Instabilidade no Legislativo atrapalha o progresso da cidade de Paulínia

09.03.2018

Após saída dos suplentes, os vereadores investigados retornaram seus mandatos na última quinta-feira (1)

 

(Reportagem JP): Com a decisão da juíza, vereadores afastados retornaram aos mandatos e voltam a frequentar as sessões na Câmara Municipal.

 

 

Semana após semana, a cidade de Paulínia se mantém como destaque nos noticiários da RMC e até mesmo nacional. O motivo é o mesmo, a instabilidade política que o município vêm enfrentando.  A Juíza da 2ª Vara Cível de Paulínia, Marta Brandão Pistelli, restituiu na última quinta-feira (1), os mandatos dos 13 vereadores afastados por suspeita de corrupção, trazendo mais dúvidas ao Legislativo.

 

Ao anular, por falta de previsão legal, a sentença de afastamento dos parlamentares, a Juíza ressaltou que “É certo que o exercício do mandato pelos vereadores investigados não poderá interferir nos trabalhos da Comissão Processante (CP), que deverá se desincumbir do mister para o qual foi instalada”, determinou a magistrada. 

 

Com os vereadores de volta ao cargo e podendo frequentar as sessões, os 13 suplentes convocados e empossados para a sessão extraordinária do dia 26 de fevereiro, incluindo os dois que formam a CP, voltaram à suplência, ou seja, ficaram sem mandato.

 

O vereador Fábio Valadão (PRTB) defende a retomada da cadeira.  Para ele, o afastamento foi mais um capítulo da briga política instalada em Paulínia. Valadão é citado diretamente na denúncia, onde 13 dos 15 membros do Legislativo teriam blindado o prefeito Dixon Carvalho (PP), em troca de 68 cargos de confiança. As nomeações teriam sido feitas como compensação depois que dois contratos emergenciais da merenda e da coleta de lixo não foram avaliados pela Casa.

 

Definindo o afastamento como “absurdo”, Fábio Valadão argumenta que a liminar sobre o retorno ao cargo foi necessária e se defende das acusações. Além de negar ter vendido o voto em sessões sobre supostos crimes de responsabilidade do prefeito, diz que as nomeações foram feitas com critérios.

 

De acordo com o vereador e presidente da CP, Tiguila Paes (PPS), a decisão da juíza não é esclarecedora. "A dúvida que paira, agora, é em relação aos dois vereadores suplentes empossados, também na segunda-feira (26), Robert Paiva e Sargento Camargo, escolhidos, por meio de sorteio, relator e secretário da CP, respectivamente", explicou Tiguila.

 

Na opinião de Tiguila, o texto da juíza Marta concedeu margem a dupla interpretação. "Como a juíza determinou o retorno dos titulares, eles (Sargento Camargo e Robert Piva) voltaram a ser apenas suplentes, ou seja, sem mandato na Câmara. E a dúvida é: sem mandato, os suplentes podem permanecer e atuar na Comissão da Câmara, já que, segundo a Justiça, os titulares não podem? Essa pergunta somente o Judiciário pode responder", disse.

 

O advogado Dr. Cláudio Navas, responsável pela ação que gerou a sessão de segunda (26) e o afastamento dos vereadores, considera que o texto é claro e os suplentes continuam dentro da Comissão Processante e não há conflito com a Câmara de Vereadores.

 

Desembargador nega suspensão da juíza Marta Brandão Pistelli

 

A defesa de Luiz Roberto de Lima, sargento aposentado da Polícia Militar e autor da denúncia contra o prefeito Dixon Carvalho (PP) e 13 dos 15 vereadores de Paulínia, recorreu ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) contra a sentença que devolveu o mandato dos parlamentares afastados, por decisão do Plenário formado, em sua maioria, por suplentes.   

 

O relator do caso, o desembargador Carlos Eduardo Pachi, negou a suspensão dos efeitos da decisão da Juíza Marta Brandão Pistelli, da 2ª Vara Cível de Paulínia, que considerou o afastamento dos vereadores fora do que foi determinado na sentença do juiz Carlos Eduardo Mendes. Ou seja, a convocação dos suplentes apenas para votar a admissibilidade da denúncia contra prefeito e vereadores, e, em caso de recebimento da denúncia, a instauração de Comissão Processante (CP), com três parlamentares desimpedidos.

 

Pressão da opinião pública

 

Tiguila Paes considera que, independente da decisão da Juíza, a pressão da opinião pública não sofrerá qualquer modificação. "O Legislativo de Paulínia vem sendo fortemente pressionado pela população desde que passou a receber e rejeitar, no ano passado, todas as denúncias contra o prefeito Dixon Carvalho.

Com o recebimento, segunda-feira, de uma das sete denúncias rejeitadas em 2017, evidentemente, a população acompanhará bem de perto os trabalhos de apuração da Comissão Processante", disse o vereador.

"Isso, não aconteceu por conta da decisão da juíza, que, repito, não atingiu a Comissão Processante, mas sim, em função dos desmandos da pior administração que Paulínia já teve", afirmou o vereador, aproveitando para fazer a crítica.

 

Com toda essa instabilidade no Legislativo e Executivo, a população paulinense aguarda ansiosamente as decisões definitivas. As dúvidas pairam pela cidade que, parece ter sido esquecida pelos políticos, na qual a população precisa de atenção básica em áreas como saúde, educação, geração de emprego e bem estar do povo de Paulínia.

 

Fontes: CBN/Todo Dia/Correio Paulinense

 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

14 Nov 2019

Força tarefa das secretarias municipais agilizou a compra de materiais, visando atender toda a fila de espera

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Paulínia informou deu inicio na quarta-feira (13) as operações dos pacientes que aguardavam com urgência pelas cirurgias na área de ortopedia.

A Secretaria de Saúde ressaltou que o Departamento de Ortopedia do Hospital Municipal também irá realizar até sexta-feira (15) mais quatro cirurgias. A pasta disse também, que já realizou outro...

14 Nov 2019

A competição, que é considerada o maior torneio poliesportivo da América Latina, reúne mais de 14 mil atletas

Nove atletas paraolímpicos paulinense participaram da 83ª edição dos Jogos Abertos Horácio Baby Barioni, também conhecidos como Jogos Abertos do Interior, na quarta-feira (13) no município de Marília. Os jogos para atletas convencionais ocorrem até o dia 23 deste mês.

A competição, que é considerada o maior torneio poliesportivo da América Latina, reúne mais de 14 mil atletas, representand...

14 Nov 2019

A taxa de sucesso do tratamento foi de 82,8%, ou seja em 24 pacientes o tumor desapareceu e não retornou

O câncer de bexiga representa a segunda doença maligna mais comum do trato urinário, e um dos tumores que apresentam os maiores custos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Em média, 70% dos pacientes com câncer de bexiga apresentam a condição não músculo invasivo. O único tratamento atualmente no mercado consiste na raspagem do tumor, em conjunto com a terapia de OncoBCG. O problema é que o tr...

14 Nov 2019

A peça de Dias Gomes, retrata o típico político astuto que não mede esforços para atingir seus objetivos

Nesta sexta (15) e sábado (16) acontece o Festival de Teatro do Ceart com a apresentação dos alunos do módulo 2, que irão apresentar o clássico da dramaturgia de Dias Gomes, “O Bem Amado”. As apresentações ocorrem às 21h no Teatro Ceart, dentro do Paulínia Shopping, que conta com estacionamento gratuito.  Os ingressos já estão à venda ao preço promocional (antecipado) de R$20,00.

Release
Leitur...

14 Nov 2019

Entidades preveem que, com essa mudança, será possível gerar cerca de 500 mil empregos até 2022

O governo federal anunciou na segunda-feira (11) um programa que visa incentivar a contratação de jovens entre 18 e 29 anos.

O programa, chamado Verde Amarelo, foi lançado em uma cerimônia no Palácio do Planalto, da qual participaram o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Segundo o governo, o programa reduz de 30% a 34% os custos para o empregador; flexibiliza o tra...

14 Nov 2019

Serão oferecidas três modalidades aos corredores e caminhantes , para público com e sem deficiência, além de guias

Acontece neste domingo (17) a Corridas Inclusivas 3, com largada às 7h no Paço Municipal de Paulínia. Serão oferecidas três modalidades aos corredores e caminhantes, a corrida com percursos de 5 km e 10 km e a caminhada de 5 km, para público com e sem deficiência, além de guias.

A corrida de rua Corridas Inclusivas 3 tem o objetivo de incentivar a prática esportiva e motivar a partici...

14 Nov 2019

Quem não puder adotar um cão, mas ainda assim quiser ajudar, pode comprar ração para os animais

A designer de joias, Adriana Rosales está buscando em Campinas e região novos donos para 44 cachorros que eram cuidados por sua ex-sogra, que morreu aos 78 anos em agosto deste ano.

Os cães ficam em um sítio em Bragança Paulista. No total eram 110 cães e 30 gatos mas, boa parte já foi enviado para adoção com ajuda de ONGs e entidades de proteção animal.

"Mas a maioria das ONGs já trabalham sobrecarrega...

14 Nov 2019

O centro de compras é localizado na região central da cidade e conta com grandes lojas, academia e 5 salas de cinema

A cidade de Sumaré ganhará nesta quinta-feira (14), a partir do meio-dia, o primeiro shopping center da cidade. Aguardado com expectativa pela população, o Shopping ParkCity Sumaré contará com marcas de relevância nacional, além de opções de lazer, cultura, serviços e gastronomia. Com investimento superior a R$ 100 milhões, o empreendimento vai gerar cerca de 2,9 mil empregos diret...

14 Nov 2019

Os Correios recebem as cartinhas de crianças que enviam seus pedidos diretamente ao Papai Noel

Dezembro se aproxima e já dá para sentir no ar um cheirinho de Natal. Nessa época, todos os anos, crianças do país inteiro começam a escrever suas cartinhas repletas de pedidos para o Bom Velhinho. Há 30 anos, os empregados dos Correios, comovidos com as mensagens escritas em letrinhas recém-aprendidas ou transformadas em desenhos coloridos que chegavam até a empresa, decidiram começar a tirar esses son...

8 Nov 2019

Escolas, empresas, companhias e manifestos que produzam espetáculos culturais agora terão 50% de desconto

Atendendo a uma reivindicação dos produtores culturais, o prefeito Du Cazellato (PSDB) colocou em prática uma medida que reduziu as taxas cobradas para quem deseja locar o Theatro Municipal Paulo Gracindo.

Por meio do Decreto 7690 de 30 de outubro, escolas, empresas, companhias e manifestos de Paulínia e região, que produzam espetáculos culturais agora terão 50% de desconto para realizarem sua...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia