Vice Prefeito Sandro Caprino é alvo de 'guerra política' na cidade

23.02.2018

Caprino nega irregularidades: "eu não estou infringindo nada"

 

A Câmara de Paulínia aprovou na sessão de quinta-feira (15) a abertura de uma Comissão Processante (CP) para investigar o vice-prefeito, Sandro Caprino (PRB), por suspeita de improbidade administrativa, desvio de função e quebra de decoro. Ele nega irregularidades e cita que há uma "guerra política" na cidade.

 

Em 2 de fevereiro, a 1ª Vara determinou que seja realizada uma sessão extraordinária para votação da denúncia que chegou a ser arquivada em 2017 e indica suposta troca de favores entre 13 dos 15 parlamentares e o prefeito, Dixon Carvalho (PP). Os parlamentares teriam impedido apurações da Casa sobre os contratos emergenciais da administração para os serviços de merenda e coleta de lixo, em troca de 68 nomeações de funcionários de confiança, após manobra do Executivo.

 

Vice investigado

 

Sem discussão prévia em plenário, 11 dos 15 parlamentares votaram a favor da apuração sobre a denúncia de 95 páginas contra Caprino. Ela foi feita por Márcio Rosa Santos, assessor de políticas públicas e com atuação vinculada ao gabinete do vice-prefeito desde junho do ano passado.

 

As três abstenções foram de Paes, Meschiati e Manoel Filhos da Fruta (PCdoB). O presidente do Legislativo, Du Cazellato (PSDB), só votaria caso houvesse empate.

 

Segundo texto lido em plenário, o vice-prefeito não estaria desempenhando as atividades do cargo e há oito meses recebe R$ 7,7 mil por mês sem ir ao Paço. Antes da leitura da denúncia, uma pessoa chegou a ser retirada da Casa pela Guarda, após parlamentares reclamarem de ofensas.

"Com o rompimento político entre o vice-prefeito e o prefeito [Dixon Carvalho], e com minha nomeação, o vice-prefeito parou completamente de exercer atividades e atribuições", diz a denúncia. Santos solicita que Caprino seja afastado do cargo, tenha direitos políticos cassados e que uma ação seja proposta pela Procuradoria para reaver o valor pago ao vice no período contestado.

 

De acordo com o Legislativo, a CP será integrada pelos parlamentares Fábio Valadão (PRTB), que será presidente; Loira (PSDC), secretário; e Xandynho Ferrari (PSD), como relator. A expectativa é de que eles apresentem um relatório sobre o caso em até 90 dias, para nova votação em plenário.

 

'Luto contra corrupção'

 

Ao G1, Sandro Caprino negou que tenha praticado irregularidades e mencionou que há "uma guerra política" na cidade. "[Vice-prefeito] não é obrigado a atender ninguém, não é obrigado a ir na Prefeitura. Só quando é chamado pelo prefeito para você assumir o lugar dele", ressalta.

Além disso, o vice-prefeito defendeu que mantém contato com secretários e a população.

"Legalmente não tem base nenhuma [...] Ele [Dixon] me tirou o gabinete, tirou o carro, os cargos [...] Quem fala com o povo sou eu. Eu faço isso porque sou trabalhador, eu não estou infringindo nada. É tudo mentira. Eu estou tranquilo. Eu faço muito mais do que eu deveria fazer como vice, porque eu sou funcionário do povo e estou aqui pra ajudar. Eu luto contra a corrupção", afirma.

 

O que diz a Lei?

 

O advogado Daniel Gabrilli, mestre em direito administrativo, diz que, se não houver atribuições específicas na Lei Orgânica do Município, o vice-prefeito não precisar comparecer no Paço Municipal e ele assume funções no governo apenas em caso de vacância - se o cargo do prefeito ficar vago.

 

“O vice-prefeito, como vice-governador e vice-presidente, não tem atribuições próprias [...] Todas as atribuições do governo são feitas pelo prefeito. Lógico que, definida a situação, a própria Lei Orgânica do Município pode atribuir algumas funções específicas ao vice-prefeito”, explica.

 

Em Paulínia, a Lei diz que “o vice-prefeito, além de outras atribuições que lhe forem atribuídas por lei complementar, auxiliará o Prefeito sempre que por ele for convocado para missões especiais”.

 

Impasse

 

A realização da sessão extraordinária para votação da denúncia que indica suposta troca de favores entre o prefeito, Dixon Carvalho (PP), e 13 dos 15 vereadores, continua com data incerta, informou a Câmara. O Legislativo conseguiu um efeito suspensivo para a decisão da 1ª Vara que determinava a execução dos trabalhos no dia 7 e, com isso, a expectativa é de que ela ocorra na próxima semana.

 

De acordo com denúncia enviada ao Ministério Público e considerada pelo juiz Carlos Eduardo Mendes, o Chefe do Executivo teria sido blindado de apurações em contratos da merenda e coleta de lixo, e compensado os parlamentares com manobra que resultou em 68 nomeações para cargos de confiança. Com isso, o magistrado também anulou a sessão realizada em agosto de 2017, quando foi barrada a criação de uma Comissão Processante (CP) para investigar o caso.

 

A Câmara informou que a Procuradoria da Casa entrou com recurso para pedir esclarecimentos à Justiça, e dez dias úteis para a realização da sessão extraordinária. A justificativa do adiamento é para evitar, por exemplo, descumprimento de regras internas, informou a assessoria.

 

Em nota, a Prefeitura alegou que a decisão da 1ª Vara diz respeito ao ato administrativo da Câmara e não cabe ao prefeito manifestações. Além disso, defendeu que a nomeação de comissionados foi feita de acordo com a Lei e baseada na capacidade técnica dos profissionais selecionados.

 

"Quanto ao teor das denúncias, todas já foram amplamente discutidas pelo Legislativo e permaneceu explícito que se tratam de perseguições políticas e acusações infundadas. O prefeito Dixon Carvalho segue convicto da legalidade de todos os atos praticados em seu governo e continua trabalhando ininterruptamente pelo desenvolvimento da cidade de Paulínia e por melhorias na qualidade de vida de seus cidadãos", informa texto da administração.

 

Fonte G1

 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

18 Feb 2020

Com 70 vagas abertas, Women Can Code traz oportunidades reais de contratação em empresas de tecnologia da RMC após o término das aulas

Já estão abertas as inscrições para o Women Can Code, programa que busca desenvolver e inserir mulheres no mercado de tecnologia, através da formação técnica nas principais linguagens de programação desejadas por empresas da área. Idealizada pela Share RH, a iniciativa já contou com a participação de algumas das principais companhias de tecnologia da Região Metrop...

14 Feb 2020

A idade mínima é 18 anos e comprometimento é fator determinante para ingressar

(Cedida): Voluntários da Hospitalhaços que atuam no Hospital Municipal de Paulínia. 

O edital para integrar o grupo de Palhaços Humanitários da ONG Hospitalhaços em 2020 já está disponível para os candidatos no site da instituição (hospitalhacos.org.br) com os detalhes de todos os procedimentos e etapas obrigatórias. As vagas são somente para pessoas que moram nas seguintes cidades atendidas pela instituição:...

14 Feb 2020

Antiga empresa pediu aditamento do contrato, o qual foi negado, e Administração teve que lançar novo edital para o término da obra

A Prefeitura Municipal de Paulínia lançou na terça-feira (11), o processo licitatório para término da obra da nova ponte da Estrada da Rhodia, que ligará Paulínia a Campinas.

A obra segundo, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Marcelo Mello, é necessária para que os serviços pendentes possam ser concluídos.

A sinalização viária, a instalação do guarda corpo, a mi...

14 Feb 2020

Inédito no município, o programa tem como pilar o processo de territorialização, preconizado pelo SUS

Com o objetivo de oferecer serviços mais eficientes e assertivos à população, a Secretaria Municipal de Saúde de Paulínia está implantando o Programa de Vigilância em Saúde ‘Território em Movimento’. Inédito no município, o programa tem como pilar o processo de territorialização, preconizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A primeira oficina foi realizada na quarta-feira (12) no Centro de Geria...

14 Feb 2020

Polícia Civil informou que movimentações de pessoal entre as unidades da instituição são rotineiras

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) trocou o comando da Polícia Civil em Paulínia. Os nomes dos novos delegados foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE).

Os delegados Rodrigo Luís Galazzo (titular) e Carlos Renato de Melo Ribeiro (adjunto) foram transferidos, respectivamente, para o 8º e 4º distritos policiais de Campinas.

No lugar deles em Paulínia assumem Felipe Rodrigues de...

14 Feb 2020

O espetáculo atualmente segue temporada nos principais teatros da região, viajando todo o interior do Estado

Devido ao grande sucesso do musical "Os 3 Porquinhos" no Teatro Ceart, o espetáculo faz uma nova apresentação neste domingo (16).

O espetáculo contou com duas sessões lotadas dentro da Campanha de Popularização de Teatro da RMC.  

Sucesso de público e de crítica, a nova versão de “Os 3 Porquinhos” é o carro chefe dos trabalhos do Ceart e, atualmente segue temporada nos principais teatros da...

14 Feb 2020

O projeto foi enviado a sede da Unesco, na França e será examinado por uma banca

O pré-projeto ‘Plantando Sementes’, desenvolvido pela equipe escolar da Emei Neusa Aparecida Caron, foi selecionado pelo Programa Escolas Associadas (PEA) para ser candidato a receber o selo da Unesco.

Após a seleção, a equipe criou um portfólio em duas línguas (português e inglês), que foi enviado à sede da Unesco, na França. O portfólio será analisado por uma banca examinadora e, caso seja selecionado, a Emei recebe...

14 Feb 2020

A competição tem como diferencial o baixo custo com padrão de competição oficial

A Copa F-Racers 2020, uma das maiores competições de kart do interior do estado, abre a temporada 2020 neste sábado (15) em Paulínia. Serão dez etapas, todas disputadas no Kartódromo Internacional San Marino.

Além das categorias Mirim, Cadete, F4 Jr e F4 (Sprint e Sprint Senior), agora todas com motores F4Racers locados e sorteados, também haverá as categorias KTT (motores 2T de 125cc) Sprint, Sprint Senior e Sprint S...

14 Feb 2020

O Bloco Shanas Tchikiniras desde o último ano decidiu homenagear figuras femininas ilustres do município

O popular carnaval de rua da cidade de Artur Nogueira, localizada a 30 km de Paulínia, atrai milhares de foliões todos os anos.

Neste ano, o ‘Carnartur’ completa 90 anos de sua existência e, ineditamente, o Bloco Shanas Tchikiniras irá homenagear a cabeleireira Cissa, primeira mulher transexual da cidade e foliã assídua do carnaval nogueirense.

O Bloco, fundado em 2002, desde o último ano decidi...

14 Feb 2020

Você já ouviu na técnica que tem feito a cabeça e o corpo das famosas?  Também conhecido como LPF, Low Pressure Fitness, quer dizer ginástica hipopressiva e tem ganhado muitos fãs pelo mundo todo. 

É um método muito simples que através de um ritmo respiratório específico e controlado, juntamente com posturas isométricas e a sucção do abdômen, tem como objetivo diminuir a pressão intra abdominal, por isso o nome “hipopressivo”. O mais interessante...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia