Mais uma vez Dixon "estoura" limite orçamentário municipal de 2017

22.12.2017

Desde janeiro até agora, este é o 19º Decreto de Transposição de Recursos Orçamentários

 

(Rede Social): Indicando que ultrapassou os limites legais vigentes, Dixon pede que eles sejam aumentados para 50% e 25%, respectivamente. 

 

No fim da tarde da última sexta-feira (15), o prefeito de Paulínia, Dixon Carvalho (PP), protocolou na Câmara Municipal  um Projeto de Lei (PL 94/2017) alterando o Artigo 4º, inciso III, da Lei Orçamentária Anual (LOA  2017). Na prática, o governo de Dixon Carvalho está solicitando ao Legislativo para fechar as contas do município deste ano e, assim, não acabar caindo na malha fina do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O artigo da LOA que Dixon quer alterar, trata-se dos limites de remanejamento, transposição e/ou transferência de verbas, dentro de uma mesma secretaria ou diferentes.  Pela lei, os limites de remanejamento são de até 25% dentro de uma mesma secretaria e, até 12% entre secretarias diferentes.  Os tetos foram estabelecidos  pela Emenda Modificativa 13 ao Orçamento 2017,  de autoria do vereador Fábio Valadão (PRTB) e aprovada pela Câmara no fim do ano passado. Indicando que ultrapassou os limites legais vigentes, Dixon pede que eles sejam aumentados para 50% e 25%, respectivamente.  

De janeiro até a presente data, o prefeito Dixon Carvalho baixou dezoito Decretos de Transposição de Recursos Orçamentários, no valor total de R$ 226.699.367,47. Os números são do Portal da Transparência Municipal.  Todos esses recursos já tinham destinos definidos no Orçamento deste ano, como construção de casas populares, informatização da saúde, entre outros programas de governo, mas acabaram sendo utilizados para outros fins.

Para justificar o pedido de alteração na LOA 2017, o chefe do executivo alega que durante este ano ocorreram “mudanças e modificações de natureza administrativa”, as quais refletiram “na estrutura original do orçamento”.  Além disso, o prefeito argumenta que o seu governo  “não deseja desacertos com abertura de créditos adicionais suplementares baseados em simples autorizações da dadas na Lei orçamentária Anual, à revelia do disposto no artigo 167, inciso III, da Carta Magna”.  

O inciso da Constituição Federal invocado por Dixon diz o seguinte:  III - a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta”. 

O PL 94/2017 será analisado pela Procuradoria Jurídica e pela Comissão de Justiça e Redação da Câmara. A matéria ainda não tem data para ser votada em Plenário.

Consequências
Uma das irregularidades que fez o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Câmara Municipal reprovarem as Contas de Paulínia, referentes aos anos de 2012, 2013 e 2014, foi, justamente, o desrespeito aos limites de remanejamento de verbas estipulados nas Leis Orçamentárias dos respectivos anos.

Por conta disso, os ex-prefeitos José Pavan Junior (PSDB) e Edson Moura Junior (PMDB), responsáveis pelas contas reprovadas, estão inelegíveis, ou seja, sem poder disputar cargos públicos por 8 anos. 

Fonte Correio Paulinense

 

 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

10 Jul 2020

Moradores que desejarem poderão colocar em frente suas residências móveis ou objetos para serem retirados

A Prefeitura de Paulínia irá realizar na próxima semana, nos dias 16 e 17, um mutirão de limpeza e combate à dengue.

A ação faz parte do "Programa Paulínia Contra à Dengue" (PPCD) e contará com a participação das Secretarias de Obras e Serviços Públicos e de Saúde.

Moradores que desejarem poderão colocar em frente suas residências móveis ou objetos para serem retirados.

Agentes da Unidade de Con...

10 Jul 2020

As roupas estão sendo doadas pela equipe do Paulínia Racing para os mais de 240 alunos e seus familiares atendidos no projeto

O projeto sócio esportivo Escola de Bicicross de Paulínia recebeu cerca de 2 mil peças de roupas do Grupo Malwee para atender as famílias do projeto e contribuir com a Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade de Paulínia.
O Grupo Malwee, grande fabricante de roupas e malhas com sede em Jaraguá do Sul-SC, doou cerca de 2 mil peças novas de roupas, em reconhecim...

10 Jul 2020

A educação para adultos é o tipo de educação orientado para adultos que completaram ou abandonaram a educação formal

O EJA (Educação de Jovens e Adultos) está com as matrículas abertas. Os interessados deverão fazer as inscrições de 20 a 22 de julho, das 17h às 21h.

Os documentos necessários são RG e comprovante de residência. Devido à pandemia, todos os protocolos de saúde serão respeitados, como evitar aglomeração e uso obrigatório de máscara e álcool gel.

Os locais com matrículas abertas são:

Fun...

10 Jul 2020

As doações podem ser levadas em um dos pontos de arrecadação do comércio ou no prédio do antigo Caco

As arrecadações da Campanha do Agasalho “O Amor Aquece e o Carinho Acolhe”, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Paulínia, foram prorrogadas até o dia 31 de julho.

As doações podem ser levadas em um dos pontos de arrecadação do comércio ou no prédio do antigo Caco. Desde o início da campanha, mais de 5 mil famílias já foram beneficiadas.

“Agradecemos desde já a todos que colaboraram com a...

10 Jul 2020

Aproximando-se as eleições municipais, vê-se nas redes sociais um clamor quase que geral por mudanças radicais na vida política local.

Isso decorre do fato de que a política está totalmente desacreditada por grande parte da população, que tem todos os motivos para isso. Mudança constantes na chefia do Executivo, ausência de um plano de Governo duradouro, atuação aquém do desejado do Poder Legislativo, dentre outras, acabam maculando a imagem institucional dos Poderes Municipais constituídos, gera...

10 Jul 2020

A mulher teria sido conivente com o estupro do próprio neto

Na manhã de quarta-feira (8), a Polícia Militar prendeu uma aposentada cadeirante de 55 anos, que foi condenada a 14 anos e sete meses de prisão em regime fechado por estupro de vulnerável. De acordo com a PM, a mulher teria sido conivente com o estupro do próprio neto. O processo sobre o caso está sob segredo de Justiça. Ela foi localizada pela polícia em sua casa, no município de Nova Odessa, após o cumprimento de um disque denúncia. E...

10 Jul 2020

No último dia 1º de julho, Hermes Kiehl, ex-vereador, ex-vice prefeito da cidade de Cosmópolis, pai e avô, fez a sua passagem, vitimado por uma SEPSE (infecção generalizada).

Vinha lutando a uma década com as implicações de um Carcinoma Urotelial, câncer de bexiga, que acabou sendo curado, porém após 10 anos de enfermidades decorrentes do câncer, infecções e tratamentos, hospitalizações e hemodiálises, sua saúde acabou debilitada e culminou com sua morte. Muitas homenagens, mensagens e carinho, r...

10 Jul 2020



 

É a perda da capacidade de filtragem dos rins que causa a retenção de ureia e creatinina no sangue, o que é extremamente prejudicial por se tratar de substâncias químicas. Por outro lado, água, proteínas e vitaminas são perdidas pela urina. A insuficiência renal pode ser causada simplesmente pelo envelhecimento do animal, geralmente quando ele tem predisposição familiar para o problema. No entanto, surge também como decorrência de infecções e intoxicações graves.

Sintomas: emagrecimento, per...

10 Jul 2020

Os maiores destaques estão na redução dos roubos de todas as modalidades em 20% e redução dos furtos em 41%

A Guarda Municipal de Paulínia realizou um balanço das atividades do primeiro semestre de 2020, considerando ações de prevenção, produtividade policial e índices criminais.

Os maiores destaques estão na redução dos roubos de todas as modalidades em 20% e redução dos furtos em 41%, comparado ao mesmo período de 2019.

Os empenhos em ocorrências de toda natureza somam 15.036 atendimentos, destac...

10 Jul 2020

Irmãos Bordinhon planejam inaugurar em breve a “Choperia & Pesqueiro Jequitibás”

O Pesqueiro Jequitibás começou sua história no ano de 2002, sob a administração de meu pai José Carlos Bordinhon, onde vivenciamos a chegada de cada material para construção e tivemos a oportunidade de vê-lo tomando forma e se tornando um lugar de lazer para toda família. O Jequitibás chegou a ser reconhecido nesse período, como um dos melhores pesqueiros da região, seu destaque era a “Pesca no Deck”, que despertava...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia