Funcionalismo pode entrar em greve por falta de compromisso do prefeito Dixon

19.01.2018

"A atitude da Prefeitura é uma 'declaração de guerra!'", afirmou o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Paulínia

 

 

 

A Prefeitura Municipal de Paulínia não depositou o adiantamento de salário dos funcionários públicos com devidos enquadramentos salariais do PCCV (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos), aprovado no ano passado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Dixon Carvalho (PP).

O STSPMP (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Paulínia) declarou, em rede social: “Estamos levantando informações e providenciando os devidos encaminhamentos jurídicos e administrativos, e nossa mobilização. A atitude da Prefeitura é uma “declaração de guerra!”. É uma afronta a toda construção do PCCV e o desrespeito à categoria. Prefeito Dixon, exigimos, imediatamente, a correção do enquadramento salarial!”.

 

O STSPMP convocou assembleia  ordinária da categoria para quinta-feira (18) às 18h, para discutir a execução dos Planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) do Quadro Geral e do Magistério da Prefeitura.

 

De acordo com a presidente do STSPMP, Cláudia Pompeu, a administração Dixon Carvalho (PP) não se preparou para enquadrar a categoria nas regras do PCCV.  “Durante o ano passado inteiro discutimos o PCCV com a Prefeitura e nós alertamos que, obviamente, para fazer o enquadramento seria necessário o DRH (Departamento de Recursos Humanos) operacionalizar isso. Agora, eles estão alegando que vão precisar de até seis meses para conseguir operacionalizar esse enquadramento, o que a gente acha um absurdo”, disse ela.

 

Pompeu explicou que apenas alguns segmentos da categoria pública terão distorções salariais corrigidas pelo PCCV e que a progressão vertical, ou seja, a promoção de função, será executada este ano, mas com efeitos financeiros somente a partir de 2019. 

 

A falta de estimativa do impacto orçamentário financeiro do PCCV no Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos de Paulínia – Pauliprev, também preocupa a categoria. Segundo Claudia Pompeu o problema foi levantado pelo presidente do Pauliprev, José de Freitas Guimarães, que, segundo ela, pensou em judicializar a questão para preservar o Instituto. “O pior é que ele (Guimarães) sabia de todo o procedimento, de tudo que estava sendo discutido e, agora, está alegando que terá impacto no Pauliprev e que o impacto deveria ter sido feito pela Prefeitura e não foi”, disse a sindicalista. 

“Nós entendemos que a administração precisa cumprir com os compromissos dela, não pode se furtar das responsabilidades, porque os servidores não podem pagar pela ingerência da administração”, acrescentou.

 

José de Freitas Guimarães, diretor-presidente do Pauliprev, emitiu uma nota de esclarecimentos sobre as declarações feitas pela presidente do STSPMP, Claudia Pompeu. 

 

"Em respeito aos servidores ativos e inativos da Pauliprev, na qualidade de diretor presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Paulínia, requeiro a divulgação da Presente Nota, frente às declarações da Sra. Cláudia Pompeu, Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paulínia. A afirmação de que apenas "agora" eu tenha me manifestado sobre o impacto do PCCV nas contas da Pauliprev não procede. Nos meses de agosto e setembro/2017, antes de a redação do PCCV ter sido concluída ou mesmo encaminhada enquanto projeto de lei à Câmara Municipal de Paulínia, me manifestei em reuniões filmadas perante o Conselho de Administração da Pauliprev para afirmar que o PCCV importaria em impacto nas despesas da Autarquia com pagamento de inativos, frente ao fato de 584 aposentados (atualmente são 648) receberem seus proventos pela paridade, ou seja, com base na remuneração atual dos servidores ativos. Além disso, em reunião de debates do próprio PCCV (realizada no Auditório "Carlos Tontoli" e ocorrida em setembro/2017), à oportunidade, além da Sra. Claudia Pompeu, diversos servidores ativos estavam presentes, incluindo a conselheira administrativa (eleita ) da Pauliprev, Sra. Nara Martins Moretti e mesmo o assessor jurídico do Sindicato, Dr. Alexandre Mandi.

 

Para efeito do cálculo desse impacto, necessário que a Prefeitura conclua o recadastramento dos servidores ativos, de forma que as informações alusivas à idade do servidor, cônjuge, filhos ou dependentes e atividades profissionais anteriores, possam ser consideradas para elaboração de cálculo atuarial. Obtido tais valores, o impacto orçamentário será encaminhado com a respectiva indicação da fonte de custeio, em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Portanto, como a declaração dada pela presidente do sindicato não procede, encaminho os presentes esclarecimentos", finalizou Guimarães. 

 

 

Na tarde da última quarta-feira (17), Alexandre Mandi, advogado do STSPMP, e o Jurídico da Prefeitura de Paulínia participaram de discussões sobre a implementação do PCCV. “A Prefeitura reafirmou a necessidade de um prazo de até seis meses para operacionalizar o enquadramento, o que, inicialmente, não concordamos. Essa situação deveria ter sido prevista, houve uma falha da administração e, agora, o servidor está sendo prejudicado em função disso. A Prefeitura estava ciente da vigência do PCCV, a partir deste mês de janeiro. Por isso, vamos discutir essas questões com a categoria”, afirmou Pompeu.

 

De acordo com o edital de convocação da assembleia do STSPMP, a categoria vai decidir se entra ou não em “estado de greve”, que pode levar à paralisação geral dos serviços públicos municipais, caso a administração Dixon Carvalho (PP) não cumpra com a “aplicação, enquadramento e efetividade” dos Planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral e do Magistério. 

 

Nota da Prefeitura 

Na noite da última quarta-feira (17), a Prefeitura de Paulínia divulgou em sua página no Facebook, a seguinte NOTA DE ESCLARECIMENTO:

 

"A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Negócios Jurídicos, reconhece que as diferenças de remuneração dos servidores referentes ao enquadramento salarial previsto nos PCCVs - sancionados em 28 de dezembro de 2017 - entraram em vigência a partir do dia 1 de janeiro de 2018. Contudo, devido ao tempo necessário para o processo de operacionalização, os valores serão pagos de forma retroativa para toda a categoria, em prazo a ser definido nos próximos dias, em parcela única e corrigidos com base no IPCA. 

 

A Prefeitura esclarece ainda que tem empenhado esforços para atender as demandas dos servidores e valorizar a classe, garantindo, assim, cada vez mais qualidade nos serviços prestados aos cidadãos".

 

Fontes: Correio Paulinense/Tribuna Paulínia 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

22 Nov 2019

No total a nova ponte terá 260m de extensão, sendo 120m estaiados e 140m convencionais

Na quinta-feira (21), a Prefeitura de Paulínia publicou o edital para contratar a empresa que irá construir a nova ponte sobre o Rio Atibaia, ligando a região do Monte Alegre ao João Aranha.

O edital prevê a construção de um sistema viário que começará na Avenida dos Trabalhadores a Avenida João Aranha, incluindo a ponte que será estaiada, cujo impacto ambiental é menor.

“Damos hoje um grande passo para tirar do...

22 Nov 2019

Na época quem estava à frente da Administração municipal era o prefeito cassado, Dixon Carvalho

A soma de resultados insatisfatórios verificados ‘in loco’ nas áreas da Saúde e Educação, a baixa efetividade no planejamento das políticas públicas e o descumprimento do previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) foi motivo essencial para o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) emitir julgamento pela desaprovação das contas municipais, relativas ao exercício de 2017 da Prefeitura de...

22 Nov 2019

A lotação será nos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba

A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) está realizando um novo concurso público. São 17 editais que abrem 26 vagas imediatas para profissionais de nível médio/técnico e superior. A lotação será nos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba.

Cargos

Técnico em Multimeios Didáticos, Técnico de Laboratório, Técnico de Enfermagem, Terapeuta Ocupacional, Analista de Desenvolvimento de Sistemas, Enfermeiro, Nutricionista, Tecnólogo em In...

22 Nov 2019

Os interessados devem se inscrever através do site www.iuds.org.br até 29 de dezembro

A Prefeitura de Hortolândia abriu inscrições para 17 vagas em concursos públicos na quinta-feira (21). As oportunidades são voltadas para cargos de ensino superior, médio e fundamental. 

Os interessados devem se inscrever através do site www.iuds.org.br até 29 de dezembro. O valor da inscrição varia entre R$ 8,99, para nível superior e ensino médio, e R$ 7,61, para os cargos de ensino fundamental.

Concur...

22 Nov 2019

No total, os paulinenses trouxeram na bagagem 14 medalhas, sendo 6 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze

Na última semana, nove atletas paralímpicos de Paulínia participaram da 83ª edição dos Jogos Abertos Horácio Baby Barioni, também conhecidos como Jogos Abertos do Interior.

A competição, que é considerada o maior torneio poliesportivo da América Latina, reúne mais de 14 mil atletas ACD e convencionais, representando 206 municípios de todas as regiões do estado em mais de 30 modalidades.

Os atletas s...

22 Nov 2019

Secretaria de Saúde promoverá bate papo voltado para a prevenção ao câncer de próstata

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove na próxima quarta-feira (27) um bate papo voltado para a prevenção ao câncer de próstata, com o tema "Homem também precisa se cuidar".

O evento ocorrerá no ambulatório de Urologia, localizado dentro do Hospital Municipal de Paulínia e será aberto ao público. A ação faz parte do "Novembro Azul".

A SMS entre os dias 25 e 29, irá realizar também mutirões na Saúde do Home...

22 Nov 2019

Serão dois dias de competições entre as equipes do sub 60 e 70, masculino e sub 50 e 60, feminino

Nos próximos dias 25 e 27,  acontece a Copa Paulínia de Vôlei Terceira Idade. Serão dois dias de competições entre as equipes do sub 60 e 70, masculino e sub 50 e 60, feminino. Os jogos vão acontecer no Ginásio do Calegaris, com entrada gratuita.

No primeiro dia (25), disputam três times femininos (sub 70), uma triangular entre Paulínia, Hortolândia e Atibaia. No mesmo dia, acontece também o jogo entr...

22 Nov 2019

E mais uma vez a Stética Avançada traz inovadora técnica em tratamento estético para os seus clientes.

A novidade trazida pela Drª Vivian Motta Biondi, Fisio Dermato Funcional, com várias especializações, inclusive na Europa, foi desenvolvida na Alemanha, no século XIX, a Ozonioterapia  já é reconhecida em mais de 50 países para o tratamento de doenças, e tem se mostrado muito eficaz em tratamento estéticos.

A Ozonioterapia é um tratamento que utiliza a mistura de dois gases: oxigênio (95%) e ozôn...

22 Nov 2019

Evento tem como objetivo homenagear os 16 dias de ativismo contra a violência à mulher e o dia da Consciência Negra

Neste sábado (23), a partir das 10h o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher promove a 1ª Feira Cultural do CMDM. O evento, que tem entrada gratuita, será realizado dentro do Parque da Amizade, localizado na Avenida Olívia Favero Piva, nº 671, bairro Alto dos Pinheiros.

O evento foi idealizado pelas conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, com o objetivo de homen...

22 Nov 2019

O Boldrini é um dos centros mais avançados do país, reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento clínico especializado

O Programa Nota Fiscal Paulista, que devolve parte do ICMS recolhido pelos estabelecimentos para os consumidores, já é amplamente conhecido. O que pouca gente sabe, entretanto, é que podem ajudar o Centro Infantil Boldrini, com a doação automática dos créditos recebidos.

Fazer a doação é fácil, basta acessar o site do programa (www.portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nfp/) ou b...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia