Sumiço de suposta mídia comprometedora faz andamento da CP voltar a "estaca zero"

20.04.2018

A falta de uma mídia que deveria ser entregue à defesa os investigados provocou a paralisação dos trabalhos

 

A Comissão Processante (CP) que investiga a denúncia contra o prefeito de Paulínia, Dixon Carvalho (PP), e 13 dos 15 vereadores por suposta troca de favores, volta para a "estaca zero". A falta de uma mídia que deveria ser entregue à defesa dos investigados provocou a paralisação dos trabalhos nesta segunda-feira (16).

 

Segundo o veículo Correio Popular, a mídia que desapareceu do processo que denunciou o prefeito Dixon Carvalho (PP) e 13 vereadores da base de governo, por suposta troca de favores políticos, continha uma gravação atribuída ao ex-secretário de Finanças e Administração de Paulínia, Sílvio César Vieira de Andrade, em que ele teria afirmado que os parlamentares recebiam um “mensalinho” no Paço Municipal. O CD não havia sido localizado até a terça-feira (17). O presidente da Comissão Processante, Tiguila Paes (PPS), protocolou requerimento ao presidente da Câmara, Dú Cazelatto (PSDB), para a abertura de um processo administrativo interno para apurar os fatos.

 

De acordo com a Câmara Municipal, a questão foi levantada pela defesa de um dos vereadores investigados. Em nota, a Casa informou que nenhum dos denunciados teve acesso a mídia com o conteúdo da denúncia que provocou a abertura da CP.

 

Segundo consta no texto da denúncia, Sílvio de Andrade teria afirmado que “os vereadores, em tese, que dão sustentação ao prefeito Dixon, mensalmente, a título de mensalinho, retiram quantias em espécie no Paço Municipal”. Andrade disse ontem que nunca afirmou que os vereadores recebiam mensalinho na Prefeitura.

 

De acordo com Andrade, na gravação, respondeu as dúvidas da pessoa com quem falava, porque nunca viu nenhum acordo na Prefeitura. “Apenas afirmei que via sempre os vereadores nos corredores aguardando para falar com o prefeito, e que eu sempre trabalhei em empresas, não estava acostumado a trabalhar em empresa pública e que se alguém um dia pedisse algo fora do contexto técnico, não seria possível”, disse.

 

Andrade afirmou que tanto isso é verdade, que apenas tem sua voz na gravação. “Foi usada de forma indevida e usou essas respostas para formar um contexto indevido. Eu era secretário de Finanças, peguei uma Prefeitura cheia de dívidas e saí com dívida zerada, atendi várias pessoas. Não acho que essa gravação serve para algo, pois não vi nunca nenhum acordo, não tenho prova alguma de algo ilícito”, afirmou.

 

Por conta do desaparecimento do CD, os trabalhos da Comissão Processante foram anulados e terão que ser refeitos desde a fase inicial, porque os denunciados não puderam ter acesso total ao conteúdo da denúncia. O CD teria sido juntado à denúncia feita pelo sargento aposentado Luiz Roberto Lima, protocolada no dia 24 de agosto de 2017. O advogado de Lima, Cláudio Roberto Nava, informou que ele próprio juntou o CD à denúncia e encaminhou à CP uma nova cópia.

 

Com isso, a Comissão Processante deverá notificar novamente os vereadores e o prefeito, que terão 10 dias para apresentar defesa prévia. Somente após esse procedimento, a CP deverá se reunir para decidir pelo prosseguimento ou não da denúncia.

 

Segundo a Câmara de Paulínia, caso a CP opte por dar prosseguimento ao processo de investigação, o denunciante, testemunhas e denunciados deverão ser notificados para participarem de oitivas. O relatório final deverá ser levado ao plenário.

 

Fontes: Correio Popular/G1 Campinas

(Divulgação) Comissão Processante formada pelos vereadores Tiguila Paes (PPS), Robert Jacynto (PTB) e Paulo Camargo (PR).

 

 

Andamento da CP de acordo com os relatores

 

Em entrevista do Jornal de Paulínia, a Comissão Processante, presidida pelo vereador Tiguila Paes (PPS) e os relatores e suplentes,  Robert Jacynto (PTB) e Paulo Camargo (PR), afirmou que está trabalhando dentro do que dispõe o Decreto-Lei Federal 201/67.

 

Sobre a crise política administrativa, a Comissão afirma que em qualquer segmento, isso agrega aprendizado.

“No caso da política paulinense, acreditamos que as dificuldades e desafios só fortalecem as instituições e seus agentes, no sentido de rever velhos hábitos tão nocivos para o funcionamento da máquina pública e, sobretudo, a prestação de serviços à população”.  

 

De acordo com eles, para uma sentença final, deverá levar o tempo necessário para se apurar os fatos com responsabilidade, transparência, legalidade, sobretudo, respeitando o direito à ampla defesa e contraditório dos investigados.

 

As consequências do processo, após os fatos apurados, a Comissão emitirá seu parecer final e seja qual for o resultado, será aplicado o previsto no Decreto-Lei Federal 201/67.

“A Comissão espera chegar a verdade dos fatos, seja ela qual for”, finalizou. 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

3 Apr 2020

Os artistas irão compor o elenco da "Hora do Horror" que, neste ano, terá três meses de duração

O parque de diversões Hopi Hari, localizado em Vinhedo, a 54km de Paulínia, iniciou processo de seleção de artistas profissionais da região de Campinas, Valinhos, Vinhedo e Jundiaí que participarão da atração "Hora do Horror" 2020. São 110 vagas temporárias de emprego oferecidas. Interessados podem se inscrever até 24 de abril, por meio de formulário online (https://url.gratis/EpXWi).

Para se candidatar...

3 Apr 2020

As vagas são para estudantes de graduação de todas as áreas de ensino

A Bayer, multinacional alemã com foco em Ciências da Vida, busca estudantes de Paulínia para seu Programa de Estágio, com vagas previstas para o segundo semestre de 2020. As posições são para universitários que irão atuar nas divisões de Crop Science, Pharmaceulticals e Consumer Health. Os interessados podem se inscrever pelo site http://sejaofuturo.ciadetalentos.com.br até o dia 15 de abril....

3 Apr 2020

A campanha, lançada no dia 31 de março, tem como objetivo sensibilizar quem pode doar ao próximo, mesmo em tempos difíceis



O mundo parou por conta do COVID19, estamos passando pelo isolamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso vai trazer muitos impactos sociais, principalmente para os mais vulneráveis, como pessoas de baixa renda e moradores em situação de rua.
Vindo em contra partida de campanhas solidárias, o coletivo Boca de Sissi lançou uma “corrente do bem”,...

3 Apr 2020

O afogamento aconteceu na tarde de sábado (28) e o corpo só foi encontrado na terça-feira (31)

Na manhã da última terça-feira (31), o Corpo de Bombeiros encontrou na Represa do Salto Grande, em Americana, o corpo de um rapaz de 22 anos, que havia desaparecido na tarde de sábado (28). O jovem era morador de Paulínia e, segundo relato dos familiares ao jornal O Liberal, tinha histórico de depressão. Um grupo de voluntários que auxiliava na busca avistou o corpo do rapaz na manhã de terça.

De acordo...

3 Apr 2020

Em breve, os usuários de todas as linhas poderão obter as informações em tempo real por meio de um aplicativo de celular

A frota de transporte coletivo de Paulínia passou a contar nesta semana com serviço de localização por GPS. Os ônibus serão monitorados 24 horas por dia. Com a tecnologia, a empresa Terra Auto Viação poderá controlar os horários e os trajetos.

Em breve, os usuários de todas as linhas poderão obter as informações em tempo real por meio de um aplicativo de celular. “O objetivo é e...

3 Apr 2020

Daher adotou Paulínia como sua cidade de coração há 12 anos, quando ingressou na então Faculdade de Paulínia
 

Itamar Maciel, presidente municipal do DEM, deputado estadual, Edemir Chedid (DEM) e professor e delegado de polícia, Dr. Roberto Daher (DEM).



Na última semana, o Delegado de Polícia e coordenador do curso de Direito do Centro Universitário de Paulínia, Dr. Roberto Daher filiou-se ao partido DEM (Democratas) no município. 
Antes da filiação, no mês de março, juntamente com o presidente...

3 Apr 2020

De início, a testagem será realizada nos pacientes internados e nos profissionais de saúde

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp desde a quarta-feira (1º) está habilitado para realização de diagnóstico da Covid-19. Os testes para a detecção do novo coronavírus foram desenvolvidos pela força-tarefa Unicamp contra a Covid-19. A equipe destaca que os testes ainda não começaram a ser realizados. A condução dos diagnósticos será realizada pelo Laboratório de Patologia Clínica do HC e pelo professor A...

3 Apr 2020

O grupo apresentou o menor preço, sendo R$ 23 milhões abaixo do valor máximo

No último dia 23 de março, a Divisão de Licitações da Prefeitura Municipal de Paulínia abriu os envelopes contendo as propostas de preço das empresas que disputaram a construção da ponte sobre o Rio Atibaia. O consórcio formado pelas construtoras Cidade Limitada e Paulitec Construções apresentou o menor preço: R$ 49.305.342,20 (quarenta e nove milhões, trezentos e cinco mil, trezentos e quarenta e dois reais e vinte cent...

3 Apr 2020

Administração também investiu na aquisição de EPIs para os profissionais da saúde



A Prefeitura de Paulínia realizou a compra de 20 mil testes rápidos para diagnóstico do coronavírus. O processo de compra emergencial foi liberado na sexta-feira (27).

O objetivo é aumentar o número de testes realizados na população, para agilizar o atendimento, caso o resultado seja positivo.

Atualmente, os testes são feitos após triagem médica. O SWAB (coleta de secreção nasal e bucal) é colhido e enviado para o I...

3 Apr 2020

A medida tem por objetivo oferecer atendimento em saúde mental à população, neste momento de pandemia

  

A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Saúde, passa a oferecer, a partir de sexta-feira (3), o Tele Acolhimento Saúde Mental. A medida tem por objetivo oferecer atendimento em saúde mental à população, neste momento de pandemia.

“Pensamos na necessidade de cuidar da saúde mental das pessoas, devido ao coronavirus. Muita gente está tendo dificuldade em lidar emocionalmente com a...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia