Confira dicas para garantir a segurança durante a época de Festas Juninas

Montagem de barracas e colocação de bandeiras em postes e fios elétricos estão entre os principais riscos de acidentes com a rede elétrica

Nessa época do ano acontecem as tradicionais Festas Juninas, as barraquinhas tomam conta das cidades, principalmente nas igrejas e escolas, tanto por conta das comidas típicas quanto pelas brincadeiras e jogos. Cuidados com rede elétrica devem ser observados, no entanto, para não estragar a diversão. Junho é mês do espírito de Festa Junina, mas também da segurança.

A montagem das barracas é um dos temas que requer atenção redobrada nas Festas Juninas. Quando estas são montadas, nem sempre as pessoas se preocupam em chamar um eletricista ou especialista para checar se as instalações elétricas estão em bom estado, sem apresentar nenhum risco para os que estão trabalhando ou se divertindo. Os locais das festas devem ser escolhidos observando-se todos os cuidados para garantir a segurança dos participantes, de modo que barracas, palanques e palcos sejam instaladas mantendo sempre uma distância segura da rede elétrica.

A CPFL Paulista separou sete dicas para garantir a segurança durante as festas.

Veja as sete dicas:

- Use apenas produtos com garantia e que apresentem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que garante a qualidade de produtos como lâmpadas e tomadas.

- Fique atento ao manusear vergalhões de ferro, arames, escadas, réguas de alumínio e outros materiais metálicos, os quais, em contato com a rede elétrica, podem provocar graves acidentes.

- Nunca pendure as tradicionais “bandeirinhas” coloridas em postes ou cabos e nem coloque próximo da rede elétrica bandeirinhas que contenham fios ou cabos metálicos em sua confecção.

- Nunca acender fogueiras perto da rede elétrica, já que a alta temperatura pode interromper o fornecimento de energia elétrica.

- Nunca faça ligações clandestinas para fornecer energia para a festa.

- Consulte sempre os técnicos da distribuidora de energia sobre os parâmetros de segurança com a rede elétrica, antes de montar a festa.

- É recomendado utilizar os serviços de um profissional da área para observar detalhadamente os cuidados com toda a rede de iluminação e alimentação (tomadas).