top of page

Pane elétrica em torre da Replan provoca saída de fumaça tóxica e mobiliza bombeiros em Paulínia

O problema mobilizou o Corpo de Bombeiros e não houve registro de feridos

(Internet): A fumaça liberada seria tóxica e ocorreu porque houve um descontrole no fluxo de gás.

Uma pane elétrica na área das caldeiras provocou a saída de fumaça da Refinaria de Paulínia (Replan), na tarde da última quarta-feira (1), de acordo com o Sindipetro. O problema mobilizou o Corpo de Bombeiros e não houve registro de feridos.

O diretor da entidade, Arthur Ragusa Guimarães, destacou que funcionários da área administrativa foram levados para um ponto de encontro na área interna da empresa, enquanto os demais operadores permaneceram nas atividades em busca de estabilização das operações.

Segundo ele, a fumaça liberada seria tóxica e ocorreu porque houve um descontrole no fluxo de gás que seria levado para tratamento em uma das unidades da empresa, após a queda do sistema de compressão de ar. Com isso, houve reversão que resultou na liberação destes gases após queima.

Os Bombeiros informaram que um caminhão e um veículo de resgate foram enviados ao local, e que o problema já havia sido controlado.

De acordo com a Petrobras, a falha operacional na Replan já foi localizada. Segundo a assessoria, ela levou à parada das unidades de processo e provocou "corretamente a variação da chama da tocha, um dos sistemas de proteção e segurança da refinaria". Além disso, destacou que não houve danos às pessoas e instalações, e que trabalha para normalizar a situação.


Riscos e acompanhamento

A Defesa Civil informou que uma equipe foi ao local e não há risco de explosões. Já a assessoria da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) informou que uma equipe técnica também foi até a refinaria e avalia as causas do incidente e as providências que serão adotadas.

"Houve um problema operacional na linha de abastecimento de ar comprimido para toda a unidade, levando à paralisação da refinaria e o desvio dos gases para os queimadores [flares], causando a emissão de poluentes para a atmosfera", diz texto.

A CPFL, concessionária responsável pelo serviço de energia, alegou que não houve oscilações no fornecimento de energia elétrica para a Replan. "A empresa reforça que mantém monitoramento constante do fornecimento de energia para a refinaria e contato direto com seus representantes. [...] A distribuidora reitera que o fornecimento segue completamente normalizado na região."

Fonte G1

bottom of page