Suspeitos por compra de votos, Prefeito e 13 vereadores podem ser investigados

09.02.2018

 

Na Sessão Legislativa do dia 28 de agosto de 2017 os vereadores rejeitaram a denúncia que alegava o afastamento e a cassação do Prefeito Dixon Carvalho (PP) e de 13 dos 15 parlamentares por compra e venda de votos. De acordo com a Justiça, após essa Sessão, duas Comissões para investigar esse caso deixaram de ser abertas.

Em março de 2017, os vereadores também votaram contra a investigação da abertura de dois contratos de compra emergenciais suspeitos da Prefeitura de Paulínia, assinados pelo Dixon (PP), com as empresas RC Nutri (para compra e preparo de merenda escolar) e CORPUS (para limpeza).

Segundo a denúncia que partiu de um morador e foi encaminhado para o Ministério Público, o prefeito Dixon Carvalho (PP) comprou os votos contra a investigação de seus contratos alegando que recompensaria os vereadores com 68 cargos de confiança na prefeitura. O valor das contratações supera 13 milhões de reais.

A suspeita de irregularidades começou em 12 de abril de 2017 quando as nomeações para cargos de confiança da prefeitura foram publicadas no diário oficial do município.

Os 13 vereadores de Paulínia suspeitos de venda de votos (Fábio Valadão (PRTB), Dú Cazellatto (PSDB), presidente da Câmara; Zé Coco (PV), Edilsinho (PSDB), Danilo Barros (PR), João Mota (PSDC), Loira (PSDC), Marquinho Fiorella (PSB), Professor Xandynho Ferrari (PSD), Fábia Ramalho (PMN), Flavio Xavier (PSDC), Marcelo D2 (Pros), Manoel Filhos da Fruta (PCdoB)) ao barrar as aberturas de comissões, diz a denúncia, impediram que o chefe do Executivo fosse investigado sobre supostos crimes de responsabilidades, quebra de decoro, além de corrupção ativa e passiva.

 

A denúncia

 

Em uma decisão única na história da política municipal, o juiz da 1ª Vara de Paulínia (SP), Carlos Eduardo Mendes, na sexta-feira (2), determinou que 13 dos 15 vereadores fossem substituídos por suplentes e uma sessão extraordinária seja convocada em até 48 horas.

Caso o afastamento fosse permanente e a decisão fosse cumprida, estão mantidos no cargo Tiguila Paes (PPS) e Kiko Meschiati (PRB), e Kiko iria presidir a sessão que elegerá a nova mesa diretora que votará a instalação. A CP permanece a investigar o prefeito e os 13 parlamentares.

 

Manobra da Câmara e de Prefeito

 

Terminaria nesta quarta-feira (7) o prazo para a Câmara realizar a comissão de investigação com 13 vereadores suplentes, mas a decisão foi suspensa. A Casa entrou com um pedido de recuso alegando necessitar de mais prazo, a Justiça recebeu o pedido no mesmo dia e optou por suspender a sessão.

Na tarde do mesmo dia, parte do corpo de suplentes procurou a Câmara de Paulínia para questionar o motivo pelo qual ainda não haviam sido convocados para a Sessão Extraordinária. Nada foi resolvido ou esclarecido pela Câmara e os suplentes, orientados pelo próprio Legislativo para entrarem em contato, saíram sem resposta.

O Prefeito Dixon Carvalho (PP), portanto, segue blindado de apurações dos casos de contratos de merenda e coleta de lixo. E os vereadores e seus 68 funcionários de confiaça, após essa manobra, seguem trabalhando normalmente.

“A Câmara ressalta que desde que a decisão se tornou pública, nenhum serviço prestado à população foi prejudicado e os atendimentos nos gabinetes continuam ocorrendo conforme a agenda individual de cada vereador”, informa a Nota Oficial da Câmara na tarde da quarta-feira (7). A próxima sessão ordinária está marcada para 15 de fevereiro, a partir das 18h30.

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

29 May 2020

Valor será somado ao imposto devido na declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física de 2021

Para uma pequena parte das pessoas que recebem o auxílio emergencial do governo federal, o benefício será considerado um empréstimo do poder Executivo e terá de ser devolvido em 2021.

A medida vale para quem receber, até o fim deste ano, valores tributáveis acima do limite de isenção do Imposto de Renda de Pessoa Física – brasileiros que recebem salário mensal inferior a R$ 1.903 e não têm outras fontes...

29 May 2020

É muito comum me questionarem qual seria a solução para a criminalidade, como combatê-la. Infelizmente, meus amigos, não tenho uma fórmula mágica. Aliás, acho que todos perceberam, ninguém tem.

Inicialmente, temos que levar em conta que ninguém combate de forma eficaz um inimigo sem antes conhecê-lo, ainda que superficialmente. Pois bem, existe uma ciência, chamada criminologia, que estuda o crime sob o aspecto social: suas causas e consequências.

Uma das mais importantes correntes da criminologia...

29 May 2020

Adotar um cão ou gato é  um ato de grande responsabilidade, que implica um compromisso que dura toda a vida do animal


1. Converse com sua família antes de adotar para saber se todos estão de acordo.
Levando em conta que tempo médio de vida do animal é de 12 anos, todos da família precisam estar de acordo, precisam entender que aquele animal precisará de recursos para mantê-lo e estabelecer quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.

2. Escolha um novo amigo que melho...

29 May 2020

O homem entrou em contato com a família a partir do próprio número de celular pedindo um resgate

Na última quarta-feira (27), um homem foi preso em flagrante em Americana por simular o próprio sequestro. Ele foi localizado na quarta-feira em uma casa no bairro São Domingos após a família procurar a polícia em busca de ajuda.

De acordo com a Polícia Civil, o homem entrou em contato com a família a partir do próprio número de celular pedindo um resgate de R$ 10 mil. Os familiares então procuraram a...

29 May 2020

A direção do HMP ressalta que serão tomadas medidas de contenção para evitar aglomerações no local

O Hospital Municipal de Paulínia realiza na próxima quarta-feira (3) uma nova campanha de doação de sangue das 8h30 às 12 horas. Serão distribuídas 100 senhas por ordem de chegada. 

A direção do HMP ressalta que serão tomadas medidas de contenção para evitar aglomerações no local. O uso de máscara é obrigatório. Todo os profissionais envolvidos na atividade estarão devidamente paramentados e haverá á...

29 May 2020

É preciso levar o recipiente de um ou dois litros, já limpo e seco, pronto para ser preenchido

Neste domingo (31), entre às 9h30 e 13h - ou enquanto durar o estoque - estará acontecendo uma campanha solidária na cidade de Paulínia. A iniciativa partiu do empresário, Conrado Mioni, proprietário da Cerveja Sonora. A ação tem como objetivo arrecadar alimentos para doações para o Fundo Social de Solidariedade de Paulínia. 

Para quem tiver o interesse de ajudar com as doações, pode ir até a Avenida Jos...

29 May 2020

O próprio assassino teria confessado o crime e levado a Polícia Civil até ao local onde havia deixado o corpo da vítima

Uma mulher de 35 anos, moradora de Campinas, foi assassinada possivelmente por estrangulamento pelo próprio namorado no último domingo (24). O assassino teria levado o corpo da jovem até um matagal no Parque Brasil 500, em Paulínia. O crime ocorreu no domingo, mas o corpo da vítima só foi localizado na terça-feira (26).

O próprio criminoso, morador da região do Matão, esteve no 3...

29 May 2020

A medida autoriza a flexibilização com restrições a partir de 1 de junho

Com a divulgação do plano de retomada gradual das atividades no Estado de São Paulo na quarta-feira (27), a região de Campinas foi classificada na zona laranja, a segunda fase dentre cinco previstas até a normalização de todas as atividades no estado. A medida autoriza a flexibilização com restrições a partir de 1 de junho.

A classificação das regiões do estado por cores serve para indicar aos prefeitos de...

29 May 2020

Objetivo é orientar comerciantes e a população em geral sobre a necessidade de tomar alguns cuidados, depois da flexibilização do comércio


A Prefeitura de Paulínia iniciou na quinta-feira (28) a entrega de uma cartilha com informações para um convívio responsável em tempos de coronavírus. O objetivo é orientar comerciantes e a população em geral sobre a necessidade de tomar alguns cuidados, depois da flexibilização do comércio, reforçando um trabalho iniciado em março.

A entrega teve início nos c...

29 May 2020

A Secretaria também deseja reformar as quadras, que há anos não recebem manutenção

A Secretaria Municipal de Esportes, nos últimos 15 dias, realizou melhorias em duas praças esportivas da cidade.

No campo de futebol do Jardim Flamboyant (Nosso Teto), usado por um projeto social, foram instaladas telas.

Nas quadras de tênis do Itapoan, os banheiros do local receberam nova pintura, as portas foram trocadas, a rede de esgoto foi ligada e houve a troca da parte elétrica e hidráulica. Um bebedouro també...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia