Vereadores rejeitam mais duas denúncias contra o prefeito Dixon Carvalho em sessão ordinária

24.11.2017

Danilo Barros, Edilsinho e Flávio Xavier não estiveram presentes na sessão para defender os interesses da população

 

 Na noite da última terça-feira (21), a maioria dos vereadores presentes na 20ª sessão ordinária na Câmara de Paulínia, rejeitaram mais duas denúncias contra o prefeito Dixon Carvalho (PP).

Dessa vez, o prefeito foi acusado de obstrução da Justiça pelo estudante Jhonatan William Lozado de Oliveira e, pelo 3º sargento aposentado da Polícia Militar, Luiz Roberto de Lima  de favorecer o consórcio “Paulínia Sempre Limpa”, que venceu a milionária licitação do lixo da cidade.

Foram ao todo sete parlamentares contra as investigações do prefeito Dixon e quatro a favor. Os vereadores ausentes na votação foram Danilo Barros (PR), Edilsinho Rodrigues (PSDB) e Flávio Xavier (PSDC). Além de todas as outras denuncias, estas eram de extrema importância por se tratar da grande “Operação Purgamentum” e, a presença dos vereadores que foram eleitos pelo povo para representa-los e defender as Leis, se fazia necessária.

Os vereadores que foram a favor e queriam que o prefeito Dixon fosse investigado foram Tiguila Paes (PPS), Kiko Meschiati (PRTB), Fábia Ramalho (PMN) e Fábio Valadão (PRTB). Já os parlamentares que acreditam que o atual prefeito não precisa ser investigado são Marcelo D2 (PROS), Xandynho Ferrari (PSD), Manoel Filhos da Fruta (PCdoB), João Pinto Mota (PSDC), Loira (PSDC), Zé Coco (PV) e Marquinho Fiorella (PSB).

 

Denúncia por obstrução de Justiça

Na denúncia, o estudante Jhonatan William Lozado de Oliveira alegou  que o PRP (Partido Republicano Progressista)  municipal e o ex-presidente da legenda, Mario Lacerda teriam abandonado ações eleitorais que ajuizaram contra o denunciado Dixon (PP),  em troca de cargos no primeiro escalão do atual governo municipal.

De acordo com Lozado, durante a tramitação das ações na Justiça Eleitoral,  a presidência do PRP, antes dirigido por Lacerda, passou para o advogado Carlos Alberto Coelho, que depois foi nomeado primeiro Chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo e Eventos e, depois, com a saída do então titular da pasta, David Rodrigues, ele assumiu interinamente a secretaria até o dia 1º deste mês, quando o novo secretário Jarbas Elias Zuri Júnior  foi nomeado para o cargo.

Já Lacerda, que não compareceu a audiência de instrução da AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) 4389, provocando a extinção da ação, sem o julgamento do mérito, teria sido beneficiado pela  nomeação da nora Patrícia Groot Lacerda, para o cargo de Assessora Técnica de Gabinete da Secretaria de Habitação. 

O estudante afirmou não ter dúvidas de que a máquina pública municipal foi usada pelo prefeito Dixon  para impedir que ações, que poderiam ameaçar a permanência dele no cargo e os seus direitos políticos, prosperassem na Justiça Eleitoral da cidade. Os argumentos não convenceram a maioria, que votou pelo arquivamento da denúncia.

 

Infração Político-Administrativa

A segunda denúncia apresentada ao Legislativo contra Dixon, o sargento aposentado Luiz Roberto de Lima afirmou, entre outros fatos, suposto favorecimento ao Consórcio “Paulínia Sempre Limpa”, vencedor da concorrência pública do lixo da cidade, estimada em quase R$ 47 milhões e homologada dia 18 de outubro. 

No entanto, uma decisão desta terça-feira (21),  da juíza Marta Brandão Pistelli, suspendeu os efeitos da referida concorrência, foco da denúncia rejeitada pela Câmara.

A licitação milionária também é um dos alvos da investigação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado) de Campinas, sobre um suposto  esquema de fraudes em licitações e contratos de lixo em Paulínia e outras cidades de São Paulo e Minas Gerais, liderado por uma das empresas contratadas pelo governo Dixon,  a Filadelfia Locação e  Construção.

Lima relatou vários ilícitos, segundo ele, verificados no edital da licitação e no julgamento da Comissão de Licitações do Município, que o dono da Cidade Nova Obras e Serviços Urbanos Ltda, também do consórcio “Paulínia Sempre Limpa”, é o empresário Geraldo Antonio Baraldi, apontado pela Justiça Eleitoral como “doador” de mais de R$ 830 mil à campanha de Dixon no ano passado.

A empresa Senepave Saneamento Ambiental,  que teve o pedido de suspensão da licitação do lixo atendido pela Justiça de Paulínia, também foi citada pelo Policial aposentado. A Senapave contestou judicialmente a habilitação de várias empresas que disputaram a concorrência pública, especialmente as que integram o consórcio “Paulínia sempre Limpa”.

 

Fonte Correio Paulinense

 

 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

23 Oct 2020

Prefeito Du Cazellato autorizou a aquisição de 12.000 planos pelo período de seis meses em razão das aulas presenciais suspensas pela pandemia

O prefeito Du Cazellato (PL) autorizou a aquisição de 12.000 planos da operadora Tim S/A , com franquia mensal de 10GB de internet e serviço de voz ilimitado, para alunos da rede municipal de ensino.

Segundo o extrato do contrato, a ação é visando a melhoria do acesso aos conteúdos pedagógicos inseridos pela Secretaria Municipal de Educação na plataforma re...

23 Oct 2020

Além dos benefícios à autoimagem, o uso do lenço age positivamente no tratamento da paciente

Muitas mulheres, enquanto enfrentam o tratamento contra o câncer, relatam que um dos momentos emblemáticos é quando começam a cair os cabelos e, com eles, uma parte importante da autoestima. Sentir-se feminina importa muito na qualidade de vida e recuperação das pacientes; foi por isso, que durante o Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, que o laborató...

23 Oct 2020

Executivo municipal é responsável por gestão dos serviços públicos

Em 2020, aproximadamente 148 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas em novembro para escolher prefeitos e vereadores. Mas você sabe o que faz um prefeito? Representante máximo do Poder Executivo municipal, é ele quem comanda a administração da cidade e é o responsável pela gestão dos serviços públicos do município como educação, saúde, transporte e limpeza pública, entre outros.

Muitas dessas políti...

23 Oct 2020

Os Cães de Serviço são divididos por categorias, cada um com suas particularidades, mas todos igualmente especiais e importantes


Os Cães de Serviço são divididos por categorias, cada um com suas particularidades, mas todos igualmente especiais e importantes. Existem os cães treinados para auxiliar autistas, para diabéticos, de alerta e de mobilidade.

Os cães para autistas aprendem a deitar no chão, impedindo que uma criança saia correndo e fuja. Os cães para diabéticos avisam quando há grandes...

23 Oct 2020

A motorista, que veio a óbito no local, era técnica de enfermagem do Caism, da Unicamp

Na tarde da última quinta-feira (22), um grave acidente matou duas pessoas na Rodovia Virginia Viel Campo Dall'Orto (SPA 115/330), em Sumaré. Entre as vítimas está o gerente da Secretária de Serviços Públicos do município, Rildo José Sanches, de 52 anos.

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, a colisão ocorreu por volta de 13h20, na região do bairro Chácara Bela Vista.

A condutora de um Renault Clio trafegav...

23 Oct 2020

A praça do Bom Retiro também foi beneficiada com nova pintura e areia na área dos brinquedos


Os trabalhos de recuperação dos campos de futebol da cidade, foram concluídos pela Prefeitura de Paulínia nesta semana em mais dois locais.

Os bairros Vila Nunes e Bom Retiro agora contam novos campos de futebol. A Secretaria de Esportes reformou o alambrado, instalou ponto de hidratação, trocou as redes dos gols de ambos os locais. No Vila Nunes também foi feita a marcação do solo.

A praça do Bom Reti...

23 Oct 2020

Os trabalhos realizados pela Prefeitura já passaram por ruas do Jardim Itapuã, Centro, José Paulino Nogueira, Monte Alegre 3 e São José

O trabalho de pintura do solo realizado pela Administração Municipal nesta semana atendeu vias do Jardim Vista Alegre, Monte Alegre 1, Nova Paulínia e São José.

Trechos das Avenidas dos Trabalhadores e dos Expedicionários estão entre os locais que receberam melhorias de sinalização, além do cruzamento entre as Ruas Santa Cruz e 9 de Julho.

A Secretaria de Trans...

23 Oct 2020

A live será transmitida na página do Facebook do CMDM

Nesta sexta-feira (23) às 19h30 o Conselho Municipal do Direito da Mulher de Paulínia realiza um bate papo com Adhara Campos Vieira sobre “As Constelações Familiares e a Violência Doméstica”.

A convidada é Mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília, graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB), Bacharel em Direito, autora do livro “A constelação no Judiciário” e Presidente da Associação Brasileira de Constela...

16 Oct 2020

A licença de instalação deverá ser emitida em breve, o que possibilitará o começo das obras

O início das obras de construção do novo sistema viário que vai ligar a região do Monte Alegre ao João Aranha, está cada dia mais próximo para a população paulinense.

Na quinta-feira (15) a Prefeitura de Paulínia publicou na edição 1549 do Semanário Oficial, a Licença Prévia 1/2020, emitida pela Secretaria de Meio Ambiente, com validade de dois anos.  A Comissão de Licenciamento da Prefeitura de Paulínia, c...

16 Oct 2020

Estudos mais recentes indicam que as crianças são as mais contaminadas e mais assintomáticas para o coronavírus, com uma taxa de aproximadamente 70%

A Prefeitura Municipal de Paulínia comunicou comunicar oficialmente sobre o não retorno das atividades e aulas presenciais nas escolas e unidades da rede municipal de educação no ano letivo de 2020.  A decisão pauta-se em critérios eminentemente técnicos e científicos, com a finalidade precípua de proteger as crianças, os trabalhadores e a comunidade...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia