Sumiço de suposta mídia comprometedora faz andamento da CP voltar a "estaca zero"

20.04.2018

A falta de uma mídia que deveria ser entregue à defesa os investigados provocou a paralisação dos trabalhos

 

A Comissão Processante (CP) que investiga a denúncia contra o prefeito de Paulínia, Dixon Carvalho (PP), e 13 dos 15 vereadores por suposta troca de favores, volta para a "estaca zero". A falta de uma mídia que deveria ser entregue à defesa dos investigados provocou a paralisação dos trabalhos nesta segunda-feira (16).

 

Segundo o veículo Correio Popular, a mídia que desapareceu do processo que denunciou o prefeito Dixon Carvalho (PP) e 13 vereadores da base de governo, por suposta troca de favores políticos, continha uma gravação atribuída ao ex-secretário de Finanças e Administração de Paulínia, Sílvio César Vieira de Andrade, em que ele teria afirmado que os parlamentares recebiam um “mensalinho” no Paço Municipal. O CD não havia sido localizado até a terça-feira (17). O presidente da Comissão Processante, Tiguila Paes (PPS), protocolou requerimento ao presidente da Câmara, Dú Cazelatto (PSDB), para a abertura de um processo administrativo interno para apurar os fatos.

 

De acordo com a Câmara Municipal, a questão foi levantada pela defesa de um dos vereadores investigados. Em nota, a Casa informou que nenhum dos denunciados teve acesso a mídia com o conteúdo da denúncia que provocou a abertura da CP.

 

Segundo consta no texto da denúncia, Sílvio de Andrade teria afirmado que “os vereadores, em tese, que dão sustentação ao prefeito Dixon, mensalmente, a título de mensalinho, retiram quantias em espécie no Paço Municipal”. Andrade disse ontem que nunca afirmou que os vereadores recebiam mensalinho na Prefeitura.

 

De acordo com Andrade, na gravação, respondeu as dúvidas da pessoa com quem falava, porque nunca viu nenhum acordo na Prefeitura. “Apenas afirmei que via sempre os vereadores nos corredores aguardando para falar com o prefeito, e que eu sempre trabalhei em empresas, não estava acostumado a trabalhar em empresa pública e que se alguém um dia pedisse algo fora do contexto técnico, não seria possível”, disse.

 

Andrade afirmou que tanto isso é verdade, que apenas tem sua voz na gravação. “Foi usada de forma indevida e usou essas respostas para formar um contexto indevido. Eu era secretário de Finanças, peguei uma Prefeitura cheia de dívidas e saí com dívida zerada, atendi várias pessoas. Não acho que essa gravação serve para algo, pois não vi nunca nenhum acordo, não tenho prova alguma de algo ilícito”, afirmou.

 

Por conta do desaparecimento do CD, os trabalhos da Comissão Processante foram anulados e terão que ser refeitos desde a fase inicial, porque os denunciados não puderam ter acesso total ao conteúdo da denúncia. O CD teria sido juntado à denúncia feita pelo sargento aposentado Luiz Roberto Lima, protocolada no dia 24 de agosto de 2017. O advogado de Lima, Cláudio Roberto Nava, informou que ele próprio juntou o CD à denúncia e encaminhou à CP uma nova cópia.

 

Com isso, a Comissão Processante deverá notificar novamente os vereadores e o prefeito, que terão 10 dias para apresentar defesa prévia. Somente após esse procedimento, a CP deverá se reunir para decidir pelo prosseguimento ou não da denúncia.

 

Segundo a Câmara de Paulínia, caso a CP opte por dar prosseguimento ao processo de investigação, o denunciante, testemunhas e denunciados deverão ser notificados para participarem de oitivas. O relatório final deverá ser levado ao plenário.

 

Fontes: Correio Popular/G1 Campinas

(Divulgação) Comissão Processante formada pelos vereadores Tiguila Paes (PPS), Robert Jacynto (PTB) e Paulo Camargo (PR).

 

 

Andamento da CP de acordo com os relatores

 

Em entrevista do Jornal de Paulínia, a Comissão Processante, presidida pelo vereador Tiguila Paes (PPS) e os relatores e suplentes,  Robert Jacynto (PTB) e Paulo Camargo (PR), afirmou que está trabalhando dentro do que dispõe o Decreto-Lei Federal 201/67.

 

Sobre a crise política administrativa, a Comissão afirma que em qualquer segmento, isso agrega aprendizado.

“No caso da política paulinense, acreditamos que as dificuldades e desafios só fortalecem as instituições e seus agentes, no sentido de rever velhos hábitos tão nocivos para o funcionamento da máquina pública e, sobretudo, a prestação de serviços à população”.  

 

De acordo com eles, para uma sentença final, deverá levar o tempo necessário para se apurar os fatos com responsabilidade, transparência, legalidade, sobretudo, respeitando o direito à ampla defesa e contraditório dos investigados.

 

As consequências do processo, após os fatos apurados, a Comissão emitirá seu parecer final e seja qual for o resultado, será aplicado o previsto no Decreto-Lei Federal 201/67.

“A Comissão espera chegar a verdade dos fatos, seja ela qual for”, finalizou. 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

8 Nov 2019

Escolas, empresas, companhias e manifestos que produzam espetáculos culturais agora terão 50% de desconto

Atendendo a uma reivindicação dos produtores culturais, o prefeito Du Cazellato (PSDB) colocou em prática uma medida que reduziu as taxas cobradas para quem deseja locar o Theatro Municipal Paulo Gracindo.

Por meio do Decreto 7690 de 30 de outubro, escolas, empresas, companhias e manifestos de Paulínia e região, que produzam espetáculos culturais agora terão 50% de desconto para realizarem sua...

8 Nov 2019

O parlamentar teria que se entregar à Justiça na quinta-feira(7) até as 12h 

A Justiça decretou a prisão do vereador de Paulínia, Tiguila Paes (Cidadania), investigado por golpes em vendas de casas na cidade. Tiguila foi denunciado pelo Ministério Público (MP-SP) pelos crimes de organização criminosa, estelionato e lavagem de dinheiro, e tinha até o meio-dia de ontem (7) para se apresentar à polícia. Segundo o advogado, o vereador é inocente e ainda não se entregou pois está em viagem com a famíl...

8 Nov 2019

Suspeito do crime é o morador da residência, que foi preso por tentativa de homicídio

Um funcionário da CPFL Paulista foi esfaqueado na manhã desta quinta-feira (7), em Piracicaba, ao tentar cortar a energia elétrica de um apartamento. O suspeito da facada é o morador da residência, que foi preso por tentativa de homicídio.

O caso ocorreu dentro de um condomínio localizado na Avenida Luciano Guidotti, no bairro Higienópolis, por volta das 10h25.

De acordo com a Polícia Militar (PM), o funcionário f...

8 Nov 2019

Até o fim de novembro quem comprar camisetas da marca pode escolher o Paulínia Racing para receber uma doação

Com a assinatura ‘Bonito não é o que a gente veste, bonito é o que a gente faz’, a marca Malwee lançou no começo do mês, a campanha ‘#AtitudesdoBem 2019’. A proposta é fazer o consumidor protagonista de uma grande corrente do bem e o Paulínia Racing é a única instituição de Paulínia na ação.

Para participar é muito simples: na compra de qualquer peça Malwee, Malwee Kids ou Malwee Liberta,...

8 Nov 2019

Filha da vítima tentou ajudar, também foi atacada e perdeu a mão esquerda

Na manhã de quinta-feira (7) uma mulher de 42 anos morreu após ser esfaqueada pelo ex-marido em Mogi Mirim. De acordo com a Polícia Civil, o homem foi até a residência de Genersia Maria de Souza na noite de quarta (6) e aplicou golpes de facão no rosto da vítima. A filha dela, de 24 anos, tentou defender a mãe, também foi atacada e perdeu a mão esquerda.

As duas mulheres foram encaminhadas para a Santa Casa de Mogi Mirim e a...

8 Nov 2019

Há oportunidades para diversas funções, como vendedores, empacotadores, operadores de caixa e estoquistas

Os shoppings Iguatemi e Galleria, em Campinas, preveem a abertura de 2.640 vagas extras para o período de Natal.

Segundo estimativa da Associação de Lojistas do Iguatemi Campinas, as lojas do empreendimento deverão contratar cerca de 1,9 mil trabalhadores temporários neste ano. No Galleria Shopping, as lojas devem abrir de 680 a 740 vagas provisórias para o período natalino, segundo a Associ...

8 Nov 2019

Catorze alunos do Projeto Lyra também foram escolhidos para tocar com a Orquestra Sinfônica Brasileira

A Orquestra de Metais Lyra Bragança fará a abertura do concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) no próximo domingo (10) às 16h30, no Theatro Municipal de Paulínia. Catorze alunos do projeto social bragantino, que ensina gratuitamente música clássica para crianças e jovens carentes, também irão tocar com a OSB, a partir das 17h. O evento é gratuito, mas a retirada de ingresso deve ser fei...

8 Nov 2019

O evento reuniu 181 academias dos Estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Mais um judoca da equipe Mercival Paulínia conquistou medalha no Meeting Interestadual Interclubes 2019 em Santa Catarina. 

O Meeting Interestadual trouxe competições nas categorias Sub11, Sub 13, Sub15  e Sub18 e, foi realizado no Ginásio Galegão em Blumenau (SC)nos dias 01, 02 e 03 de  novembro. O representante paulinense da equipe Mercival  na edição foi o judoca Rafael Ferreira Lima. Ele conquist...

8 Nov 2019

Evento reúne fabricantes artesanais da cidade e convidados da região

No sábado (9) e domingo (10) acontece o 1º Festival de Cervejarias de Paulínia. A ideia do evento é reunir três dos principais fabricantes de cervejas artesanais da cidade (Sonora, Bier INBOX e Tribo) para que o público conheça e prestigie o que é produzido por aqui. Além disso, mais quatro cervejarias da região (Dear Hop, Kombuteco, Campanária e Cervejaria de Pedreira) estarão presentes para trazer ainda mais variedade.

Quem for...

5 Nov 2019

Oportunidades do Programa São Paulo Criativo são para as áreas de Paisagismo, Grafite e Design de Moda

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, oferece 175 vagas para os cursos do programa São Paulo Criativo em Campinas, nas áreas de Paisagismo (50), Grafite (75) e Design de Moda (50).

As inscrições já estão abertas e se encerram no dia 7 de novembro. Elas podem ser realizadas através do site www.saopaulocriativo.sp.gov.br. Ao final deste...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia