Kiko (PRB) e Tiguila (PPS) apontam saída para situação do 'Lar dos Velhinhos'

30.11.2017

Terceirização pode ser evitada se Administração criar um programa de convênio com instituições privadas de geriatria 

 

(Redes sociais): Kiko e Tiguila fizeram um vídeo divulgado nas redes sociais sobre a situação do 'Lar dos Velhinhos'

 

Os vereadores Kiko Meschiati (PRB) e Tiguila Paes (PPS) visitaram, na manhã de terça-feira (28), o Centro de Geriatria de Paulínia, o tradicional “Lar dos Velhinhos”, em busca de informações sobre a atual situação da entidade. Com três décadas de história, completadas este ano, a instituição está no centro de uma polêmica criada pelo governo Dixon Carvalho (PP), que pretende terceirizar o “Lar”, alegando que o custo da entidade para o município é muito alto e que o Lar não comporta novos idosos. 

Na visita, os vereadores ouviram relatos de funcionários e idosos sobre a importância que o Lar dos Velhinhos. “Aquela  instituição é realmente o lar de todos os idosos que vivem lá, e a segunda casa dos funcionários. É revoltante o que estão querendo fazer com eles”, comentou Tiguila (PPS). “Revoltante e uma covardia. Quem gostaria de ser arrancado da própria casa sem saber o motivo, sem ao menos ser comunicado ou consultado antes? É isso que estão querendo fazer com nossos idosos”, complementou Kiko (PRB).

Para os parlamentares, a terceirização do Lar dos Velhinhos pode muito bem ser evitada se a administração Dixon Carvalho (PP) fizer o mesmo que foi feito para atender a longa fila de espera por vagas nas creches municipais. “Em 2011, a cidade tinha mais de mil crianças aguardando vagas nas creches públicas. Para resolver o problema, a Prefeitura criou e a Câmara aprovou um programa (o Proeb – Pró Educação Básica) que firmou convênios com creches particulares para atender a demanda, e, a fila de espera foi praticamente zerada”, comentou Kiko (PRB). 

“E, vale ressaltar que, nem por isso, a Prefeitura fechou as suas creches e passou todas as crianças para as unidades conveniadas. Então, o Kiko e eu pensamos que o mesmo pode ser feito com o Lar dos Velhinhos. O prefeito pode, perfeitamente,  fechar convênios com instituições privadas para atender os idosos que estão na fila de espera por uma vaga de longa permanência, e manter o Lar funcionando, como sempre funcionou, atendendo os idosos que há tantos residem e são tratados lá”, afirmou Tiguila (PPS).

Após  a visita ao Lar dos Velhinhos, os vereadores gravaram um vídeo,  criticando duramente o prefeito Dixon Carvalho (PP) pela iniciativa de terceirizar a instituição. 

 

Alterações

Em julho, o Correio Paulinense publicou que o Lar dos Velhinhos seria terceirizado. Em agosto, a terceirização foi confirmada ao Correio pelo então secretário de Saúde, Claudio Ernani Marcondes de Miranda. “Não tem sentido manter um local com um custo tão alto”, disse ele. Segundo Miranda, além da Secretaria de Saúde, as pastas de Assistência Social e de Governo estão trabalhando no projeto de mudanças no “Lar”.

O governo Dixon (PP) pretende transferir para uma ala no Hospital Municipal de Paulínia (HMP)  os idosos acamados, com sequelas graves de saúde, que moram e recebem tratamento médico no Lar dos Velhinhos. Já os idosos considerados independentes, aqueles que conseguem executar tarefas sozinhos, como ir ao banco, por exemplo, serão transferidos para instituições de longa permanência privadas.

Segundo a Prefeitura,  todos os custos dos idosos nas instituições privadas serão pagos pelo município. A notícia da terceirização do Lar dos Velhinhos já está atraindo para o município instituições  de longa permanência para idosos, como a Terça da Serra, que alugou uma casa na região central da cidade para instalar sua oitava unidade na RMC (Região Metropolitana de Campinas).  

Uma fonte ouvida pelo Correio informou que o quadro de funcionários do Lar dos Velhinhos já começou a ser reduzido. Quatro enfermeiras e o médico psiquiatra já foram transferidos para outros setores da saúde municipal. 

 

Nas redes sociais

As pessoas estão se mobilizando nas rede sociais por manifestos contra a terceirização do Lar dos Velhinhos. Um abaixo-assinado já conseguiu quase 1.500 (mil e quinhentas) assinaturas contra a proposta do governo Dixon (PP).

 

Fonte: Correio Paulinense

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

10 Jul 2020

Moradores que desejarem poderão colocar em frente suas residências móveis ou objetos para serem retirados

A Prefeitura de Paulínia irá realizar na próxima semana, nos dias 16 e 17, um mutirão de limpeza e combate à dengue.

A ação faz parte do "Programa Paulínia Contra à Dengue" (PPCD) e contará com a participação das Secretarias de Obras e Serviços Públicos e de Saúde.

