Sumiço de suposta mídia comprometedora faz andamento da CP voltar a "estaca zero"

20.04.2018

A falta de uma mídia que deveria ser entregue à defesa os investigados provocou a paralisação dos trabalhos

 

A Comissão Processante (CP) que investiga a denúncia contra o prefeito de Paulínia, Dixon Carvalho (PP), e 13 dos 15 vereadores por suposta troca de favores, volta para a "estaca zero". A falta de uma mídia que deveria ser entregue à defesa dos investigados provocou a paralisação dos trabalhos nesta segunda-feira (16).

 

Segundo o veículo Correio Popular, a mídia que desapareceu do processo que denunciou o prefeito Dixon Carvalho (PP) e 13 vereadores da base de governo, por suposta troca de favores políticos, continha uma gravação atribuída ao ex-secretário de Finanças e Administração de Paulínia, Sílvio César Vieira de Andrade, em que ele teria afirmado que os parlamentares recebiam um “mensalinho” no Paço Municipal. O CD não havia sido localizado até a terça-feira (17). O presidente da Comissão Processante, Tiguila Paes (PPS), protocolou requerimento ao presidente da Câmara, Dú Cazelatto (PSDB), para a abertura de um processo administrativo interno para apurar os fatos.

 

De acordo com a Câmara Municipal, a questão foi levantada pela defesa de um dos vereadores investigados. Em nota, a Casa informou que nenhum dos denunciados teve acesso a mídia com o conteúdo da denúncia que provocou a abertura da CP.

 

Segundo consta no texto da denúncia, Sílvio de Andrade teria afirmado que “os vereadores, em tese, que dão sustentação ao prefeito Dixon, mensalmente, a título de mensalinho, retiram quantias em espécie no Paço Municipal”. Andrade disse ontem que nunca afirmou que os vereadores recebiam mensalinho na Prefeitura.

 

De acordo com Andrade, na gravação, respondeu as dúvidas da pessoa com quem falava, porque nunca viu nenhum acordo na Prefeitura. “Apenas afirmei que via sempre os vereadores nos corredores aguardando para falar com o prefeito, e que eu sempre trabalhei em empresas, não estava acostumado a trabalhar em empresa pública e que se alguém um dia pedisse algo fora do contexto técnico, não seria possível”, disse.

 

Andrade afirmou que tanto isso é verdade, que apenas tem sua voz na gravação. “Foi usada de forma indevida e usou essas respostas para formar um contexto indevido. Eu era secretário de Finanças, peguei uma Prefeitura cheia de dívidas e saí com dívida zerada, atendi várias pessoas. Não acho que essa gravação serve para algo, pois não vi nunca nenhum acordo, não tenho prova alguma de algo ilícito”, afirmou.

 

Por conta do desaparecimento do CD, os trabalhos da Comissão Processante foram anulados e terão que ser refeitos desde a fase inicial, porque os denunciados não puderam ter acesso total ao conteúdo da denúncia. O CD teria sido juntado à denúncia feita pelo sargento aposentado Luiz Roberto Lima, protocolada no dia 24 de agosto de 2017. O advogado de Lima, Cláudio Roberto Nava, informou que ele próprio juntou o CD à denúncia e encaminhou à CP uma nova cópia.

 

Com isso, a Comissão Processante deverá notificar novamente os vereadores e o prefeito, que terão 10 dias para apresentar defesa prévia. Somente após esse procedimento, a CP deverá se reunir para decidir pelo prosseguimento ou não da denúncia.

 

Segundo a Câmara de Paulínia, caso a CP opte por dar prosseguimento ao processo de investigação, o denunciante, testemunhas e denunciados deverão ser notificados para participarem de oitivas. O relatório final deverá ser levado ao plenário.

 

Fontes: Correio Popular/G1 Campinas

(Divulgação) Comissão Processante formada pelos vereadores Tiguila Paes (PPS), Robert Jacynto (PTB) e Paulo Camargo (PR).

 

 

Andamento da CP de acordo com os relatores

 

Em entrevista do Jornal de Paulínia, a Comissão Processante, presidida pelo vereador Tiguila Paes (PPS) e os relatores e suplentes,  Robert Jacynto (PTB) e Paulo Camargo (PR), afirmou que está trabalhando dentro do que dispõe o Decreto-Lei Federal 201/67.

 

Sobre a crise política administrativa, a Comissão afirma que em qualquer segmento, isso agrega aprendizado.

“No caso da política paulinense, acreditamos que as dificuldades e desafios só fortalecem as instituições e seus agentes, no sentido de rever velhos hábitos tão nocivos para o funcionamento da máquina pública e, sobretudo, a prestação de serviços à população”.  

 

De acordo com eles, para uma sentença final, deverá levar o tempo necessário para se apurar os fatos com responsabilidade, transparência, legalidade, sobretudo, respeitando o direito à ampla defesa e contraditório dos investigados.

 

As consequências do processo, após os fatos apurados, a Comissão emitirá seu parecer final e seja qual for o resultado, será aplicado o previsto no Decreto-Lei Federal 201/67.

“A Comissão espera chegar a verdade dos fatos, seja ela qual for”, finalizou. 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

18 Sep 2020

Com filmes nostálgicos e blockbusters, ingressos custarão entre R$ 5 e R$ 20

Desde 10 de setembro, 13 novas cidades entram no circuito da programação do Festival “De Volta Para o Cinema”, parte do projeto #JuntosPeloCinema. Com curadoria do crítico Érico Borgo, a ação marca a reabertura de cinemas que já estão preparados para receber o público respeitando todos os protocolos de segurança e bem-estar estabelecidos pelos governos locais, com procedimentos bastante similares aos aplicados em todo o...

18 Sep 2020

Convênio entre o município e a União aumenta a eficiência na Gestão Tributária

A Secretaria de Negócios da Receita foi responsável pela celebração de um convênio entre o Município de Paulínia e a União, para cobrança de créditos tributários pertencentes ao Governo Federal. Como a União possui um patamar mínimo de cobrança judicial, esses créditos podem ser cobrados pelo Município, que ficará responsável pelo gerenciamento de todo o processo judicial e por todos os valores eventualmente recebidos.

...

18 Sep 2020

A atual Administração trabalha para revitalizar todo o espaço que terá playground, lanchonete e banheiros com acessibilidade

Na última semana, a Prefeitura de Paulínia começou a desmontar a estrutura existente no píer do Mini Pantanal. O objetivo é construir um novo prédio e entregar a obra em 90 dias.

O local que estava abandonado desde 2014, quando os passeios de catamarã foram suspensos, após, seus motores serem roubados, já foi alvo de inúmeras invasões.

A atual Administração trabalha para...

18 Sep 2020

Prefeitura de Paulínia desde o início adotou uma série de medidas para resguardar a população e principalmente os profissionais da área de saúde

Segundo levantamento realizado no último sábado (12) pelo site Notícias de Paulínia aponta que a quantidade de recuperados da Covid-19 em Paulínia superou a dos que estão ativos para a doença, entre os dias 6 a 12 de setembro. Entre os casos confirmados, 3.095 estão recuperados e 3.313 estão com o coronavírus.

Está é a segunda semana consecutiva que o núm...

18 Sep 2020

O objetivo da Administração é estender o trabalho para outros locais da cidade, como já vem ocorrendo

A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Transportes de Paulínia está realizando o serviço de pintura de solo e sinalização em diversas ruas da cidade. Três bairros foram contemplados com a ação realizada nas últimas semanas. 

As sinalizações e pintura ocorreram no Santa Terezinha, mas imediações da igreja, no Monte Alegre e no São José, no balão Avenida João Vieira com José Pucinelli....

18 Sep 2020

No domingo (20) haverá um plantio de mudas que será feito por ciclistas, moradores da região e alunos do Paulínia Racing

O pump track do Residencial Olinda foi finalizado nesta semana. Construído pela Administração com apoio do Paulínia Racing Team, a pista recebeu impermeabilização e ao redor a grama foi replantada. Placas de sinalização também foram instaladas.

No domingo (20) haverá um plantio de mudas que será feito por ciclistas, moradores da região e alunos do Paulínia Racing Team com a orie...

18 Sep 2020

Os cachorros costumam dormir dez horas, no mínimo, sem contar os cochilos que podem duras cerca de meia hora

Assim como os humanos, os cães também precisam ter boas horas de sono para recarregar as energias – tanto físicas quanto mentais. Os cachorros costumam dormir dez horas, no mínimo, sem contar os cochilos que podem duras cerca de meia hora. Mas diversos fatores podem influenciar o tempo de sono.

Fatores que podem influenciar

Ambientes mais silenciosos e escuros são muito mais atraentes para t...

18 Sep 2020


Inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet

Por meio do programa Progredir, o Ministério da Cidadania está ofertando 14 mil vagas, de para pessoas que são atendidas pelo Bolsa Família e estão inscritas no Cadastro Único do governo federal. Segundo a pasta, estão abertas vagas comércio, indústria, construção civil, entre outras áreas.

A maior parte dos postos de trabalho não exige experiência ou alto nível de escolaridade. Além de participar do Bolsa Família e do Cadastro Único, o int...

18 Sep 2020

O abrigo está passando por um momento difícil e impossibilitado de realizar eventos para ajudar com os gastos da instituição

Mais uma vez, o Lar dos Idosos Irmã Rosália localizado em Cosmópolis, está aqui pedindo ajuda com doação de fraldas geriátricas tamanho G e XG.

“Hoje usamos em média 200 fraldas por semana e não está sendo fácil manter”, disse a representante do Lar.

Segundo os responsáveis, o abrigo está passando por um momento difícil e impossibilitado de realizar eventos para ajudar com os...

18 Sep 2020

Segundo apurações, o acidente ocorreu na área da forjaria da empresa

Um líder de produção de 26 anos, morreu após um acidente de trabalho que ocorreu no interior da empresa metalúrgica Villares Metals, no Jardim Santa Carolina, na região do Maria Antonia, em Sumaré, na tarde da quarta-feira (16). As primeiras apurações dão conta que o acidente ocorreu na área da forjaria da empresa.
O corpo da vítima foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) de Americana para a realização de exame necroscópi...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia