Paulínia cai quatro posições entre as cidades mais seguras do País

14.07.2017

Em 2016, Paulínia era a 2ª cidade mais segura do Brasil; este ano, município está em 6º lugar

 

Paulínia caiu quatro posições na lista das 30 cidades com os melhores índices de segurança do Brasil, de acordo com o ranking da Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems, divulgado pela Revista Exame.
Em 2016, Paulínia ocupava a 2ª posição como cidade mais segura do Brasil. No entanto, este ano, o município caiu para o 6º lugar. Em 1º está a cidade de Vinhedo com o melhor índice de segurança do País. Em relação ao ano passado, a cidade conseguiu subir duas posições.


O estudo revelou que mesmo as melhores cidades do ranking deixaram a desejar. Vinhedo, a 1ª da lista, somou 2,172 pontos – o equivalente a 36% da pontuação máxima que poderia atingir (de 6 pontos). Paulínia obteve 1,539 ponto – ou 25% do total possível.

 

 

Critérios
O estudo para eleger o ranking leva em consideração alguns critérios, como: taxa de homicídios; acidentes de trânsito; monitoramento de áreas de risco; iluminação pública; despesas com segurança, além do efetivo de policiais, guardas civis municipais e agentes de trânsito. Cada indicador recebeu um peso de acordo com sua relevância – totalizando 6 pontos.

 

 

Falta de viaturas
Em dezembro do ano passado, os veículos locados pelo município para compor a frota da Guarda Municipal foi recolhida. Na época, a Prefeitura havia informado por nota à imprensa que “a frota de viaturas da Guarda Municipal e de ambulâncias está sendo renovada. Os veículos serão trocados por novos, conforme contrato já assinado e publicado no Semanário Oficial do Município, sem prejuízos à população”.


No entanto, até esta semana, a reposição ainda não havia sido realizada. A última locação feita pela Prefeitura, publicada no Semanário Oficial de 25 de maio, foi de 56 veículos que passaram a incorporar a frota municipal – no valor de R$ 4 milhões no ano -, no entanto, nenhum desses veículos havia sido destinado à Guarda Municipal. 

 

 

Reposição
Depois de um pedido feito pelo Jornal de Paulínia para posicionamento da Prefeitura sobre a situação, nesta quarta-feira (12) a Secretaria de Segurança informou que recebeu oficialmente seis viaturas, sem contar os 11 veículos já recebidos este ano, totalizando em 14 veículos disponíveis para o patrulhamento atualmente. 


O secretário de Segurança, Emerson Baptista, ainda garante que mais seis viaturas chegarão para compor a frota da GM. “Ainda este ano teremos mais seis viaturas e vamos deixar nosso efetivo atual bem diferente daquilo que encontramos o governo. Em janeiro, quando assumimos, encontramos apenas três viaturas”, diz o secretário.

 

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

18 Feb 2020

Com 70 vagas abertas, Women Can Code traz oportunidades reais de contratação em empresas de tecnologia da RMC após o término das aulas

Já estão abertas as inscrições para o Women Can Code, programa que busca desenvolver e inserir mulheres no mercado de tecnologia, através da formação técnica nas principais linguagens de programação desejadas por empresas da área. Idealizada pela Share RH, a iniciativa já contou com a participação de algumas das principais companhias de tecnologia da Região Metrop...

14 Feb 2020

A idade mínima é 18 anos e comprometimento é fator determinante para ingressar

(Cedida): Voluntários da Hospitalhaços que atuam no Hospital Municipal de Paulínia. 

O edital para integrar o grupo de Palhaços Humanitários da ONG Hospitalhaços em 2020 já está disponível para os candidatos no site da instituição (hospitalhacos.org.br) com os detalhes de todos os procedimentos e etapas obrigatórias. As vagas são somente para pessoas que moram nas seguintes cidades atendidas pela instituição:...

14 Feb 2020

Antiga empresa pediu aditamento do contrato, o qual foi negado, e Administração teve que lançar novo edital para o término da obra

A Prefeitura Municipal de Paulínia lançou na terça-feira (11), o processo licitatório para término da obra da nova ponte da Estrada da Rhodia, que ligará Paulínia a Campinas.

A obra segundo, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Marcelo Mello, é necessária para que os serviços pendentes possam ser concluídos.

A sinalização viária, a instalação do guarda corpo, a mi...

14 Feb 2020

Inédito no município, o programa tem como pilar o processo de territorialização, preconizado pelo SUS

Com o objetivo de oferecer serviços mais eficientes e assertivos à população, a Secretaria Municipal de Saúde de Paulínia está implantando o Programa de Vigilância em Saúde ‘Território em Movimento’. Inédito no município, o programa tem como pilar o processo de territorialização, preconizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A primeira oficina foi realizada na quarta-feira (12) no Centro de Geria...

14 Feb 2020

Polícia Civil informou que movimentações de pessoal entre as unidades da instituição são rotineiras

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) trocou o comando da Polícia Civil em Paulínia. Os nomes dos novos delegados foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE).

Os delegados Rodrigo Luís Galazzo (titular) e Carlos Renato de Melo Ribeiro (adjunto) foram transferidos, respectivamente, para o 8º e 4º distritos policiais de Campinas.

No lugar deles em Paulínia assumem Felipe Rodrigues de...

14 Feb 2020

O espetáculo atualmente segue temporada nos principais teatros da região, viajando todo o interior do Estado

Devido ao grande sucesso do musical "Os 3 Porquinhos" no Teatro Ceart, o espetáculo faz uma nova apresentação neste domingo (16).

O espetáculo contou com duas sessões lotadas dentro da Campanha de Popularização de Teatro da RMC.  

Sucesso de público e de crítica, a nova versão de “Os 3 Porquinhos” é o carro chefe dos trabalhos do Ceart e, atualmente segue temporada nos principais teatros da...

14 Feb 2020

O projeto foi enviado a sede da Unesco, na França e será examinado por uma banca

O pré-projeto ‘Plantando Sementes’, desenvolvido pela equipe escolar da Emei Neusa Aparecida Caron, foi selecionado pelo Programa Escolas Associadas (PEA) para ser candidato a receber o selo da Unesco.

Após a seleção, a equipe criou um portfólio em duas línguas (português e inglês), que foi enviado à sede da Unesco, na França. O portfólio será analisado por uma banca examinadora e, caso seja selecionado, a Emei recebe...

14 Feb 2020

A competição tem como diferencial o baixo custo com padrão de competição oficial

A Copa F-Racers 2020, uma das maiores competições de kart do interior do estado, abre a temporada 2020 neste sábado (15) em Paulínia. Serão dez etapas, todas disputadas no Kartódromo Internacional San Marino.

Além das categorias Mirim, Cadete, F4 Jr e F4 (Sprint e Sprint Senior), agora todas com motores F4Racers locados e sorteados, também haverá as categorias KTT (motores 2T de 125cc) Sprint, Sprint Senior e Sprint S...

14 Feb 2020

O Bloco Shanas Tchikiniras desde o último ano decidiu homenagear figuras femininas ilustres do município

O popular carnaval de rua da cidade de Artur Nogueira, localizada a 30 km de Paulínia, atrai milhares de foliões todos os anos.

Neste ano, o ‘Carnartur’ completa 90 anos de sua existência e, ineditamente, o Bloco Shanas Tchikiniras irá homenagear a cabeleireira Cissa, primeira mulher transexual da cidade e foliã assídua do carnaval nogueirense.

O Bloco, fundado em 2002, desde o último ano decidi...

14 Feb 2020

Você já ouviu na técnica que tem feito a cabeça e o corpo das famosas?  Também conhecido como LPF, Low Pressure Fitness, quer dizer ginástica hipopressiva e tem ganhado muitos fãs pelo mundo todo. 

É um método muito simples que através de um ritmo respiratório específico e controlado, juntamente com posturas isométricas e a sucção do abdômen, tem como objetivo diminuir a pressão intra abdominal, por isso o nome “hipopressivo”. O mais interessante...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia