 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

18 Sep 2020

Com filmes nostálgicos e blockbusters, ingressos custarão entre R$ 5 e R$ 20

Desde 10 de setembro, 13 novas cidades entram no circuito da programação do Festival “De Volta Para o Cinema”, parte do projeto #JuntosPeloCinema. Com curadoria do crítico Érico Borgo, a ação marca a reabertura de cinemas que já estão preparados para receber o público respeitando todos os protocolos de segurança e bem-estar estabelecidos pelos governos locais, com procedimentos bastante similares aos aplicados em todo o...

18 Sep 2020

Convênio entre o município e a União aumenta a eficiência na Gestão Tributária

A Secretaria de Negócios da Receita foi responsável pela celebração de um convênio entre o Município de Paulínia e a União, para cobrança de créditos tributários pertencentes ao Governo Federal. Como a União possui um patamar mínimo de cobrança judicial, esses créditos podem ser cobrados pelo Município, que ficará responsável pelo gerenciamento de todo o processo judicial e por todos os valores eventualmente recebidos.

...

18 Sep 2020

A atual Administração trabalha para revitalizar todo o espaço que terá playground, lanchonete e banheiros com acessibilidade

Na última semana, a Prefeitura de Paulínia começou a desmontar a estrutura existente no píer do Mini Pantanal. O objetivo é construir um novo prédio e entregar a obra em 90 dias.

O local que estava abandonado desde 2014, quando os passeios de catamarã foram suspensos, após, seus motores serem roubados, já foi alvo de inúmeras invasões.

A atual Administração trabalha para...

18 Sep 2020

Prefeitura de Paulínia desde o início adotou uma série de medidas para resguardar a população e principalmente os profissionais da área de saúde

Segundo levantamento realizado no último sábado (12) pelo site Notícias de Paulínia aponta que a quantidade de recuperados da Covid-19 em Paulínia superou a dos que estão ativos para a doença, entre os dias 6 a 12 de setembro. Entre os casos confirmados, 3.095 estão recuperados e 3.313 estão com o coronavírus.

Está é a segunda semana consecutiva que o núm...

18 Sep 2020

O objetivo da Administração é estender o trabalho para outros locais da cidade, como já vem ocorrendo

A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Transportes de Paulínia está realizando o serviço de pintura de solo e sinalização em diversas ruas da cidade. Três bairros foram contemplados com a ação realizada nas últimas semanas. 

As sinalizações e pintura ocorreram no Santa Terezinha, mas imediações da igreja, no Monte Alegre e no São José, no balão Avenida João Vieira com José Pucinelli....

18 Sep 2020

No domingo (20) haverá um plantio de mudas que será feito por ciclistas, moradores da região e alunos do Paulínia Racing

O pump track do Residencial Olinda foi finalizado nesta semana. Construído pela Administração com apoio do Paulínia Racing Team, a pista recebeu impermeabilização e ao redor a grama foi replantada. Placas de sinalização também foram instaladas.

No domingo (20) haverá um plantio de mudas que será feito por ciclistas, moradores da região e alunos do Paulínia Racing Team com a orie...

18 Sep 2020

Os cachorros costumam dormir dez horas, no mínimo, sem contar os cochilos que podem duras cerca de meia hora

Assim como os humanos, os cães também precisam ter boas horas de sono para recarregar as energias – tanto físicas quanto mentais. Os cachorros costumam dormir dez horas, no mínimo, sem contar os cochilos que podem duras cerca de meia hora. Mas diversos fatores podem influenciar o tempo de sono.

Fatores que podem influenciar

Ambientes mais silenciosos e escuros são muito mais atraentes para t...

18 Sep 2020


Inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet

Por meio do programa Progredir, o Ministério da Cidadania está ofertando 14 mil vagas, de para pessoas que são atendidas pelo Bolsa Família e estão inscritas no Cadastro Único do governo federal. Segundo a pasta, estão abertas vagas comércio, indústria, construção civil, entre outras áreas.

A maior parte dos postos de trabalho não exige experiência ou alto nível de escolaridade. Além de participar do Bolsa Família e do Cadastro Único, o int...

18 Sep 2020

O abrigo está passando por um momento difícil e impossibilitado de realizar eventos para ajudar com os gastos da instituição

Mais uma vez, o Lar dos Idosos Irmã Rosália localizado em Cosmópolis, está aqui pedindo ajuda com doação de fraldas geriátricas tamanho G e XG.

“Hoje usamos em média 200 fraldas por semana e não está sendo fácil manter”, disse a representante do Lar.

Segundo os responsáveis, o abrigo está passando por um momento difícil e impossibilitado de realizar eventos para ajudar com os...

18 Sep 2020

Segundo apurações, o acidente ocorreu na área da forjaria da empresa

Um líder de produção de 26 anos, morreu após um acidente de trabalho que ocorreu no interior da empresa metalúrgica Villares Metals, no Jardim Santa Carolina, na região do Maria Antonia, em Sumaré, na tarde da quarta-feira (16). As primeiras apurações dão conta que o acidente ocorreu na área da forjaria da empresa.
O corpo da vítima foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) de Americana para a realização de exame necroscópi...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia