12ª edição do Fórum em Roda em Paulínia abordará o tema depressão

Além disso, haverá o lançamento do livro Aprendendo com a Depressão, do autor Juliano Schiavo

Chegando em sua 12ª edição, o Fórum em Roda em Paulínia, ação do programa Conecta, da Copersucar, abordará o tema depressão. A depressão tem solução e será discutida no dia 15 de maio para ajudar a todos que já foram impactados de alguma forma por esta doença a enfrentá-la e superá-la. O encontro será mediado por Rafael Aquiles Monteiro que é psicólogo, professor de Hipnose Clínica e Hipnoterapeuta e Professor Licenciado em Sociologia e História pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O evento é aberto à toda população e será realizado na Escola Elvira Cássia de Oliveira, no bairro São José II.

Além disso, haverá o lançamento do livro Aprendendo com a Depressão: Reflexões, Depoimentos e Orientações sobre a Doença Considerada o Mal do Século XXI. O livro é uma produção independente do escritor, jornalista, biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente, Juliano Schiavo.

Sobre o Tema

Uma das fases da vida mais propícias para o aparecimento da depressão é a adolescência. De acordo com Rodrigo Machado Vieira, professor titular de psiquiatria da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, o cérebro juvenil é o mais vulnerável à depressão: 7 em cada 10 casos da doença ocorrem antes dos 24 anos.

A doença Considerada o Mal do Século XXI, atinge mais de 322 milhões de pessoas no mundo, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) e vem prevalecendo entre os jovens. Nos últimos cinco anos, a incidência entre homens e mulheres de 12 a 25 anos teve um salto de quase 40%. Nas outras faixas etárias, o índice caiu. Foi isso que mostrou um estudo realizado com 600.000 pessoas, conduzido pela Universidade Colúmbia, nos Estados Unidos. O resultado é aplicado aos americanos, evidentemente, mas se repete em quase todo o Ocidente.

A incapacidade de ver esperança no futuro é uma das maiores consequências da doença, e afeta aqueles que sofrem deste mal de maneira devastadora.

“Só quem teve ou tem depressão sabe o quando ela afeta completamente a vida, fazendo com que se perca o prazer de viver. A partir de uma experiência pessoal, escrevi um livro, que não é um manual de cura, mas sim uma série de reflexões e colaborações. Além disso, é de suma importância que as pessoas com depressão procurem auxílio e tratamento com profissionais da área de saúde”, disse o jornalista Juliano Schiavo que já teve depressão.

SERVIÇO

12º Fórum em Roda em Paulínia

Quando: 15 de maio, terça-feira

Horário: 18h30

Local: Escola Elvira Cássia de Oliveira – Rua Mathilde de Freitas Bergamashi, 181, bairro São José II – Paulínia

Entrada franca

(Ilustrativa): Depressão é a doença Considerada o Mal do Século XXI, atinge mais de 322 milhões de pessoas no mundo.

© 2020 Jornal de Paulínia