top of page

Justiça condena organizador do Jaguariúna Rodeo Festival pela morte de quatro pessoas

Responsável pelo evento foi sentenciado a prestar serviços à comunidade por dois anos e três meses, além de pagamento de multa

Completando quase 9 anos da tragédia, a Justiça condenou por homicídio culposo o organizador do Jaguariúna Rodeo Festival pela morte de quatro pessoas após tumulto no evento, em 2009. Valdomiro Poliselli Junior foi sentenciado a prestar serviços à comunidade por dois anos e três meses e ao pagamento de multa de 360 salários mínimos. A defesa recorreu da sentença.

A tragédia no rodeio de Jaguariúna aconteceu na madrugada do dia 23 de maio de 2009. Vivian Montagner Contrera, de Paulínia, Giovana Peretti, Andrea Paola Machado de Carvalho e Ariel Foroni Avelar morreram pisoteados durante uma confusão em um dos corredores de acesso à arena, que ficava embaixo da arquibancada, em frente ao palco.

A juíza Ana Paula Colabono Árias, da 2ª Vara de Jaguariúna, destaca que diante de declarações de vítimas (feridos) e depoimentos de testemunhas, é possível concluir que "após o início do show musical agendado para aquele noite, iniciou-se uma grande aglomeração de pessoas no corredor de acesso e saída da arena", o que culminou com a tragédia.

"Esta aglomeração, causada pelo elevado número de pessoas tentando sair da arena e outras tentando entrar no mesmo corredor, fez com que as pessoas não mais conseguissem se movimentar, vindo a cair umas sobre as outras, o que implicou a morte de quatro jovens e diversas lesões corporais em outros espectadores", pontuou a magistrada.

Superlotação

Laudos periciais indicaram que o total geral de espectadores no recinto do Jaguariúna Rodeo Festival na data do acidente era de 42.822, 42% acima do autorizado pelo Corpo de Bombeiros, que era de 30 mil pessoas.

“De fato restou devidamente comprovado nos autos que a superlotação concorreu de forma relevante para as mortes dos quatro jovens e que tal fato era previsível ao réu, responsável pela organização do evento”, afirmou a juíza.

Segundo a magistrada, o acusado “assumiu o risco de produzir o resultado danoso, pelo qual, portanto, deve ser responsabilizado criminalmente."

O que diz a defesa

Advogado de Valdomiro Poliselli Junior, Haroldo Cardella explicou que a defesa já entrou com o recurso e aguarda o processamento dele junto ao Tribunal de Justiça.

"Aguardo a absolvição, tendo em visto que a decisão não demonstra nenhuma prova de que o Valdomiro teria praticado qualquer ato de negligência na direção do evento em 2009", pontou Cardella.

Fonte G1

(Reprodução/EPTV): Imagem de 2009 mostra lotação na arena do Jaguariúna Rodeo Festival.

bottom of page