Defesa Civil de Paulínia orienta sobre o uso correto de fogos de artifícios

22.06.2018

Apesar de agradáveis de serem apreciados, os fogos de artifícios exigem cuidados no manuseio e na hora da compra

 

Com a Copa do Mundo da Rússia em pleno andamento e os festejos juninos/julinos se intensificando cada vez mais, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Paulínia reforça dicas importantes sobre como proceder e os cuidados com os fogos de artifícios. O objetivo é que principalmente este período festivo seja somente de alegria e festas.

 

Apesar de agradáveis de serem apreciados, os fogos de artifícios exigem cuidados no manuseio e também na hora da compra, já que podem causar graves acidentes e pode levar até a morte. Para quem decidir comprar, é importante que se obtenha o material de empresas certificadas pelo Corpo de Bombeiros e ler todas as orientações da caixa antes da utilização. Já os revendedores devem seguir o que determina a lei e não vender para menores de 18 anos.

 

(Ilustrativa): O objetivo é que principalmente este período festivo seja somente de alegria e festas.

 

 

Confira a seguir algumas dicas de compra e manuseio dos artefatos:

 

1.    Somente adquira fogos de artifícios em locais devidamente autorizados para comercialização dos respectivos produtos; verifique se o vendedor possui as devidas autorizações de venda e vistoria do Corpo de Bombeiros;

2.    Acompanhe e oriente seu filho na compra e no momento de utilização do artefato, bem como nas proximidades de fogueiras;

3.    Leia atentamente o rótulo de segurança e data de validade dos artefatos no momento da compra e durante sua utilização;

4.    Mantenha caixas de fósforos e/ou isqueiros em locais fora do alcance das crianças;

5.    Nunca solte fogos em ambientes fechados (lembre-se do grande acidente em Santa Maria/ RS), e quando o fizer em ambientes abertos, atente para sua segurança e de outros; não aponte fogos na direção das pessoas nem de residências.

6.    Ingestão de bebida alcoólica e fogos não combinam;

7.    Para a queima de rojões utilize um suporte adequado e o mantenha fora do alinhamento do seu corpo, bem como sua projeção inclinada para uma área segura;

8.    Cuidado com o efeito retardado. Os fogos podem falhar temporariamente; se isso ocorrer considere o artefato ativo; não chute bombas que falharam;

9.    Não acenda bombas na mão, utilize uma base segura e o acenda com segurança;

10.    Utilize luvas para soltar buscapés e espadas;

11.    Não coloque o artefato em bolsos;

12.    - Muito cuidado também com as fogueiras e jamais realimente o fogo com álcool, gasolina ou outro produto inflamável e não jogue objetos na fogueira;

13.    Balões são proibidos, é crime; se presenciar pessoas soltando balões, acione a polícia

14.    Não solte fogos próximos a postos de gasolina e postos de distribuição de gás de cozinha; se deseja montar um espetáculo pirotécnico contrate técnico devidamente credenciado.

15.    - Em caso de queimaduras, procure aliviar a dor lavando a parte afetada em água potável corrente, não estoure as bolhas e não retire materiais que estejam aderidos ao local afetado e procure imediatamente auxílio médico; chame o SAMU.

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

22 Nov 2019

No total a nova ponte terá 260m de extensão, sendo 120m estaiados e 140m convencionais

Na quinta-feira (21), a Prefeitura de Paulínia publicou o edital para contratar a empresa que irá construir a nova ponte sobre o Rio Atibaia, ligando a região do Monte Alegre ao João Aranha.

O edital prevê a construção de um sistema viário que começará na Avenida dos Trabalhadores a Avenida João Aranha, incluindo a ponte que será estaiada, cujo impacto ambiental é menor.

“Damos hoje um grande passo para tirar do...

22 Nov 2019

Na época quem estava à frente da Administração municipal era o prefeito cassado, Dixon Carvalho

A soma de resultados insatisfatórios verificados ‘in loco’ nas áreas da Saúde e Educação, a baixa efetividade no planejamento das políticas públicas e o descumprimento do previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) foi motivo essencial para o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) emitir julgamento pela desaprovação das contas municipais, relativas ao exercício de 2017 da Prefeitura de...

22 Nov 2019

A lotação será nos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba

A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) está realizando um novo concurso público. São 17 editais que abrem 26 vagas imediatas para profissionais de nível médio/técnico e superior. A lotação será nos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba.

Cargos

Técnico em Multimeios Didáticos, Técnico de Laboratório, Técnico de Enfermagem, Terapeuta Ocupacional, Analista de Desenvolvimento de Sistemas, Enfermeiro, Nutricionista, Tecnólogo em In...

22 Nov 2019

Os interessados devem se inscrever através do site www.iuds.org.br até 29 de dezembro

A Prefeitura de Hortolândia abriu inscrições para 17 vagas em concursos públicos na quinta-feira (21). As oportunidades são voltadas para cargos de ensino superior, médio e fundamental. 

Os interessados devem se inscrever através do site www.iuds.org.br até 29 de dezembro. O valor da inscrição varia entre R$ 8,99, para nível superior e ensino médio, e R$ 7,61, para os cargos de ensino fundamental.

Concur...

22 Nov 2019

No total, os paulinenses trouxeram na bagagem 14 medalhas, sendo 6 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze

Na última semana, nove atletas paralímpicos de Paulínia participaram da 83ª edição dos Jogos Abertos Horácio Baby Barioni, também conhecidos como Jogos Abertos do Interior.

A competição, que é considerada o maior torneio poliesportivo da América Latina, reúne mais de 14 mil atletas ACD e convencionais, representando 206 municípios de todas as regiões do estado em mais de 30 modalidades.

Os atletas s...

22 Nov 2019

Secretaria de Saúde promoverá bate papo voltado para a prevenção ao câncer de próstata

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove na próxima quarta-feira (27) um bate papo voltado para a prevenção ao câncer de próstata, com o tema "Homem também precisa se cuidar".

O evento ocorrerá no ambulatório de Urologia, localizado dentro do Hospital Municipal de Paulínia e será aberto ao público. A ação faz parte do "Novembro Azul".

A SMS entre os dias 25 e 29, irá realizar também mutirões na Saúde do Home...

22 Nov 2019

Serão dois dias de competições entre as equipes do sub 60 e 70, masculino e sub 50 e 60, feminino

Nos próximos dias 25 e 27,  acontece a Copa Paulínia de Vôlei Terceira Idade. Serão dois dias de competições entre as equipes do sub 60 e 70, masculino e sub 50 e 60, feminino. Os jogos vão acontecer no Ginásio do Calegaris, com entrada gratuita.

No primeiro dia (25), disputam três times femininos (sub 70), uma triangular entre Paulínia, Hortolândia e Atibaia. No mesmo dia, acontece também o jogo entr...

22 Nov 2019

E mais uma vez a Stética Avançada traz inovadora técnica em tratamento estético para os seus clientes.

A novidade trazida pela Drª Vivian Motta Biondi, Fisio Dermato Funcional, com várias especializações, inclusive na Europa, foi desenvolvida na Alemanha, no século XIX, a Ozonioterapia  já é reconhecida em mais de 50 países para o tratamento de doenças, e tem se mostrado muito eficaz em tratamento estéticos.

A Ozonioterapia é um tratamento que utiliza a mistura de dois gases: oxigênio (95%) e ozôn...

22 Nov 2019

Evento tem como objetivo homenagear os 16 dias de ativismo contra a violência à mulher e o dia da Consciência Negra

Neste sábado (23), a partir das 10h o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher promove a 1ª Feira Cultural do CMDM. O evento, que tem entrada gratuita, será realizado dentro do Parque da Amizade, localizado na Avenida Olívia Favero Piva, nº 671, bairro Alto dos Pinheiros.

O evento foi idealizado pelas conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, com o objetivo de homen...

22 Nov 2019

O Boldrini é um dos centros mais avançados do país, reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento clínico especializado

O Programa Nota Fiscal Paulista, que devolve parte do ICMS recolhido pelos estabelecimentos para os consumidores, já é amplamente conhecido. O que pouca gente sabe, entretanto, é que podem ajudar o Centro Infantil Boldrini, com a doação automática dos créditos recebidos.

Fazer a doação é fácil, basta acessar o site do programa (www.portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nfp/) ou b...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia