Após quatro anos de grandes conquistas e índices históricos, Capitão Cambuí segue para Campinas

Capitão Cambuí assumirá as funções de coordenador operacional do 8° BPM/I

O comandante da Polícia Militar de Paulínia, Capitão PM Rafael Cambuí, deixará a partir deste mês o comando da Companhia da Polícia Militar. Em seu lugar assumirá o Tenente Rubens Santin, o qual será promovido ao posto de Capitão no próximo dia 24 de maio.

A partir das promoções de 24 de maio, Cap Cambuí assumirá as funções de coordenador operacional do 8° BPM/I, visto que será o Capitão mais antigo do batalhão. (Decano).

A nova função possibilitará levar para outros municípios o sucesso do modelo de segurança implementado em Paulínia.

O Capitão Cambuí chegou em Paulínia no dia 1º de Abril de 2014, assumiu o comando com a proposta de integrar forças com a Guarda Municipal e reduzir os índices criminais de nosso município.

Em pouco tempo iniciou um projeto pioneiro com a Guarda Municipal e começaram a fazer reuniões semanais para discutir os índices criminais e as estratégias para aumento do policiamento no município.

O projeto, denominado “União de Forças de Paulínia” conseguiu resultados surpreendentes, redução em 87% do roubo de veículos e 60% de roubos em geral. A drástica redução dos índices despertou o interesse de vários outros órgãos policiais e até mesmo do Instituto Sou da Paz que acabou premiando a iniciativa no ano de 2016 com o Prêmio Polícia Cidadã, o maior prêmio das Polícias do Estado de São Paulo.

O Projeto União de Forças foi sendo aprimorado com a participação de Policiais e Guardas Municipais e, no ano passado, conseguiram lançar um aplicativo de celular que facilita a análise criminal por todos os agentes das Forças de Segurança do Município.

Desde o segundo semestre do ano passado, diversos municípios da região tem visitado Paulínia para entender o sucesso da União de Forças e “importar” o projeto para outras cidades.

Também em sua gestão, Cambuí, conseguiu mudar a sede da Polícia Militar de uma antiga chácara no Morumbi para a Avenida José Paulino. A Companhia foi considerada uma das melhores do Estado de São Paulo, com estrutura completa para bem atender o cidadão, bem como os Policiais que contam com alojamentos, refeitórios e academia de ginástica, além desses benefícios o melhor posicionamento estratégico do prédio contribui para rápidas ações de interdição da rota de saída da cidade, dificultando eventual fuga de criminosos.

O Capitão Cambuí possui 21 anos de experiência como Policial, ingressou na Polícia Militar em 1997, frequentou o Curso de Comandantes da Polícia Militar na Academia do Barro Branco, trabalhou em São Paulo, posteriormente serviu no município de Campinas e com a promoção ao Posto de Capitão foi designado Comandante da Polícia Militar de Paulínia. Profissional dedicado, é também Bacharel em Direito, Pós Graduado em Processo Civil e Direito Público. É membro permanente da Associação Internacional dos Chefes de Polícia com sede nos Estados Unidos, de onde teve a inspiração do projeto de Integração de Forças que foi implantado em Paulínia.

(Cedida): O Capitão Cambuí chegou em Paulínia no dia 1º de Abril de 2014, assumiu o comando com a proposta de integrar forças com a Guarda Municipal.

© 2020 Jornal de Paulínia