Mais de 1,8 mil alunos da rede municipal participaram do Projeto Cine Eco

Foram várias atrações e, principalmente, os vídeos produzidos por 25 alunos da rede

Mais de 1,8 mil alunos passaram pela estrutura de cinema inflável com 15 metros de comprimento e 4 metros de altura com tela de cinema, projetor, áudio e almofadas para acomodação do público, montada no Paço Municipal da Prefeitura de Paulínia, durante os dias 14, 15 e 16 de maio, em sessões divididas nos períodos da manhã e tarde. Foram várias atrações e, principalmente, os vídeos produzidos por 25 alunos da Rede Municipal de Educação. As oficinas resultaram na criação de três curtas metragens concretizados na E.M.E.S.F.M. Supletivo Fundamental e Médio Vitor Szczepanski e Souza Silva, durante os dias 8, 9 e 10 de maio.

O foco maior da programação foi muito além de apenas despertar o interesse do público sobre os assuntos abordados, mas fomentar o debate. Com esse objetivo, também foi exibido uma peça teatral educativa, com 20 minutos de duração, com foco em três personagens que, de forma lúdica, retrataram atitudes simples do dia a dia, fundamentais para a mudança de hábitos. Depois da exibição dos curtas, aconteceram workshops sobre o tema, com dicas para a economia de água, disposição correta de resíduos, importância da reciclagem, enfim, uma maratona de atividades.

Os vídeos foram exibidos em quatro sessões diárias, finalizadas com a entrega de um encarte com informações do projeto e pipoca. Os organizadores do projeto destacaram que todos os dias presenciaram motivação e envolvimento dos alunos com os temas abordados e com a teoria da produção de curtas metragens.

Durante o projeto, os 25 alunos participantes da produção de vídeos aprenderam noções básicas de produção, filmagem e roteiro cinematográfico, em aulas ministradas por técnicos do Centro Cultural Casa de Joana, parceiro na iniciativa.

(PMP): Estrutura de cinema inflável com 15 metros de comprimento e 4 metros de altura com tela de cinema.