Peça teatral gratuita aborda os “Direitos da Criança” em Escolas Públicas

O espetáculo teatral é de Elifas Andreato, com músicas de Toquinho, realizado pelo Instituto Crescer

(Divulgação): O projeto buscou também incluir camadas da sociedade que estão à margem da produção cultural.

O projeto “A Canção dos Direitos da Criança” nasceu com a pretensão de montar um espetáculo cênico para abordar a Declaração Universal dos Direitos da Criança e seus 10 princípios. O espetáculo teatral é de Elifas Andreato, com músicas de Toquinho, realizado pelo Instituto Crescer, patrocinado pela Copersucar e com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura por meio do Proac.

A peça abordou temas de grande relevância que despertam a reflexão sobre o alcoolismo, a ganância, a vaidade exacerbada, o autoritarismo e a importância do cuidado com o planeta, pois a vida na Terra permanece em perigo. Ao todo, foram realizadas neste ano duas temporadas da peça teatral em Paulínia e em Santos, totalizando 24 apresentações que beneficiaram 3.360 pessoas.

O projeto buscou também incluir culturalmente e artisticamente as camadas da sociedade que estão à margem da produção cultural, possibilitando que 94 jovens de comunidades socialmente vulneráveis conhecessem o fazer teatral. Eles puderam, através de jogos teatrais, participar de exercícios de interpretação dramática e atividades práticas de cenografia, adereços, figurino, sonoplastia e maquiagem, além de colaborar com a produção teatral, fazendo parte do elenco que atuou no espetáculo

Além disso, para que o projeto deixasse um legado, foram feitas 4 Oficinas de Artes Cênicas que impactaram 63 professores possibilitando que tivessem contato com o conteúdo do projeto e subsídios para replicá-lo.