Pais de alunos flagram escola infantil da rede pública de Paulínia com infestação de ratos

13.04.2018

Os casos foram registrados na Emei Rosa Vassalo Secomandi no bairro Vila Bressani

 

Pais de alunos flagraram ratos dentro de uma unidade escolar da rede pública de Paulínia na quarta-feira (11). Fotos feitas por uma das mães mostram os animais já mortos em uma lixeira da escola. Funcionários confirmaram ao portal de notícias G1 que desde a última semana são encontrados, em média, um rato por dia. Só nesta quarta foram três, inclusive entre os cobertores usados pelas crianças.

 

Os casos foram registrados na Emei Rosa Vassalo Secomandi, que é da Prefeitura e fica no bairro Vila Bressani. A administração municipal programou limpeza e desratização para os próximos dias. As aulas desta sexta-feira (13) foram suspensas na escola.

 

"Hoje mataram mais três ratos, um deles saiu de uma sala e foi pra sala da minha filha. Elas estavam no pátio na hora. Apareceu na quarta passada e a escola não falou nada. [...] Não vou levar ela essa semana. Como vou levar com um monte de ratos na escola? Um absurdo", desabafa a advogada Amanda Lopes Diaz, mãe de uma menina de 5 anos.

 

De acordo com Amanda, ela ficou preocupada quando soube que os animais estavam em edredons, porque a filha dela pode ter usado.

 

"Fiquei desesperada. A diretora informou que não foram usados os edredons", completa.

 

(Divulgação): Fotos feitas por uma das mães mostram os animais já mortos em uma lixeira da escola.

 

 

Risco

 

Outra mãe que tem duas filhas na escola, e preferiu não ser identificada na reportagem, conta que acompanhou uma visita nas dependências da unidade na terça (10), solicitada pelos pais, e encontrou baratas e sujeira na cozinha. Ao saber que mais ratos foram encontrados, também buscou as filhas mais cedo nesta quarta.

 

A fisioterapeuta Juliana Martinati Araújo também tem uma filha de 5 anos e está preocupada com a falta de limpeza. Ao buscar a filha nesta quarta, a menina contou o ocorrido. "Ela acabou de falar que ainda tem ratos na escola".

 

Segundo Juliana, uma professora chegou a tirar as crianças da sala de aula por conta dos animais. "Eu fiquei sabendo através de uma outra mãe que foi buscar os filhos e tinha uma professora tirando os alunos da sala porque tinha ratos na sala. Depois foi visto cocô de rato pela escola", conta.

 

O que diz a Prefeitura?

 

Segundo nota enviada pela Prefeitura de Paulínia, numa mesma quadra ficam, além da Emei, uma creche e um Centro Municipal de Ensino Profissionalizante (Cemep). A creche passou por desratização no início de abril, como parte de um procedimento periódico, de acordo com a Unidade de Vigilância e Zoonoses (UVZ).

De acordo com a Prefeitura, foi programado um mutirão de limpeza nas três unidades e nos arredores na quinta (12) e sexta (13). "A Secretaria de Obras e Serviços Públicos realizará roçada, retirada de galhos e entulhos no entorno. A Secretaria esclarece ainda que todas as unidades de ensino possuem funcionários de limpeza e que periodicamente contam com o trabalho de uma equipe volante que atua para intensificar a limpeza nas escolas"

 

Na sexta, a partir das 17 horas, também serão realizados os procedimentos de desratização e dedetização nas três unidades, informou a administração municipal. Somente na Emei não haverá aula.

 

A UVZ informou que "as armadilhas para roedores instaladas na escola são totalmente inofensivas para seres humanos".

 

Fonte G1

 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

30 Oct 2020

Até quarta-feira (28) 2.366 crianças já haviam sido vacinadas contra poliomielite


Crianças que tenham entre 0 e 4 anos, poderão se vacinar até o dia 11 de novembro nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da Secretaria Municipal de Saúde.
Com exceção da UBS João Aranha, pais ou responsáveis também poderão levar seus filhos para participar da campanha de multivacinação, que busca atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com até 15 anos.
Até quarta-feira (28) 2.366 crianças já ha...

30 Oct 2020

O local agora será usado somente para prática de basquete


Após ser reformada, a quadra de esportes da Praça da Bíblia no Jardim Primavera, foi liberada para uso na noite de quinta-feira (28) reunindo praticantes de basquete.
A Prefeitura construiu uma arquibancada com espaço para pessoas com deficiência, trocou as tabelas, reforçou a estrutura das mesmas, instalou um ponto de hidratação e nova iluminação e o piso foi nivelado, sendo também pintado.
O local agora será usado somente para prática d...

30 Oct 2020

A 9ª etapa do campeonato aconteceu no último sábado (24)

A Copa F-Racers 2020 de kart entrou em sua reta final, neste mês de outubro. A 9ª etapa do campeonato, realizada no último sábado (24), no Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia, começou com os garotos da Cadete e da Mirim, que enfrentaram uma chuva fina no circuito e pista mais escorregadia. Na sequência, ocorreram as provas das categorias KTT e F4, com disputas em pista mais seca.

Arthur Guimarães, da F4 Racers Motorsports, organ...

30 Oct 2020

Essa é a sexta importante recuperação nesse fundo, que totaliza até agora mais de R$ 10 milhões


O Instituto Pauliprev voltou a recuperar investimentos realizados no Fundo TMJ IMA-B FIRF. Desta vez conseguiu amortizar cerca de RS 700 mil em investimentos realizados nesse fundo. Os valores foram creditados na quinta-feira (29) na CEF - Caixa Econômica Federal e aplicados no fundo Caixa Brasil Gestão Estratégica até nova decisão do Conselho Administrativo.
Essa é a sexta importante recuperação ness...

30 Oct 2020

Os profissionais habilitados em diversas modalidades irão atuar nas escolinhas esportivas

Na manhã de segunda-feira (26), 34 educadores esportivos recém contratados pela Administração Municipal, passaram por uma capacitação.

Os profissionais habilitados em diversas modalidades irão atuar nas escolinhas esportivas que retornarão suas atividades a partir do dia 3 de novembro.

As primeiras modalidades a retornarem serão atletismo, tênis de campo, tênis de mesa e as aulas de Fitness no Parque da Amizad...

30 Oct 2020

O pedido foi protocolado por um Guarda Municipal que é candidato a vereador pelo PT

Os vereadores de Paulinia decidiram na última terça-feira (27), manter o subsídio do cargo entre os anos de 2021 e 2024, assim como o valor pago mensalmente ao prefeito, ao vice-prefeito e aos secretários municipais. O texto foi aprovado em segunda discussão e, para virar lei, aguarda agora sanção do Poder Executivo.

O prefeito recebe hoje R$ 23.402,45 (teto do município), enquanto os secretários têm proventos de R...

30 Oct 2020

As mulheres que passaram pelo tratamento contra a dependência em comunidades terapêuticas terão a opção de morar nesta república

Na terça-feira (27) Campinas inaugurou um serviço de proteção social para mulheres reabilitadas após tratamento de dependência química. É uma república feminina, que servirá como residência para elas. O local prestará suporte psicológico e reunirá cursos de capacitação profissional, viabilizando a transição para uma nova vida.

O serviço está ligado ao Programa Recomeço,...

30 Oct 2020

O município está no ranking de cidades pequenas, que é composto por municípios até 104 mil habitantes

O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon lançou a segunda edição do Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL), que tem como objetivo avaliar o preparo de 876 municípios brasileiros para a longevidade da população. Presente no estudo, Paulínia está em 64° lugar no ranking de cidades pequenas, que é composto por municípios até 104 mil habitantes, aproximadamente. De acordo com os r...

30 Oct 2020

As 30 vagas disponíveis são destinadas a universitários de quaisquer cursos das áreas de Humanas, Exatas e Saúde, e o processo seletivo será 100% online


 

Estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio da Boehringer Ingelheim, uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, líder em pesquisa e desenvolvimento. Estudantes matriculados em cursos das áreas de Humanas, Exatas e Saúde têm até o dia 13 de novembro para realizarem suas inscrições pelo site.

Pela segunda vez consecutiva, o proces...

30 Oct 2020

Com transmissão pela internet, o evento possui lotes com valor abaixo da avaliação de mercado

Na próxima terça-feira (3) às 14h, acontece o leilão do Detran da região de Araçatuba. O evento, que é realizado pela empresa Sato Leilões, conta com carros e motos, apreendidos e removidos, com valor abaixo da avaliação de mercado. 

Os lotes serão ofertados para pagamento à vista e estão divididos em duas categorias: documentados e desmonte. Na primeira, disponível para o público em geral, é possível enc...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia