Preconceito e desinformação dificultam combate ao alcoolismo

23.02.2018

A frequência do consumo abusivo de bebidas alcoólicas é cerca de duas vezes maior em homens (27,3%) do que em mulheres (12,1%)

 

A maioria das pessoas não sabe que o alcoolismo é uma doença. O alerta é feito pelo membro do Alcoólicos Anônimos (A.A.), Tadeu T.B., sóbrio há três anos e que faz parte do comitê de divulgação do grupo. “Existe muito preconceito e ele é originado da desinformação, acham que a pessoa que tem problema com a bebida alcoólica é por falta de caráter, de vergonha na cara, e outras expressões pejorativas que acabam utilizando”, explica.

 

No domingo (18) foi lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, data instituída para conscientizar a população sobre a doença e os prejuízos causados pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Segundo Tadeu, há diversas formas de se informar e buscar ajuda, e uma delas é o A.A. “Há linhas diferentes de buscar solução para o problema. As políticas públicas buscam a redução de danos, enquanto o A.A., por exemplo, busca a abstinência total”, compara.

 

Segundo dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), feita pelo Ministério da Saúde, em 2016, a frequência do consumo abusivo de bebidas alcoólicas foi de 19,1%, sendo cerca de duas vezes maior em homens (27,3%) do que em mulheres (12,1%). Considera-se uso abusivo quem ingeriu de quatro a mais doses para mulheres, ou cinco a mais doses para homens, em uma mesma ocasião dentro dos últimos 30 dias antes da pesquisa.

 

Tadeu explica que a pessoa que sofre com o alcoolismo ou sua família precisa procurar ajuda, pois há uma dificuldade muito grande na aceitação da doença. Ele contou que o pai também é alcoólatra e conseguiu deixar o vício com tratamento psiquiátrico, utilizando remédios. “Tentei essa forma e comigo não funcionou”, diz.

 

“É cultural, todas as ocasiões sociais são regadas a muita bebida. Então, a dificuldade é que, ao tirar esse momento, a pessoa não sabe o que fazer na vida, não tem perspectiva”, explicou. “Vive-se em negação por muito tempo, dar o braço a torcer é muito difícil”, diz. Mesmo depois que o alcoólatra consegue aceitar a ajuda, segundo Tadeu, o alcoolismo é um problema crônico que exige atenção para o resto da vida.

 

Fator agravante

 

O aumento no percentual de brasileiros que combinam álcool e direção também foi demonstrado pela pesquisa Vigitel. Em 2016, 7,3% da população adulta das capitais brasileiras declararam que bebem e dirigem. No ano anterior, o índice foi de apenas 5,5%. Um aumento de 32%, em apenas um ano, segundo o Ministério da Saúde.

 

O álcool pode ocasionar ou ser um fator agravante para várias doenças, tanto fisiológicas quanto psicológicas e comportamentais. “Difícil achar um alcoólico que não pensou em se suicidar”, conta Tadeu.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o uso nocivo do álcool é um fator causal para mais de 200 doenças e condições de lesão. No mundo, 5,1% da carga global de doenças e lesões é atribuída ao álcool.

 

O importante, segundo Tadeu, é procurar ajuda, seja com o médico, o psicólogo ou com grupos como o A.A. A irmandade possui cerca de 5 mil grupos espalhados pelo país e não tem vínculos com nenhuma religião ou partido político. Informações e orientações sobre o A.A. estão disponíveis no site da organização.

 

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

14 Nov 2019

Força tarefa das secretarias municipais agilizou a compra de materiais, visando atender toda a fila de espera

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Paulínia informou deu inicio na quarta-feira (13) as operações dos pacientes que aguardavam com urgência pelas cirurgias na área de ortopedia.

A Secretaria de Saúde ressaltou que o Departamento de Ortopedia do Hospital Municipal também irá realizar até sexta-feira (15) mais quatro cirurgias. A pasta disse também, que já realizou outro...

14 Nov 2019

A competição, que é considerada o maior torneio poliesportivo da América Latina, reúne mais de 14 mil atletas

Nove atletas paraolímpicos paulinense participaram da 83ª edição dos Jogos Abertos Horácio Baby Barioni, também conhecidos como Jogos Abertos do Interior, na quarta-feira (13) no município de Marília. Os jogos para atletas convencionais ocorrem até o dia 23 deste mês.

A competição, que é considerada o maior torneio poliesportivo da América Latina, reúne mais de 14 mil atletas, representand...

14 Nov 2019

A taxa de sucesso do tratamento foi de 82,8%, ou seja em 24 pacientes o tumor desapareceu e não retornou

O câncer de bexiga representa a segunda doença maligna mais comum do trato urinário, e um dos tumores que apresentam os maiores custos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Em média, 70% dos pacientes com câncer de bexiga apresentam a condição não músculo invasivo. O único tratamento atualmente no mercado consiste na raspagem do tumor, em conjunto com a terapia de OncoBCG. O problema é que o tr...

14 Nov 2019

A peça de Dias Gomes, retrata o típico político astuto que não mede esforços para atingir seus objetivos

Nesta sexta (15) e sábado (16) acontece o Festival de Teatro do Ceart com a apresentação dos alunos do módulo 2, que irão apresentar o clássico da dramaturgia de Dias Gomes, “O Bem Amado”. As apresentações ocorrem às 21h no Teatro Ceart, dentro do Paulínia Shopping, que conta com estacionamento gratuito.  Os ingressos já estão à venda ao preço promocional (antecipado) de R$20,00.

Release
Leitur...

14 Nov 2019

Entidades preveem que, com essa mudança, será possível gerar cerca de 500 mil empregos até 2022

O governo federal anunciou na segunda-feira (11) um programa que visa incentivar a contratação de jovens entre 18 e 29 anos.

O programa, chamado Verde Amarelo, foi lançado em uma cerimônia no Palácio do Planalto, da qual participaram o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Segundo o governo, o programa reduz de 30% a 34% os custos para o empregador; flexibiliza o tra...

14 Nov 2019

Serão oferecidas três modalidades aos corredores e caminhantes , para público com e sem deficiência, além de guias

Acontece neste domingo (17) a Corridas Inclusivas 3, com largada às 7h no Paço Municipal de Paulínia. Serão oferecidas três modalidades aos corredores e caminhantes, a corrida com percursos de 5 km e 10 km e a caminhada de 5 km, para público com e sem deficiência, além de guias.

A corrida de rua Corridas Inclusivas 3 tem o objetivo de incentivar a prática esportiva e motivar a partici...

14 Nov 2019

Quem não puder adotar um cão, mas ainda assim quiser ajudar, pode comprar ração para os animais

A designer de joias, Adriana Rosales está buscando em Campinas e região novos donos para 44 cachorros que eram cuidados por sua ex-sogra, que morreu aos 78 anos em agosto deste ano.

Os cães ficam em um sítio em Bragança Paulista. No total eram 110 cães e 30 gatos mas, boa parte já foi enviado para adoção com ajuda de ONGs e entidades de proteção animal.

"Mas a maioria das ONGs já trabalham sobrecarrega...

14 Nov 2019

O centro de compras é localizado na região central da cidade e conta com grandes lojas, academia e 5 salas de cinema

A cidade de Sumaré ganhará nesta quinta-feira (14), a partir do meio-dia, o primeiro shopping center da cidade. Aguardado com expectativa pela população, o Shopping ParkCity Sumaré contará com marcas de relevância nacional, além de opções de lazer, cultura, serviços e gastronomia. Com investimento superior a R$ 100 milhões, o empreendimento vai gerar cerca de 2,9 mil empregos diret...

14 Nov 2019

Os Correios recebem as cartinhas de crianças que enviam seus pedidos diretamente ao Papai Noel

Dezembro se aproxima e já dá para sentir no ar um cheirinho de Natal. Nessa época, todos os anos, crianças do país inteiro começam a escrever suas cartinhas repletas de pedidos para o Bom Velhinho. Há 30 anos, os empregados dos Correios, comovidos com as mensagens escritas em letrinhas recém-aprendidas ou transformadas em desenhos coloridos que chegavam até a empresa, decidiram começar a tirar esses son...

8 Nov 2019

Escolas, empresas, companhias e manifestos que produzam espetáculos culturais agora terão 50% de desconto

Atendendo a uma reivindicação dos produtores culturais, o prefeito Du Cazellato (PSDB) colocou em prática uma medida que reduziu as taxas cobradas para quem deseja locar o Theatro Municipal Paulo Gracindo.

Por meio do Decreto 7690 de 30 de outubro, escolas, empresas, companhias e manifestos de Paulínia e região, que produzam espetáculos culturais agora terão 50% de desconto para realizarem sua...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia