Após 10 dias em greve, caminhoneiros deixam entorno da Replan

30.05.2018

O ato coloca um ponto final na greve

 

No início da tarde desta quarta-feira (30), a Polícia Militar informou que os caminhoneiros que estavam mobilizados em frente à Replan começaram a deixar o local após uma assembleia por volta das 12h. O ato coloca um ponto final na greve que durou dez dias.

 

O Comandante da PM informou que antes da assembleia, cerca de 50 caminhoneiros já haviam deixado a mobilização com ajuda das forças públicas.

 

Ainda segundo a PM, os caminhões estão saindo normalmente do polo petroquímico sem escolta. Nas ruas próximas às distribuidoras o número de carretas paradas é bem menor do que início desta quarta-feira.

 

Há dez dias

 

Os motoristas estavam no entorno das distribuidoras há dez dias e fizeram bloqueios durante o período para impedir a saída de caminhões-tanque e de transporte de gás. A categoria reivindicava a redução do preço do diesel.

 

Veículos escoltados

 

Desde a tarde de sábado (26) caminhões-tanque estavam saindo da Replan com escoltas da Polícia Militar e do Exército. As primeiras remessas foram para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas e para serviços essenciais como prefeituras e as polícias Civil e Militar, além de ambulâncias.

 

Reflexos da greve

 

Durante os dez dias de mobilização dos caminhoneiros, a região de Campinas registrou desabastecimento de combustíveis e alimentos, além de reflexos no transporte público, educação e saúde. O Exército foi às ruas para atuar no desbloqueio de rodovias e permitir a entrada e saída de caminhões da Replan, a maior refinaria do País. Por conta da crise, um transplante de fígado foi suspenso pelo HC da Unicamp por causa do baixo estoque de bolsas de sangue no Hemocentro.

 

De acordo com o Recap, sindicato que representa 1,4 mil postos em Campinas e 89 cidades do Interior paulista, a falta de combustíveis atingiu 95% dos pontos de venda. Em Campinas, o Recap chegou a anunciar que não havia mais etanol e gasolina para venda.

 

O desabastecimento provocou longas filas em postos da região; em alguns casos, motoristas permaneceram horas à espera do produto que não chegou.

 

Com o desabastecimento, o transporte coletivo sofreu redução nas frotas e a população encontrou dificuldades para se locomover.

 

Na saúde, além do transplante cancelado, o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp suspendeu cirurgias eletivas até o dia 4 de junho. A medida foi tomada no dia 26 de maio por conta dos reflexos no abastecimento.

 

15 municípios decretaram estado de emergência

 

Devido a grave situação de abastecimento provocada pela greve dos caminhoneiros, 15 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) decretaram estado de emergência. Os prefeitos de Valinhos, Orestes Previtale (PSB), de Pedreira, Hamilton Bernardes (PSB), de Holambra, Fernando Fiori de Godoy (PTB), de Hortolândia, Angelo Perugini (PDT) e de Paulínia, Dixo Carvalho (PP) anunciaram na segunda-feira (28) a decisão, numa tentativa de garantir os serviços. Na semana passada, as cidades de Campinas, Americana, Artur Nogueira, Santa Bárbara d´Oeste, Monte Mor, Nova Odessa, Cosmópolis, Itatiba, Vinhedo e Sumaré tinham entrado em situação de emergência. 

 

O prefeito Dixon foi a Justiça para tentar liminar que libere os postos de combustíveis de Paulínia para abastecer na Replan e nas empresas que comercializam os produtos derivados de petróleo. "Para isso ocorra e garanta a integridade de todos os envolvidos, vamos liberar escolta da Guarda Municipal”, explicou.

 

Em Valinhos, Previtale também criou também um comitê de gerenciamento de crise, para propor e adotar todas as medidas preventivas ou reparadoras, administrativas e judiciais, visando à manutenção dos serviços públicos essenciais à população do Município.

 

A Prefeitura de Hortolândia decretou estado de emergência, e ponto facultativo na terça e quarta-feira, com manutenção apenas de serviços essenciais neste período e durante o feriado prolongado de Corpus Christi.

 

 

Além disso, foram suspensas as aulas nas escolas municipais, inclusive EJA (Educação de Jovens e Adultos), o atendimento do Banco de Alimentos e a Cozinha Comunitária. Também foram suspensos os atendimentos eletivos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), USFs (Unidades de Saúde da Família), Centro de Especialidades Médicas e Centro Especializado em Saúde da Mulher. Pacientes com consultas e exames marcados foram comunicados e terão novos agendamentos.

 

Decretos de situação de emergência, em geral, permitem que as prefeituras façam compras sem licitação, requisitem ou apreendam bens privados, como o combustível que esteja estocado em um posto. Também permite realizar gastos sem depender de empenho orçamentário e obriga postos de combustíveis que ainda tenham produtos a reservarem uma quantia para o abastecimento emergencial dos veículos da frota da Prefeitura. Cada cidade da região definiu um tipo de ação, mas em comum todas obrigam prioridade no abastecimento de serviços essenciais.

 

Em grande parte da região as aulas foram suspensas porque os professores e funcionários não conseguem se deslocar até as unidades e as escolas não conseguem receber produtos da merenda escolar.

Também há prejuízos no atendimento à saúde. Em Campinas, o centro de saúde do Parque Oziel precisou ser fechado, porque manifestantes depredaram a unidade.

 

Em Vinhedo, o funcionamento das escolas e creches municipais foi suspens0 por conta da situação das empresas que fazem o transporte interno de estudantes. O transporte universitário também estará suspenso terça e quarta-feira, até por conta da suspensão do funcionamento das universidades e faculdades.

 

Fontes: G1/Correio Popular

Foto: Reprodução/EPTV

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

18 Feb 2020

Com 70 vagas abertas, Women Can Code traz oportunidades reais de contratação em empresas de tecnologia da RMC após o término das aulas

Já estão abertas as inscrições para o Women Can Code, programa que busca desenvolver e inserir mulheres no mercado de tecnologia, através da formação técnica nas principais linguagens de programação desejadas por empresas da área. Idealizada pela Share RH, a iniciativa já contou com a participação de algumas das principais companhias de tecnologia da Região Metrop...

14 Feb 2020

A idade mínima é 18 anos e comprometimento é fator determinante para ingressar

(Cedida): Voluntários da Hospitalhaços que atuam no Hospital Municipal de Paulínia. 

O edital para integrar o grupo de Palhaços Humanitários da ONG Hospitalhaços em 2020 já está disponível para os candidatos no site da instituição (hospitalhacos.org.br) com os detalhes de todos os procedimentos e etapas obrigatórias. As vagas são somente para pessoas que moram nas seguintes cidades atendidas pela instituição:...

14 Feb 2020

Antiga empresa pediu aditamento do contrato, o qual foi negado, e Administração teve que lançar novo edital para o término da obra

A Prefeitura Municipal de Paulínia lançou na terça-feira (11), o processo licitatório para término da obra da nova ponte da Estrada da Rhodia, que ligará Paulínia a Campinas.

A obra segundo, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Marcelo Mello, é necessária para que os serviços pendentes possam ser concluídos.

A sinalização viária, a instalação do guarda corpo, a mi...

14 Feb 2020

Inédito no município, o programa tem como pilar o processo de territorialização, preconizado pelo SUS

Com o objetivo de oferecer serviços mais eficientes e assertivos à população, a Secretaria Municipal de Saúde de Paulínia está implantando o Programa de Vigilância em Saúde ‘Território em Movimento’. Inédito no município, o programa tem como pilar o processo de territorialização, preconizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A primeira oficina foi realizada na quarta-feira (12) no Centro de Geria...

14 Feb 2020

Polícia Civil informou que movimentações de pessoal entre as unidades da instituição são rotineiras

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) trocou o comando da Polícia Civil em Paulínia. Os nomes dos novos delegados foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE).

Os delegados Rodrigo Luís Galazzo (titular) e Carlos Renato de Melo Ribeiro (adjunto) foram transferidos, respectivamente, para o 8º e 4º distritos policiais de Campinas.

No lugar deles em Paulínia assumem Felipe Rodrigues de...

14 Feb 2020

O espetáculo atualmente segue temporada nos principais teatros da região, viajando todo o interior do Estado

Devido ao grande sucesso do musical "Os 3 Porquinhos" no Teatro Ceart, o espetáculo faz uma nova apresentação neste domingo (16).

O espetáculo contou com duas sessões lotadas dentro da Campanha de Popularização de Teatro da RMC.  

Sucesso de público e de crítica, a nova versão de “Os 3 Porquinhos” é o carro chefe dos trabalhos do Ceart e, atualmente segue temporada nos principais teatros da...

14 Feb 2020

O projeto foi enviado a sede da Unesco, na França e será examinado por uma banca

O pré-projeto ‘Plantando Sementes’, desenvolvido pela equipe escolar da Emei Neusa Aparecida Caron, foi selecionado pelo Programa Escolas Associadas (PEA) para ser candidato a receber o selo da Unesco.

Após a seleção, a equipe criou um portfólio em duas línguas (português e inglês), que foi enviado à sede da Unesco, na França. O portfólio será analisado por uma banca examinadora e, caso seja selecionado, a Emei recebe...

14 Feb 2020

A competição tem como diferencial o baixo custo com padrão de competição oficial

A Copa F-Racers 2020, uma das maiores competições de kart do interior do estado, abre a temporada 2020 neste sábado (15) em Paulínia. Serão dez etapas, todas disputadas no Kartódromo Internacional San Marino.

Além das categorias Mirim, Cadete, F4 Jr e F4 (Sprint e Sprint Senior), agora todas com motores F4Racers locados e sorteados, também haverá as categorias KTT (motores 2T de 125cc) Sprint, Sprint Senior e Sprint S...

14 Feb 2020

O Bloco Shanas Tchikiniras desde o último ano decidiu homenagear figuras femininas ilustres do município

O popular carnaval de rua da cidade de Artur Nogueira, localizada a 30 km de Paulínia, atrai milhares de foliões todos os anos.

Neste ano, o ‘Carnartur’ completa 90 anos de sua existência e, ineditamente, o Bloco Shanas Tchikiniras irá homenagear a cabeleireira Cissa, primeira mulher transexual da cidade e foliã assídua do carnaval nogueirense.

O Bloco, fundado em 2002, desde o último ano decidi...

14 Feb 2020

Você já ouviu na técnica que tem feito a cabeça e o corpo das famosas?  Também conhecido como LPF, Low Pressure Fitness, quer dizer ginástica hipopressiva e tem ganhado muitos fãs pelo mundo todo. 

É um método muito simples que através de um ritmo respiratório específico e controlado, juntamente com posturas isométricas e a sucção do abdômen, tem como objetivo diminuir a pressão intra abdominal, por isso o nome “hipopressivo”. O mais interessante...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia