Mutirão de limpeza recolhe mais de mil toneladas de entulho

Ação foi realizada no último fim de semana em 16 bairros de Paulínia

Nos últimos dias 27 e 28, sábado e domingo, 1.038 toneladas de entulho foram coletadas durante mutirão de limpeza realizado pela Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. Executada em 16 bairros da cidade, a ação incluiu serviços de varrição, roçada, retirada de poda e coleta de entulho.

O secretário de Obras e Serviços Públicos do município, Valdir Terrazan, informa que foram colocadas em atividade nove máquinas pá/retroescavadeiras, 22 caminhões e sete tratores. “A operação foi realizada simultaneamente em diversos bairros da cidade e novos mutirões já estão programados para os próximos finais de semana. Ressaltamos, contudo, que a colaboração da população é fundamental para que possamos manter nossa cidade limpa”, afirma Terrazan.

O chefe da Pasta ressalta ainda que além de gerar representativa melhora no aspecto visual da cidade, o mutirão funciona como uma importante ferramenta no combate a doenças como Dengue, Zika, Chikungunya, entre outras. “Manter a cidade limpa minimiza a proliferação de roedores e insetos transmissores de doença, como o Aedes aegypti, por exemplo. Tivemos uma significativa diminuição nos casos de Dengue registrados no município e é preciso trabalhar para fazer com que estes índices caiam ainda mais. Mas, para isso, todos devem colaborar”, ressalta Terrazan.

O mutirão do último final de semana foi realizado nos bairros São José I e II, João Aranha, Marieta Dian, Bela Vista, Residencial Pazetti, Jardim Amélia, Bom Jardim, Jardim Leonor I e II, Alto de Pinheiros, Morro Alto, Jequitibás, Ouro Negro, Vila Nunes e Planalto.

Descarte consciente Para combater aos pontos clandestinos de descarte de entulho, a Prefeitura implantou pontos fixos para o correto depósito dos materiais em cerca de 30 locais da cidade.

“Com a implantação das caçambas disponíveis em tempo integral, nós garantimos que os cidadãos tenham onde realizar o descarte de forma correta. É preciso frisar que, conforme dita o 4º capítulo do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e a Lei Federal nº 12.305/10, o descarte dos resíduos gerados em ambientes privados é de responsabilidade do agente gerador. Portanto, ao realizar o despejo de entulho em locais impróprios os cidadãos infringem a Lei e passarão a ser penalizados por isso”, declara Terrazan.

No início de abril, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos convocou três novos fiscais aprovados em concurso com o intuito de intensificar a fiscalização na cidade. “Os infratores serão notificados e multados, incluindo proprietários de terrenos particulares abandonados sem a devida execução de limpeza e roçada. Nosso objetivo é manter a cidade limpa, prezando sempre pela economicidade e eficiência dos serviços. Os mutirões são ações de alto custo e de nada adiantam se não contarmos com a colaboração de todos”, finaliza o secretário.

As datas e locais dos novos mutirões serão divulgadas posteriormente. Quem flagrar despejo irregular de lixo ou entulho, pode registrar denúncia pelo número 3844-8153.

© 2020 Jornal de Paulínia