Arquidiocese convida fiéis de Paulínia a participar de concurso fotográfico sobre a paz

Melhores fotos ganharão exposição comemorativa ao 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais

A Arquidiocese de Campinas quer conhecer o olhar dos fiéis católicos de Paulínia sobre a paz. Por isso, convida os paroquianos a participar de um concurso fotográfico com essa temática, em comemoração ao 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais. A participação é gratuita e os interessados têm até o dia 5 de maio para inscrever suas fotos digitais, coloridas ou em preto e branco, por meio do site www.diadascomunicacoes.com.br As vinte melhores imagens irão integrar a 1ª Exposição Fotográfica Arquidiocesana da Pastoral da Comunicação (PASCOM) e os autores das fotos selecionadas receberão certificado de participação.

De acordo com o padre Antonio Alves, assessor de comunicação e imprensa da Arquidiocese de Campinas, a promoção do concurso e da exposição fotográfica é uma iniciativa para celebrar e vivenciar o 52º Dia Mundial das Comunicações entre as comunidades da região.

“Pensamos em uma atividade que fosse capaz de valorizar algo muito significativo na comunicação entre as pessoas nos tempos atuais, que é a imagem”, explica o sacerdote.

O tema proposto para o concurso, “Um momento de paz”, alinha-se à mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano, em que adverte para as consequências da difusão das chamadas fake news (notícias falsas) e destaca a importância de se promover um “jornalismo de paz”, compreendido como “um serviço a todas as pessoas, especialmente àquelas que não têm voz”, e “empenhado em apontar soluções alternativas à escalada da violência verbal”, conforme as palavras do sumo pontífice da Igreja Católica.

Cada participante poderá concorrer com até três fotos inéditas e originais (que nunca tenham sido premiadas em qualquer forma de expressão em artes visuais e não sejam cópias ou adaptações de outras imagens), sendo classificado apenas um trabalho por autor. As fotos precisam ter uma resolução mínima de 1200 x 600 pixels, em arquivo de foto digital com, no mínimo, 2 MB, nos formatos .JPG, .BMP, ou .GIF. Deverão ainda vir acompanhadas de uma legenda com, no máximo, 150 caracteres, em que o autor conte por que aquela imagem lhe remete à paz.

As vinte fotos selecionadas por uma comissão julgadora serão apresentadas na 1ª Exposição Fotográfica Arquidiocesana da Pastoral da Comunicação (PASCOM). A mostra será aberta no dia 12 de maio, logo após a missa pelo 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, às 17h, na Matriz da Paróquia São Benedito (Rua dos Iguás, 15, Vila Costa e Silva, em Campinas), presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Aírton José dos Santos.

O concurso fotográfico é aberto à participação de fiéis católicos de Paulínia e das demais oito cidades integrantes da Arquidiocese de Campinas. Outras orientações constam do regulamento no site de inscrições.

(Luciano Santos): O tema proposto para o concurso, alinha-se à mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

SERVIÇO

Concurso fotográfico “Um momento de paz”

Participação: gratuita

Inscrições: até 5 de maio de 2018

Cadastro e regulamento: www.diadascomunicacoes.com.br

Organização: Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Arquidiocese de Campinas