Lei para quem dirige alcoolizado passa a ser mais rigorosa

20.04.2018

Na prática, as penas ficarão mais de duas vezes maiores que as aplicadas atualmente

 

A partir de quinta-feira (19) passou a vigorar a lei que pune com mais rigor a embriaguez ao volante. Agora, quem cometer homicídio culposo, ou seja, quando não há intenção de matar, na direção de veículo automotor, embriagado ou sob efeito de droga, estará sujeito à pena de cinco a oito anos de reclusão. Em caso de lesão corporal grave ou gravíssima nas mesmas circunstâncias, a sansão variará de dois a cinco anos.

 

Na prática, as penas ficarão mais de duas vezes maiores que as aplicadas atualmente. Quem cometia o crime de homicídio culposo dirigindo podia ser condenado de dois a quatro anos de reclusão, enquanto quem causasse lesão corporal sob efeito de álcool ficaria sujeito a pena de seis meses a dois anos.

 

As mudanças no Código Brasileiro de Trânsito (CTB) foram introduzidas pela Lei 13.546, sancionada pelo presidente Michel Temer em 19 de dezembro do ano passado, tendo eficácia só no primeiro dia útil após serem completados quatro meses da publicação no Diário Oficial da União. Apenas as punições para quem se envolver em acidentes com mortes ou feridos tiveram alterações. O valor para quem for flagrado alcoolizado na Operação Lei Seca não muda: R$ 2.934,70 e suspensão da CNH por 12 meses.

 

Redução

 

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran), o número de multas aplicadas por alcoolemia sofreu uma queda em Campinas em 2017, com 232 casos, contra 339 no ano anterior. O órgão não informa quantas das ocorrências envolvem acidentes de trânsito. 

 

 

(Ilustrativa): As mudanças no Código Brasileiro de Trânsito (CTB) foram introduzidas pela Lei 13.546, sancionada pelo presidente Michel Temer.

 

O que muda

 

Em caso de acidente de trânsito que resulte em morte:

 

A Lei 13.546 alterou o artigo 302 do Código de Trânsito Brasileiro (praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor). A mudança consistiu na inclusão de parágrafo segundo o qual, se o motorista matar ao conduzir veículo sob influência de álcool ou outra substância psicoativa, está sujeito a reclusão de cinco a oito anos e suspensão ou proibição do direito de obter permissão ou habilitação. Com isso, o infrator não tem direito a liberdade sob fiança arbitrada por autoridade policial e o regime fechado de prisão pode ser adotado inicialmente.

 

Em caso de acidente que resulte em lesão grave ou gravíssima:

 

A Lei 13.546 alterou também o artigo 303 do CTB (praticar lesão corporal culposa na direção de veículo automotor). Na mesma linha, a nova norma estipula pena de reclusão de dois a cinco anos para casos em que o condutor for flagrado alcoolizado ou com capacidades alteradas pelo uso de entorpecentes. Agora, a lei distingue lesão corporal grave e gravíssima, tipificadas no artigo 129 do Código Penal. Com a nova redação, o crime também se tornou inafiançável. Na versão anterior, o crime era caracterizado como de menor potencial ofensivo (pena de 6meses a 2 anos).

 

O que não muda

 

Em caso de dirigir alcoolizado

 

Pode representar infração ou crime de trânsito (detalhados principalmente nos artigos 165 e 306 do Código de Trânsito Brasileiro). Nenhum dos dois aspectos foi afetado pela nova lei.

 

Confira o que prevê cada caso

 

Infração de trânsito – É cometida por condutores flagrados dirigindo com teor alcoólico entre 0,2 miligrama de álcool por litro de ar expelido dos pulmões (mg/l) e 0,33mg/l. Nesse caso, a infração é gravíssima, com perda de sete pontos no prontuário do motorista, recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação, suspensão do direito de dirigir e aplicação de multa de R$ 2.934,70. O mesmo vale para quem se recusa a passar pelo teste do bafômetro. Não há previsão de prisão.

 

Crime de trânsito – É praticado por motoristas flagrados no teste do bafômetro com índices superiores a 0,33mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões. Nesse caso, o condutor está sujeito a todas as punições anteriores (multa, perda de pontos, recolhimento da habilitação e suspensão do direito de dirigir) e ainda tem de responder a processo administrativo. Está sujeito a prisão em flagrante, mas pode ter fiança arbitrada pela autoridade policial.

 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

8 Nov 2019

Escolas, empresas, companhias e manifestos que produzam espetáculos culturais agora terão 50% de desconto

Atendendo a uma reivindicação dos produtores culturais, o prefeito Du Cazellato (PSDB) colocou em prática uma medida que reduziu as taxas cobradas para quem deseja locar o Theatro Municipal Paulo Gracindo.

Por meio do Decreto 7690 de 30 de outubro, escolas, empresas, companhias e manifestos de Paulínia e região, que produzam espetáculos culturais agora terão 50% de desconto para realizarem sua...

8 Nov 2019

O parlamentar teria que se entregar à Justiça na quinta-feira(7) até as 12h 

A Justiça decretou a prisão do vereador de Paulínia, Tiguila Paes (Cidadania), investigado por golpes em vendas de casas na cidade. Tiguila foi denunciado pelo Ministério Público (MP-SP) pelos crimes de organização criminosa, estelionato e lavagem de dinheiro, e tinha até o meio-dia de ontem (7) para se apresentar à polícia. Segundo o advogado, o vereador é inocente e ainda não se entregou pois está em viagem com a famíl...

8 Nov 2019

Suspeito do crime é o morador da residência, que foi preso por tentativa de homicídio

Um funcionário da CPFL Paulista foi esfaqueado na manhã desta quinta-feira (7), em Piracicaba, ao tentar cortar a energia elétrica de um apartamento. O suspeito da facada é o morador da residência, que foi preso por tentativa de homicídio.

O caso ocorreu dentro de um condomínio localizado na Avenida Luciano Guidotti, no bairro Higienópolis, por volta das 10h25.

De acordo com a Polícia Militar (PM), o funcionário f...

8 Nov 2019

Até o fim de novembro quem comprar camisetas da marca pode escolher o Paulínia Racing para receber uma doação

Com a assinatura ‘Bonito não é o que a gente veste, bonito é o que a gente faz’, a marca Malwee lançou no começo do mês, a campanha ‘#AtitudesdoBem 2019’. A proposta é fazer o consumidor protagonista de uma grande corrente do bem e o Paulínia Racing é a única instituição de Paulínia na ação.

Para participar é muito simples: na compra de qualquer peça Malwee, Malwee Kids ou Malwee Liberta,...

8 Nov 2019

Filha da vítima tentou ajudar, também foi atacada e perdeu a mão esquerda

Na manhã de quinta-feira (7) uma mulher de 42 anos morreu após ser esfaqueada pelo ex-marido em Mogi Mirim. De acordo com a Polícia Civil, o homem foi até a residência de Genersia Maria de Souza na noite de quarta (6) e aplicou golpes de facão no rosto da vítima. A filha dela, de 24 anos, tentou defender a mãe, também foi atacada e perdeu a mão esquerda.

As duas mulheres foram encaminhadas para a Santa Casa de Mogi Mirim e a...

8 Nov 2019

Há oportunidades para diversas funções, como vendedores, empacotadores, operadores de caixa e estoquistas

Os shoppings Iguatemi e Galleria, em Campinas, preveem a abertura de 2.640 vagas extras para o período de Natal.

Segundo estimativa da Associação de Lojistas do Iguatemi Campinas, as lojas do empreendimento deverão contratar cerca de 1,9 mil trabalhadores temporários neste ano. No Galleria Shopping, as lojas devem abrir de 680 a 740 vagas provisórias para o período natalino, segundo a Associ...

8 Nov 2019

Catorze alunos do Projeto Lyra também foram escolhidos para tocar com a Orquestra Sinfônica Brasileira

A Orquestra de Metais Lyra Bragança fará a abertura do concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) no próximo domingo (10) às 16h30, no Theatro Municipal de Paulínia. Catorze alunos do projeto social bragantino, que ensina gratuitamente música clássica para crianças e jovens carentes, também irão tocar com a OSB, a partir das 17h. O evento é gratuito, mas a retirada de ingresso deve ser fei...

8 Nov 2019

O evento reuniu 181 academias dos Estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Mais um judoca da equipe Mercival Paulínia conquistou medalha no Meeting Interestadual Interclubes 2019 em Santa Catarina. 

O Meeting Interestadual trouxe competições nas categorias Sub11, Sub 13, Sub15  e Sub18 e, foi realizado no Ginásio Galegão em Blumenau (SC)nos dias 01, 02 e 03 de  novembro. O representante paulinense da equipe Mercival  na edição foi o judoca Rafael Ferreira Lima. Ele conquist...

8 Nov 2019

Evento reúne fabricantes artesanais da cidade e convidados da região

No sábado (9) e domingo (10) acontece o 1º Festival de Cervejarias de Paulínia. A ideia do evento é reunir três dos principais fabricantes de cervejas artesanais da cidade (Sonora, Bier INBOX e Tribo) para que o público conheça e prestigie o que é produzido por aqui. Além disso, mais quatro cervejarias da região (Dear Hop, Kombuteco, Campanária e Cervejaria de Pedreira) estarão presentes para trazer ainda mais variedade.

Quem for...

5 Nov 2019

Oportunidades do Programa São Paulo Criativo são para as áreas de Paisagismo, Grafite e Design de Moda

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, oferece 175 vagas para os cursos do programa São Paulo Criativo em Campinas, nas áreas de Paisagismo (50), Grafite (75) e Design de Moda (50).

As inscrições já estão abertas e se encerram no dia 7 de novembro. Elas podem ser realizadas através do site www.saopaulocriativo.sp.gov.br. Ao final deste...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia