Instabilidade no Legislativo atrapalha o progresso da cidade de Paulínia

09.03.2018

Após saída dos suplentes, os vereadores investigados retornaram seus mandatos na última quinta-feira (1)

 

(Reportagem JP): Com a decisão da juíza, vereadores afastados retornaram aos mandatos e voltam a frequentar as sessões na Câmara Municipal.

 

 

Semana após semana, a cidade de Paulínia se mantém como destaque nos noticiários da RMC e até mesmo nacional. O motivo é o mesmo, a instabilidade política que o município vêm enfrentando.  A Juíza da 2ª Vara Cível de Paulínia, Marta Brandão Pistelli, restituiu na última quinta-feira (1), os mandatos dos 13 vereadores afastados por suspeita de corrupção, trazendo mais dúvidas ao Legislativo.

 

Ao anular, por falta de previsão legal, a sentença de afastamento dos parlamentares, a Juíza ressaltou que “É certo que o exercício do mandato pelos vereadores investigados não poderá interferir nos trabalhos da Comissão Processante (CP), que deverá se desincumbir do mister para o qual foi instalada”, determinou a magistrada. 

 

Com os vereadores de volta ao cargo e podendo frequentar as sessões, os 13 suplentes convocados e empossados para a sessão extraordinária do dia 26 de fevereiro, incluindo os dois que formam a CP, voltaram à suplência, ou seja, ficaram sem mandato.

 

O vereador Fábio Valadão (PRTB) defende a retomada da cadeira.  Para ele, o afastamento foi mais um capítulo da briga política instalada em Paulínia. Valadão é citado diretamente na denúncia, onde 13 dos 15 membros do Legislativo teriam blindado o prefeito Dixon Carvalho (PP), em troca de 68 cargos de confiança. As nomeações teriam sido feitas como compensação depois que dois contratos emergenciais da merenda e da coleta de lixo não foram avaliados pela Casa.

 

Definindo o afastamento como “absurdo”, Fábio Valadão argumenta que a liminar sobre o retorno ao cargo foi necessária e se defende das acusações. Além de negar ter vendido o voto em sessões sobre supostos crimes de responsabilidade do prefeito, diz que as nomeações foram feitas com critérios.

 

De acordo com o vereador e presidente da CP, Tiguila Paes (PPS), a decisão da juíza não é esclarecedora. "A dúvida que paira, agora, é em relação aos dois vereadores suplentes empossados, também na segunda-feira (26), Robert Paiva e Sargento Camargo, escolhidos, por meio de sorteio, relator e secretário da CP, respectivamente", explicou Tiguila.

 

Na opinião de Tiguila, o texto da juíza Marta concedeu margem a dupla interpretação. "Como a juíza determinou o retorno dos titulares, eles (Sargento Camargo e Robert Piva) voltaram a ser apenas suplentes, ou seja, sem mandato na Câmara. E a dúvida é: sem mandato, os suplentes podem permanecer e atuar na Comissão da Câmara, já que, segundo a Justiça, os titulares não podem? Essa pergunta somente o Judiciário pode responder", disse.

 

O advogado Dr. Cláudio Navas, responsável pela ação que gerou a sessão de segunda (26) e o afastamento dos vereadores, considera que o texto é claro e os suplentes continuam dentro da Comissão Processante e não há conflito com a Câmara de Vereadores.

 

Desembargador nega suspensão da juíza Marta Brandão Pistelli

 

A defesa de Luiz Roberto de Lima, sargento aposentado da Polícia Militar e autor da denúncia contra o prefeito Dixon Carvalho (PP) e 13 dos 15 vereadores de Paulínia, recorreu ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) contra a sentença que devolveu o mandato dos parlamentares afastados, por decisão do Plenário formado, em sua maioria, por suplentes.   

 

O relator do caso, o desembargador Carlos Eduardo Pachi, negou a suspensão dos efeitos da decisão da Juíza Marta Brandão Pistelli, da 2ª Vara Cível de Paulínia, que considerou o afastamento dos vereadores fora do que foi determinado na sentença do juiz Carlos Eduardo Mendes. Ou seja, a convocação dos suplentes apenas para votar a admissibilidade da denúncia contra prefeito e vereadores, e, em caso de recebimento da denúncia, a instauração de Comissão Processante (CP), com três parlamentares desimpedidos.

 

Pressão da opinião pública

 

Tiguila Paes considera que, independente da decisão da Juíza, a pressão da opinião pública não sofrerá qualquer modificação. "O Legislativo de Paulínia vem sendo fortemente pressionado pela população desde que passou a receber e rejeitar, no ano passado, todas as denúncias contra o prefeito Dixon Carvalho.

Com o recebimento, segunda-feira, de uma das sete denúncias rejeitadas em 2017, evidentemente, a população acompanhará bem de perto os trabalhos de apuração da Comissão Processante", disse o vereador.

"Isso, não aconteceu por conta da decisão da juíza, que, repito, não atingiu a Comissão Processante, mas sim, em função dos desmandos da pior administração que Paulínia já teve", afirmou o vereador, aproveitando para fazer a crítica.

 

Com toda essa instabilidade no Legislativo e Executivo, a população paulinense aguarda ansiosamente as decisões definitivas. As dúvidas pairam pela cidade que, parece ter sido esquecida pelos políticos, na qual a população precisa de atenção básica em áreas como saúde, educação, geração de emprego e bem estar do povo de Paulínia.

 

Fontes: CBN/Todo Dia/Correio Paulinense

 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

10 Jul 2020

Moradores que desejarem poderão colocar em frente suas residências móveis ou objetos para serem retirados

A Prefeitura de Paulínia irá realizar na próxima semana, nos dias 16 e 17, um mutirão de limpeza e combate à dengue.

A ação faz parte do "Programa Paulínia Contra à Dengue" (PPCD) e contará com a participação das Secretarias de Obras e Serviços Públicos e de Saúde.

Moradores que desejarem poderão colocar em frente suas residências móveis ou objetos para serem retirados.

Agentes da Unidade de Con...

10 Jul 2020

As roupas estão sendo doadas pela equipe do Paulínia Racing para os mais de 240 alunos e seus familiares atendidos no projeto

O projeto sócio esportivo Escola de Bicicross de Paulínia recebeu cerca de 2 mil peças de roupas do Grupo Malwee para atender as famílias do projeto e contribuir com a Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade de Paulínia.
O Grupo Malwee, grande fabricante de roupas e malhas com sede em Jaraguá do Sul-SC, doou cerca de 2 mil peças novas de roupas, em reconhecim...

10 Jul 2020

A educação para adultos é o tipo de educação orientado para adultos que completaram ou abandonaram a educação formal

O EJA (Educação de Jovens e Adultos) está com as matrículas abertas. Os interessados deverão fazer as inscrições de 20 a 22 de julho, das 17h às 21h.

Os documentos necessários são RG e comprovante de residência. Devido à pandemia, todos os protocolos de saúde serão respeitados, como evitar aglomeração e uso obrigatório de máscara e álcool gel.

Os locais com matrículas abertas são:

Fun...

10 Jul 2020

As doações podem ser levadas em um dos pontos de arrecadação do comércio ou no prédio do antigo Caco

As arrecadações da Campanha do Agasalho “O Amor Aquece e o Carinho Acolhe”, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Paulínia, foram prorrogadas até o dia 31 de julho.

As doações podem ser levadas em um dos pontos de arrecadação do comércio ou no prédio do antigo Caco. Desde o início da campanha, mais de 5 mil famílias já foram beneficiadas.

“Agradecemos desde já a todos que colaboraram com a...

10 Jul 2020

Aproximando-se as eleições municipais, vê-se nas redes sociais um clamor quase que geral por mudanças radicais na vida política local.

Isso decorre do fato de que a política está totalmente desacreditada por grande parte da população, que tem todos os motivos para isso. Mudança constantes na chefia do Executivo, ausência de um plano de Governo duradouro, atuação aquém do desejado do Poder Legislativo, dentre outras, acabam maculando a imagem institucional dos Poderes Municipais constituídos, gera...

10 Jul 2020

A mulher teria sido conivente com o estupro do próprio neto

Na manhã de quarta-feira (8), a Polícia Militar prendeu uma aposentada cadeirante de 55 anos, que foi condenada a 14 anos e sete meses de prisão em regime fechado por estupro de vulnerável. De acordo com a PM, a mulher teria sido conivente com o estupro do próprio neto. O processo sobre o caso está sob segredo de Justiça. Ela foi localizada pela polícia em sua casa, no município de Nova Odessa, após o cumprimento de um disque denúncia. E...

10 Jul 2020

No último dia 1º de julho, Hermes Kiehl, ex-vereador, ex-vice prefeito da cidade de Cosmópolis, pai e avô, fez a sua passagem, vitimado por uma SEPSE (infecção generalizada).

Vinha lutando a uma década com as implicações de um Carcinoma Urotelial, câncer de bexiga, que acabou sendo curado, porém após 10 anos de enfermidades decorrentes do câncer, infecções e tratamentos, hospitalizações e hemodiálises, sua saúde acabou debilitada e culminou com sua morte. Muitas homenagens, mensagens e carinho, r...

10 Jul 2020



 

É a perda da capacidade de filtragem dos rins que causa a retenção de ureia e creatinina no sangue, o que é extremamente prejudicial por se tratar de substâncias químicas. Por outro lado, água, proteínas e vitaminas são perdidas pela urina. A insuficiência renal pode ser causada simplesmente pelo envelhecimento do animal, geralmente quando ele tem predisposição familiar para o problema. No entanto, surge também como decorrência de infecções e intoxicações graves.

Sintomas: emagrecimento, per...

10 Jul 2020

Os maiores destaques estão na redução dos roubos de todas as modalidades em 20% e redução dos furtos em 41%

A Guarda Municipal de Paulínia realizou um balanço das atividades do primeiro semestre de 2020, considerando ações de prevenção, produtividade policial e índices criminais.

Os maiores destaques estão na redução dos roubos de todas as modalidades em 20% e redução dos furtos em 41%, comparado ao mesmo período de 2019.

Os empenhos em ocorrências de toda natureza somam 15.036 atendimentos, destac...

10 Jul 2020

Irmãos Bordinhon planejam inaugurar em breve a “Choperia & Pesqueiro Jequitibás”

O Pesqueiro Jequitibás começou sua história no ano de 2002, sob a administração de meu pai José Carlos Bordinhon, onde vivenciamos a chegada de cada material para construção e tivemos a oportunidade de vê-lo tomando forma e se tornando um lugar de lazer para toda família. O Jequitibás chegou a ser reconhecido nesse período, como um dos melhores pesqueiros da região, seu destaque era a “Pesca no Deck”, que despertava...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia