top of page

Fórum em Roda do Programa Conecta abordará o tema “Novas Estruturas Familiares e impactos na vida so

“Entender ás novas estruturas familiares e como elas se organizam faz parte de um processo natural”

(Ilustrativa): Ao longo dos anos a sociedade vem se transformando e com ela, a família se reinventando.

O Programa Conecta, da Copersucar, realizará no dia 24 de outubro, terça-feira, o 10º Fórum em Roda de Paulínia, onde será abordado o tema “Novas estruturas familiares e impactos na vida social”. A palestra é aberta ao público e será realizada na Escola Municipal Elvira Cassia de Oliveira, no bairro São José II,a partir das 18h.

Sobre o tema

Ao longo dos anos a sociedade vem se transformando e com ela, a “família” se reinventando, sendo ela nossa “raiz”, nosso “porto seguro”. Sabemos que é onde podemos encontrar o amor e afeto, um ambiente saudável para o desenvolvimento. Entender ás novas estruturas familiares e como elas se organizam faz parte de um processo natural e de compreensão do tema.

Nessa nova estrutura os avós assumem papéis dos pais na responsabilidade da criação dos seus netos, mães cumprem o papel do pai na ausência do mesmo, filhos se relacionando com novas famílias de pais divorciados ou dois pais e duas mães que constituem seu ambiente familiar, gerando impactos na vida dessas crianças, que muitas vezes sofrem o preconceito da sociedade, no qual não aceita e não compreende as novas estruturas familiares.

Seja quem cria, o amor prevalece acima de tudo e o respeito à diversidade é essencial para um ambiente agradável e harmonioso dentro do convívio social. “As famílias brasileiras estão se transformando. Em 15 anos, entre 1992 e 2007, o número de casais com filhos o estereótipo da família tradicional, caiu 11,2%. A queda foi compensada pelo aumento dos novos arranjos familiares”. Os dados fazem parte do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), retirado do site www.gazetadopovo.com.br/ideias/.

O Fórum será mediado por Suelen Passarini, graduada em Psicologia pela FAM Faculdade de Americana, especialista em violência doméstica contra a criança e adolescente pela Unisal Campinas. Já trabalhou como psicóloga em instituição de acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência e, atualmente, atua como coordenadora em uma instituição socioassistencial em Americana, que atende crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.


SERVIÇO

10° Fórum em Roda de Paulínia Data: 24 de outubro, terça-feira Horário: 18h Local: Escola Municipal Elvira Cassia de Oliveira – Rua Mathilde Freitas Bergamaschi, 181, São José II, Paulínia.

ENTRADA GRATUITA

bottom of page