Entenda o que acontece após condenação de Lula por Moro

14.07.2017

Saiba o que acontecerá com o ex-presidente, condenado a nove anos e meio de prisão

 

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado no início da tarde da quarta-feira (12) a nove anos e meio de prisão pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba e da força-tarefa da Operação Lava Jato. O petista, porém, não deve ser preso imediatamente. Entenda os próximos passos:

 

 

Lula vai ser preso agora?
Não. O juiz Sérgio Moro não decretou a prisão cautelar do petista, alegando que a prática, quando aplicada a um ex-presidente da República, "não deixa de envolver certos traumas" e que, por "prudência", aguardará o julgamento em segunda instância. Até lá, Lula deve responder em liberdade e sua defesa, provavelmente, recorrerá ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). 

 

 

A prisão poderá acontecer?
Sim, caso a condenação seja confirmada em segunda instância pelos desembargadores do TRF-4 e a pena seja mantida em mais de quatro anos. Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), o condenado em segunda instância já pode começar a cumprir sua pena. No entanto, o assunto é controverso. Embora até o momento a Corte tenha confirmado as condenações em segunda instância, não há consenso entre os 11 ministros. 

 

 

Lula ainda poderá concorrer a cargos políticos?
Até o momento sim. Segundo a Lei da Ficha Limpa, o impedimento da candidatura só ocorre caso a condenação tenha sido emitida por um órgão colegiado, isto é, com mais de um magistrado. No caso, seria necessária a condenação em segunda instância pelo TRF-4. Não há prazo para que os magistrados tomem essa decisão.  

 

 

Lula poderá concorrer já nas eleições de 2018?
Se o julgamento pelo TRF-4 ocorrer antes do pleito de 2018, o registro de uma eventual candidatura do ex-presidente pode ser negado. Caso o julgamento só aconteça após o prazo de inscrição das candidaturas, o petista poderá tanto ter o registro cassado como concorrer sub judice, ou seja, pendente.

 

 

E se Lula vencer o pleito e chegar novamente à presidência? 
Na hipótese de Lula concorrer e vencer em 2018, caso a condenação em segunda instância aconteça após a diplomação, a Constituição Federal prevê a suspensão do processo. Provavelmente, neste cenário, haveria um grande embate jurídico sobre o que fazer. 

 

 

Por quais crimes Lula foi condenado por Moro? 
Lula foi condenado por supostamente se beneficiar de recursos desviados para a compra e a reforma do tríplex no Guarujá. A pena é de seis anos de reclusão por corrupção passiva e três anos e meio por lavagem de dinheiro. É a primeira vez que um ex-presidente do Brasil é condenado por corrupção. O petista foi absolvido, porém, da acusação de ter se beneficiado irregularmente do transporte e armazenamento de seu acervo presidencial.

 

 

Qual foi a fundamentação utilizada por Moro para embasar sua decisão?
Moro condenou Lula pelo crime de corrupção passiva ao entender que o ex-presidente recebeu vantagem indevida da OAS em decorrência de desvios em contratos da empreiteira com a Petrobras. A pena por lavagem de dinheiro está relacionada à ocultação e à dissimulação da propriedade do triplex.

 


Em sua decisão, Moro afirmou que Lula e sua defesa têm adotado práticas "bastante questionáveis" contra o juízo, e que, aliado aos relatos de Léo Pinheiro, dono da OAS, segundo os quais o petista orientou o empreiteiro a destruir provas, até "caberia cogitar a decretação da prisão preventiva do ex-presidente".
Fonte: Carta Capital

Compartilhar no Facebook
Gostei
Please reload

20 Nov 2020

Cazellato e Sargento Camargo foram reeleitos com 26.932 dos votos válidos

No último domingo (15), Du Cazellato (PL) foi reeleito prefeito de Paulínia com 26.932 votos, o que representa 48,19% dos votos válidos. Agora, ao lado de seu vice Sargento Camargo (PSL), ficará à frente da Prefeitura por mais quatro anos. A posse do novo mandato ocorre no dia 1º de janeiro de 2021.

Du Cazellato venceu a eleição suplementar em Paulínia no ano passado e, pela segunda vez seguida, a candidata Nani Moura (MDB),...

20 Nov 2020

Das 15 vagas da Casa de Leis, 53,33% foram renovadas

As eleições municipais deste ano registraram uma renovação na Câmara de Vereadores de Paulínia. Das 15 vagas da Casa de Leis, 53,33% foram renovadas. Esse número representa 8 novos vereadores em relação a eleição de 2016 no município.

Os novos vereadores que entraram foram: Fábio da Van (Cidadania), Alex Eduardo (Solidariedade), Professor Gibi (PTB), Pedro Bernarde (Cidadania), Messias Boi (PL), Helder Pereira (PL), Grilo (MDB) e Cícero Luiz de...

20 Nov 2020

A audiência pública será no Plenarinho e a entrada é aberta ao público, mas com limite de 50 lugares

A audiência pública para decidir o orçamento 2021, que estava marcada para acontecer no dia 19, foi adiada para 30 de novembro (segunda-feira) às 15h.

O debate acontece a pedido da Comissão de Finanças e Orçamento, uma oportunidade para os vereadores ouvirem a população e analisarem eventuais mudanças antes de votarem a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA), em dezembro.

A Prefeitura definiu que...

20 Nov 2020

A campanha ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), exceto no João Aranha

A campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo foi prorrogada até o dia 30 deste mês. A campanha ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), exceto no João Aranha. Usuários desta unidade podem procurar pelas UBS’s São José, Jardim Planalto ou Jardim Amélia.

Quem poderá se vacinar:

Poliomielite: crianças de 1 a 4 anos

Multivacinação: crianças e adolescentes menores que 15 anos

Sarampo: 6 meses a 49...

20 Nov 2020

Podem enviar cartinhas para a campanha crianças de até 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade social

Os Correios lançaram na quarta-feira (18) a campanha do Papai Noel, com adoção de cartinhas totalmente virtual para seguir os protocolos de segurança contra o coronavírus.

Podem enviar cartinhas para a campanha crianças de até 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade social. As cartas devem ser manuscritas e, depois, fotografadas ou digitalizadas para envio ao site da campanha (http...

20 Nov 2020

A quadra que fica ao lado do campo de futebol do bairro, terá área de aquecimento, chuveiro e iluminação para uso noturno

A Secretaria de Esportes está construindo uma quadra de areia para prática de futevôlei e vôlei no bairro Vila Bressani.

A quadra que fica ao lado do campo de futebol do bairro, terá área de aquecimento, chuveiro e iluminação para uso noturno.

No campo serão instalados banco de reservas e um ponto de hidratação.

A Administração também finalizará a construção dos vestiários. Após...

20 Nov 2020

A mudança tributária e a pandemia do novo coronavírus foram os principais assuntos discutidos
 


O prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, recebeu na manhã de quarta-feira (18), prefeitos eleitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Durante a reunião foram discutidos os projetos em andamento no Congresso Nacional. Também esteve presente o presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC e atual prefeito de Santa Bárbara D’Oeste, Denis Andia.
...

20 Nov 2020

João Alécio competirá na categoria Cadete (8 a 11 anos) no próximo sábado (21)

O atleta de kart João Alécio (11 anos), de Paulínia, é um dos pilotos que representará a cidade na 4ª e última etapa da Copa Speed Park, em Birigui), o Open do 55º Campeonato Brasileiro de Kart 2020, neste sábado (21).

Alécio participará da abertura da principal competição da modalidade no País na categoria Cadete (8 a 11 anos) pela equipe Ken Racing/F4 Motorsports, baseada no Kartódromo Internacional San Marino, e terá...

20 Nov 2020

Para participar e contribuir com essas duas importantes causas, basta pedir um Big Mac por qualquer canal de venda do McDonald’s

Acontece neste sábado (21) em Paulínia e em todo o Brasil o McDia Feliz, quando a renda gerada com a venda de sanduíches Big Mac nos restaurantes McDonald’s é destinada para iniciativas voltadas à luta contra o câncer infantojuvenil, lideradas pelo Instituto Ronald McDonald, e para diversos projetos com foco na educação de crianças e adolescentes apoiados pelo Instituto...

20 Nov 2020

Os custos mensais para produção de suínos e de frangos tiveram mais um aumento este mês

Os custos mensais para produção de suínos e de frangos tiveram mais um aumento este mês. Isso significa que, em breve, esse aumento será repassado para o consumidor pelos mercados e açougues. Em outubro, o ICPSuíno chegou aos 352,95 pontos, +14,98% em relação a setembro, superando o então recorde nominal do índice, de 306,95 pontos, que também era do nono mês de 2020. Já o ICPFrango fechou o outubro nos 328,76...

Please reload

© 2018 Jornal de Paulínia