top of page

Aprenda receitas de sucos detox para quem exagerou no carnaval

Depois de aproveitar o carnaval, com festas e curtição, vem aquela sensação de que exagerou na comida ou na bebida. A nutricionista e gastrônoma Ana Paula Sales ensinou algumas receitas de sucos que são grandes aliados para eliminar as impurezas do organismo.

Feitos com ingredientes fáceis de encontrar e com preços acessíveis, os sucos detox servem para eliminar, através das fezes e da urina, as toxinas acumuladas no estômago e no intestino.

“Eles são feitos com ingredientes de alto valor nutricional e ricos em fibras, vitaminas e minerais. Ativa o sistema imunológico e aumenta a hidratação do corpo”, explica.

Porém, a nutricionista destaca que os sucos detox não fazem milagres, e para obter sucesso devem ser aliados a uma vida saudável. "É de extrema importância ter uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos e dormir bem. Além de beber muita água, que é essencial para o organismo, e o consumo de frutas", frisa.

É preciso ficar atento ainda ao preparo do suco, pois eles podem perder a função detox. De acordo com a nutricionista, devem ser consumidos rapidamente, sem colocá-los na geladeira, para que os nutrientes não sejam perdidos. Além disso, não é indicado coar os sucos para que as fibras não sejam jogadas fora.

Segundo Ana Paula, os sucos podem ser tomados diariamente, principalmente no período do carnaval, onde as pessoas exageram no consumo de bebida alcoólica, aumentando o armazenamento de sódio pelo corpo.

Suco isotônico para ressaca

Ingredientes:

1 fatia de melão

1 maçã

Suco de 1 limão

1 pedaço pequeno de gengibre

100 a 200 ml de água de coco (opcional)

Modo de preparo:

Basta bater todos os ingredientes juntos no liquidificador e adicionar gelo.

De acordo com a nutricionista, quando se ingere muito álcool a imunidade do corpo fica baixa e ocorre uma desidratação. Por isso, é recomendado o consumo frutas com muito líquido. O melão é uma fruta rica em água, o limão é fonte de vitamina C e o gengibre diminui as náuseas causadas pelo excesso de bebida.

Suco Verde para limpar o organismo

Ingredientes:

2 maracujás;

2 folhas de couve lavadas e higienizadas;

Suco de 1 limão médio;

200 ml de água.

Modo de preparo:

Extrair o suco de maracujá com o auxílio de uma peneira, acrescentar as folhas de couve com talo, suco de limão e completar com a água. Depois bata tudo no liquidificador e adicione gelo.

Para que o organismo libere todas as coisas ruins armazenadas no corpo, Ana Paula alega que é necessário misturar frutas e verduras ricas em fibras, como a couve e o maracujá.

Suco de Abacaxi com hortelã para repor as energias

Ingredientes:

200 ml de água de coco

1 pedaço pequeno de gengibre

1 rodela média de abacaxi picado

3 folhinhas de hortelã

Modo de Preparo:

Basta bater todos os ingredientes juntos no liquidificador e adicionar gelo.

A nutricionista ressalta que o abacaxi é uma fruta energética e que acelera a digestão, bem como o gengibre, ajudando assim a diminuir a sensação de inchaço.

bottom of page