Moradores que desejarem poderão colocar em frente suas residências móveis ou objetos para serem retirados.

Agentes da Unidade de Con...

10 Jul 2020

As roupas estão sendo doadas pela equipe do Paulínia Racing para os mais de 240 alunos e seus familiares atendidos no projeto

O projeto sócio esportivo Escola de Bicicross de Paulínia recebeu cerca de 2 mil peças de roupas do Grupo Malwee para atender as famílias do projeto e contribuir com a Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade de Paulínia.
O Grupo Malwee, grande fabricante de roupas e malhas com sede em Jaraguá do Sul-SC, doou cerca de 2 mil peças novas de roupas, em reconhecim...

10 Jul 2020

A educação para adultos é o tipo de educação orientado para adultos que completaram ou abandonaram a educação formal

O EJA (Educação de Jovens e Adultos) está com as matrículas abertas. Os interessados deverão fazer as inscrições de 20 a 22 de julho, das 17h às 21h.

Os documentos necessários são RG e comprovante de residência. Devido à pandemia, todos os protocolos de saúde serão respeitados, como evitar aglomeração e uso obrigatório de máscara e álcool gel.

Os locais com matrículas abertas são:

Fun...

10 Jul 2020

As doações podem ser levadas em um dos pontos de arrecadação do comércio ou no prédio do antigo Caco

As arrecadações da Campanha do Agasalho “O Amor Aquece e o Carinho Acolhe”, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Paulínia, foram prorrogadas até o dia 31 de julho.

As doações podem ser levadas em um dos pontos de arrecadação do comércio ou no prédio do antigo Caco. Desde o início da campanha, mais de 5 mil famílias já foram beneficiadas.

“Agradecemos desde já a todos que colaboraram com a...

10 Jul 2020

Aproximando-se as eleições municipais, vê-se nas redes sociais um clamor quase que geral por mudanças radicais na vida política local.

Isso decorre do fato de que a política está totalmente desacreditada por grande parte da população, que tem todos os motivos para isso. Mudança constantes na chefia do Executivo, ausência de um plano de Governo duradouro, atuação aquém do desejado do Poder Legislativo, dentre outras, acabam maculando a imagem institucional dos Poderes Municipais constituídos, gera...

10 Jul 2020

A mulher teria sido conivente com o estupro do próprio neto

Na manhã de quarta-feira (8), a Polícia Militar prendeu uma aposentada cadeirante de 55 anos, que foi condenada a 14 anos e sete meses de prisão em regime fechado por estupro de vulnerável. De acordo com a PM, a mulher teria sido conivente com o estupro do próprio neto. O processo sobre o caso está sob segredo de Justiça. Ela foi localizada pela polícia em sua casa, no município de Nova Odessa, após o cumprimento de um disque denúncia. E...

10 Jul 2020

No último dia 1º de julho, Hermes Kiehl, ex-vereador, ex-vice prefeito da cidade de Cosmópolis, pai e avô, fez a sua passagem, vitimado por uma SEPSE (infecção generalizada).

Vinha lutando a uma década com as implicações de um Carcinoma Urotelial, câncer de bexiga, que acabou sendo curado, porém após 10 anos de enfermidades decorrentes do câncer, infecções e tratamentos, hospitalizações e hemodiálises, sua saúde acabou debilitada e culminou com sua morte. Muitas homenagens, mensagens e carinho, r...

10 Jul 2020



 

É a perda da capacidade de filtragem dos rins que causa a retenção de ureia e creatinina no sangue, o que é extremamente prejudicial por se tratar de substâncias químicas. Por outro lado, água, proteínas e vitaminas são perdidas pela urina. A insuficiência renal pode ser causada simplesmente pelo envelhecimento do animal, geralmente quando ele tem predisposição familiar para o problema. No entanto, surge também como decorrência de infecções e intoxicações graves.

Sintomas: emagrecimento, per...

10 Jul 2020

Os maiores destaques estão na redução dos roubos de todas as modalidades em 20% e redução dos furtos em 41%

A Guarda Municipal de Paulínia realizou um balanço das atividades do primeiro semestre de 2020, considerando ações de prevenção, produtividade policial e índices criminais.

Os maiores destaques estão na redução dos roubos de todas as modalidades em 20% e redução dos furtos em 41%, comparado ao mesmo período de 2019.

Os empenhos em ocorrências de toda natureza somam 15.036 atendimentos, destac...

10 Jul 2020

Irmãos Bordinhon planejam inaugurar em breve a “Choperia & Pesqueiro Jequitibás”

O Pesqueiro Jequitibás começou sua história no ano de 2002, sob a administração de meu pai José Carlos Bordinhon, onde vivenciamos a chegada de cada material para construção e tivemos a oportunidade de vê-lo tomando forma e se tornando um lugar de lazer para toda família. O Jequitibás chegou a ser reconhecido nesse período, como um dos melhores pesqueiros da região, seu destaque era a “Pesca no Deck”, que despertava...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia